23 de out. de 2023

AULAS DA SEMANA 23 A 27 DE OUTUBRO DE 2023 - LÍNGUA PORTUGUESA

 Oi gente;

Esta semana vamos estudar umm pouquinho sobre Pronomes. 

AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

 

PRONOMES

Objetivos

 

Ajudá-lo a estar preparado para vestibulares ou concursos, já que a língua portuguesa é matéria indispensável nessas provas. E o candidato ou estudante deverá ser perito no uso dos pronomes.

 

Pré-requisitos

 

Vontade de aprender. Lembre-se que esse é somente um complemento às suas pesquisas. Contribua para o seu aprendizado buscando exemplos diversos em outros livros.

 

Pronome

 

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.

 

Os pronomes podem ser:

 

» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.

 

Ela era a mais animada da festa.

 

» adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.

 

Minha bicicleta quebrou

 

Classificação dos pronomes

 

O pronome pode ser de seis espécies:

 

» Pronome pessoal

 

» Pronome possessivo

 

» Pronome demonstrativo

 

» Pronome relativo

 

» Pronome indefinido

 

» Pronome interrogativo

 

Pronome pessoal

 

O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

 

Os pronomes pessoais retos são:

 

 


Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.

 

São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.

 

São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

 

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais:

 

A mãe ansiosa esperava por mim.

 

A mãe esperava-o ansiosa.

 

Emprego dos pronomes pessoais

 

» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:

 

Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”

 

» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:

 

Entre mim e ti há uma distância enorme.

 

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:

 

A enfermeira examinou-o.

 

» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.

 

O garçom oferece-lhe bebida.

 

» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.

 

Fizeram de tudo para eu me emocionar.

 

Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

 

Pronomes pessoais de tratamento

 

Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.

 

Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na formaVossa.

 

Vossa Alteza precisa descansar.

 

Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.

 

Sua Alteza retornará em breve.

 

Pronome possessivo

 

São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

 

Minha casa está sendo reformada.

 


Emprego dos pronomes possessivos

 

Veja o exemplo:

 

“Meu carro estragou.”

 

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

 

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

 

Meu senhor permita-me ajuda-lo.

 

Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.

 

Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

 

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

 

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)

 

Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)

 

Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)

 

Pronomes demonstrativos

 

O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.

 

São os seguintes:

Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

 

Emprego dos pronomes demonstrativos

 

» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).

 

Esse caderno que está na sua mesa é meu.

 

» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo já dito no discurso.

 

Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.

 

» Usamos este, esta, isto em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).

 

Sempre que vejo esta carta lembro-me de você.

 


» Também empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas.

 

Só posso dizer isto: odeio você.

 

» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.

 

Aquela obra não apresenta boa segurança.

 

Pronomes relativos

 

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.

 

Veja o exemplo:

 

O perdão de todos, o qual agradeço, é importante pra mim.

 

Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:

 

 

Pronomes indefinidos

 

Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:

 

Alguém bateu à porta.

 

Todos cumpriram suas tarefas.

 

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.

 

Algumas frases com pronomes indefinidos:

 

Todas as pessoas assistiram o filme.

 

Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.

 

Escolheu qualquer roupa.

 

Um gosta de filme, outro de livros.

 

 vários pais o procurando.

 

Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:

 

Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.

 

Pronomes interrogativos

 

São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se à 3° pessoa do discurso.

 

Qual é seu nome?

 

Os principais pronomes interrogativos são:

 

» invariáveis: quem, que

 

» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

 

Pergunta direta:

 

A mãe perguntou: ― quem fez isso?

 

Pergunta indireta:

 

A mãe perguntou quem havia feito aquilo.

 

Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.

 



 

 

ACESSE O CONTEÚDO NO BLOG: WWWAULASDAMINHAVIDA.COM.BR


 


18 de out. de 2023

AULA DA SEMANA 23 A 27 DE OUTUBRO. PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO CONTO

"Bora" escrever? Pense em uma história bem bonita! Seja criativo, original e inovador! Mergulhe numa história encantadora! Dê vida para a história.

 Dona-de-casa


Carine Vargas


Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola, tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

Nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, marido, sexo, sono, boa noite,

Lua.
___________________________ (MEU TÍTULO)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 de out. de 2023

 OI GENTE;

"Bora" pra mais uma semana de aula? Que legal que você está aqui! Vamos as leituras? 

Porquê ler texto?



Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Primeira Leitura 

ESCOLA MUNICIPAL  PRINCESA ISABEL (  ) ou JOÃO DARCY(  ) - DATA:10/10/2023 - PROFESSOR: Elemar Gomes - DISCIPLINA: Língua Portuguesa - TURMA:______ NOME__________________________________________

TEXTO 1:

Circuito Fechado - 



De Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

                Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.

_________________________________________________________________________________.

2- Com base na leitura, responda às perguntas:

a)            O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?

_________________________________________________________________________________.

b)           Qual é a possível profissão dessa pessoa? Justifique

_________________________________________________________________________________.

c)            Em que cidade poderia morar?

_______________________________________________________________________________.

d)           Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?

_________________________________________________________________________________.

e)           Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?

_________________________________________________________________________________.

2.            Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre CLASSES DE PALAVRAS, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por que?

________________________________________________________________________________.

3.            O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4.            No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?

_________________________________________________________________________________.

5.            Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?


Atividade de Português - Texto Circuito Fechado -

 

Atividade de Português - Texto Circuito Fechado - 

Atividade de Língua Portuguesa sobre o texto Circuito Fechado de Ricardo Ramos de interpretação e compreensão de texto.

