22 de abr. de 2024

TURMAS 161 162. Produção textual - N.º: 4 – Gênero: Fábula – Língua Portuguesa – 2024

 

  Produção textual - N.º: 4 – Gênero: Fábula – Língua Portuguesa – 2024

NOME COMPLETO DO ALUNO: ________________________________________________ Turma:___

Escreva no caderno de Produção Textual.

Antes de tudo: Provérbios são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.

Tarefa Individual

Etapas:

1.º)Leia o PROVÉRBIO que você recebeu e ADICIONE-O na fábula: “A cigarra e a formiga boa” de Monteiro Lobato;

2.º)Leia a parte inicial da fábula abaixo;

3.º) Produza o DESENVOLVIMENTO e a CONCLUSÃO da história;

4.º)Não esqueça de INSERIR(colocar) o provérbio que o professor Elemar te passou;

5.º)Enfim, escreva de forma bem criativa e legal. Quanto mais interessante, mais bonita vai ser a sua nota.

A cigarra e a formiga boa – fábula de Monteiro Lobato

Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém.

Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique…

Aparece uma formiga, friorenta, embrulhada num xalinho de paina.

(...) Faltou o desenvolvimento e a conclusão! Mãos à obra!

 

Provérbios

Provérbios: sabedoria através de frases populares

 


Introdução

Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.

A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.

 

Lista de provérbios populares:

 

- Dai a César o que de César e a Deus o que de Deus.

 

-Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

 

-Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

 

-A pressa é a inimiga da perfeição.

 

-Cavalo dado não se olha os dentes.

 

-A ocasião faz o ladrão.

 

- A mentira tem perna a perna curta.

 

-Quando um não quer, dois não brigam.

 

- Gato escaldado tem medo de água fria.

 

- Papagaio come milho, periquito leva a fama.

 

- Cavalo que voa não quer espora.

 

- A necessidade é a mãe das invenções.

 

- Para bom entendedor, meia palavra basta.

 

- Águas passadas não movem moinhos.

 

- Macaco velho não pula em galho seco.

 

- O boi engorda é com o olhar do dono.

 

- Criou fama e deitou na cama.

 

- A morte não chega de véspera.

 

-Antes calar que mal falar.

 

- Quem quer faz, quem não quer manda.

 

-Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

 

-Cada cabeça, cada sentença.

 

- Cachorro que late não morde.

 

- Quem tem boca vai à Roma.

 

- Quem usa cuida.

 

- Deus ajuda quem cedo madruga.

 

-Caiu na rede é peixe.

 

-Casa de ferreiro, espeto de pau.

 

-O seguro morreu de velho.

 

-Cada macaco no seu galho.

 

-Quem tudo quer nada tem.

 

-Devagar se vai ao longe.

 

-De grão em grão a galinha enche o papo.

 

-Errar é humano.

 

-Falar é fácil, fazer é que é difícil.

 

-Filho de peixe, peixinho é.

 

-Leite de vaca não mata bezerro.

 

-Nada como um dia depois do outro.

 

-Não há rosas sem espinhos.

 

-Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.

 

-Nunca digas que desta água não bebereis.

 

-O barato sai caro.

 

-Onde há fumaça, há fogo.

 

-Pela boca morre o peixe.

 

-Quem ama o feio, bonito lhe parece.

 

-Quem espera sempre alcança.

 

PRINCESA ISABEL - Planos de aula – 2024 Semana: (9.ª/40) 21 a 26/04/2024

 


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA ISABEL



Planos de aula – 2024

Semana: (9.ª/40) 21 a 26/04/2024

Professor:Elemar Gomes

 

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 161

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

è (  )PRODUÇÃO TEXTUA N.º 3 DE FÁBULAS COM PROVÉRBIOS;

è (  )PRODUÇÃO DE FÁBULA N.º 4, A PARTIR DOS NOMES DE 2 ANIMAIS ;

è ( ) SEXTA: HORA DA LEITURA (COM FICHA);

è CORREÇÃO DOS TEXTOS E DAS FICHAS DE LEITURA.

 

 

(X)XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

(X ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

6

PERÍODOS

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 162

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

è (  )PRODUÇÃO TEXTUA N.º 3 DE FÁBULAS COM PROVÉRBIOS;

è (  )PRODUÇÃO DE FÁBULA N.º 4, A PARTIR DOS NOMES DE 2 ANIMAIS ;

è ( ) SEXTA: HORA DA LEITURA (COM FICHA);

è CORREÇÃO DOS TEXTOS E DAS FICHAS DE LEITURA.

è   

 

(X)XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

(X ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

6

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

 

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

JOÃO DARCY RHEINHEIMER Planos de aula – 2024 Semana: (9.ª/40) 21 a 26/04/2024

 


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOÃO DARCY RHEINHEIMER



Planos de aula – 2024

Semana: (9.ª/40) 21 a 26/04/2024

Professor:Elemar Gomes

 

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 161

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

è (  )PRODUÇÃO TEXTUA N.º 3 DE FÁBULAS COM PROVÉRBIOS;

è (  )PRODUÇÃO DE FÁBULA N.º 4, A PARTIR DOS NOMES DE 2 ANIMAIS ;

è ( ) SEXTA: HORA DA LEITURA (COM FICHA);

è CORREÇÃO DOS