Leia o texto e resolva às questões 1 – 12:

CIRCUITO FECHADO

Circuito Fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos

1. Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa. Observando os elementos que fazem parte do texto Circuito Fechado, qual é o seu gênero?
a) Relato pessoal.      
b) Verbete de dicionário. 
c) Crônica.      
d) Notícia. 

2. É possível notar que o texto Circuito Fechado:
a) apresenta uma série de palavras soltas sem relação de sentido.
b) mostra como acontecem as ações do personagem durante o dia.
c) expõe uma sequência de palavras que se relacionam implicitamente.
d) revela um agrupamento de nomes de objetos necessários para trabalhar.
3. A narrativa de Ricardo Ramos se diferencia da maioria dos textos que conhecemos. O que o texto está narrando?
____________________________

4. Em sua opinião, por que o autor escolheu para seu texto o título “Circuito Fechado”?
____________________________

5. Qual palavra abaixo resume o tema central do texto?
a) O cotidiano.
b) O trabalho.
c) A correria.
d) A recordação.

6. Para produzir uma sequência narrativa, o autor recorreu a uma classe gramatical responsável em nomear os seres: o substantivo. O que essas palavras buscam representar no texto?
_____________________________

7. Os substantivos empregados no texto, em sua maioria, são palavras curtas que possuem uma função específica na construção do sentido. Qual palavra abaixo NÃO representa uma ideia geral subentendida nesse texto?
a) Continuidade.
b) Automatização.
c) Velocidade. 
d) Persistência. 

8. O texto é formado majoritariamente por substantivos, entretanto, o autor usa raramente outra classe gramatical para caracterizá-los. Assinale a alternativa cuja expressão grifada é formada por uma locução adjetiva.
a) Creme dental
b) Mesa e poltrona
c) Xícara pequena
d) Bloco de papel

9. Localize no texto a sequência de palavras que indica o horário do almoço do personagem.
____________________________

10. No texto, cada palavra revela um comportamento do personagem. Conforme essas palavras, qual o seu maior hábito observado ao longo do dia?
____________________________

11. Localize uma palavra no texto para cada atividade diária do personagem.

a) Viagem: 
____________________________

b) Vício: 
____________________________

c) Observação de compromissos: 
____________________________

d) Relacionamento:
____________________________

e) Descanso:
 ___________________________

f) Leitura pessoal:
____________________________


12. O texto “Circuito Fechado” tem a função social de:
a) incentivar a realização de atividades sociais, profissionais e culturais.
b) refletir sobre a vida e como nos comportamos na contemporaneidade. 
c) mostrar a disseminação de valores essenciais às relações profissionais.
d) expressar sentimentos, valores e emoções para os leitores sem tempo.

 TERCEIRA Leitura

TEXTO 3 -  DONA DE CASA – CARINE VARGAS




                                                          Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, beijo, marido,sono, boa noite,

Lua.

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

 Segunda Leitura


TEXTO 2Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar

Óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, óvulo, licença, parto.


2 de out. de 2023

NUMERAIS - AULAS DA SEMANA - 02/ A 06/06

 SE LIGA AÍ: ESTUDO SOBRE OS NUMERAIS!



VAMOS ESTUDAR A CLASSE DE PALAVRAS - NUMERAIS?
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:
VÍDEO 1:


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:
VÍDEO 2:

ATIVIDADE 1:

ATIVIDADE 2

10 Questões sobre Numerais na Língua Portuguesa

Questão 01

Marque a associação correta do sentido e o respectivo numeral coletivo.

a) período de seis anos – dístico.
b) período de cinco anos – decúria.
c) Estrofe de dois versos – sexênio.
d) período de cem anos – centúria.
e) Agrupamento de dez coisas – decúria.


Questão 02

Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo.

(1) período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas

( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro


Questão 03 

Ele obteve o (123.o) lugar:

a) centésimo vigésimo terceiro.
b) centésimo trigésimo terceiro.
c) cento e vinte trigésimo.
d) cento e vigésimo terceiro.

Questão 04

a) Dê os numerais correspondentes a três vezes maior e três vezes menor.
b) A forma primeira é um numeral ordinal. Dê o numeral ordinal correspondente a 1 075.


Questão 05 

Modelo Enem. Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.

a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.


Questão 06

A opção em que o ordinal não corresponde ao cardinal é:

a) cinquenta – quingentésimo.
b) seiscentos – seiscentésimo.
c) setenta – setuagésimo.
d) trezentos – trecentésimo. de antíteses.
e) sessenta – sexagésimo.


Questão 07

O ordinal quadringentésimo septuagésimo corresponde ao cardinal:

a) quarenta e sete.
b) quarenta mil e sete.
c) quatrocentos e setenta.
d) quatro mil e setenta.

Questão 08 

Atente para o emprego do vocábulo enésima na frase a seguir e marque a alternativa correta.

Em uma das muitas entrevistas que deu sobre a sua participação nas Olimpíadas de Atlanta, Hortência afirmou, pela enésima vez, que estava indecisa sobre a sua volta à seleção.
a) É uma variante do numeral ordinal correspondente a nove.
b) Tem sentido pejorativo.
c) Trata-se de gíria.
d) É um termo derivado do vocábulo ene.
e) Sua troca por milésima manteria a noção e quantidade indeterminada.


Questão 09

 Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.

a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e) n.d.a.


Questão 10

Identifique o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.

a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que ele veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”

Gabarito com as respostas das Questões sobre Numerais na Língua Portuguesa:

01. D. Centúria se refere também ao agrupamento de cem elementos de mesma natureza.

02. 3, 5, 1, 4, 2

03. A;

04.
a) triplo e terço.
b) milésimo septuagésimo quinto.

05. B
06. A
07. C
08. D
09. A
10. A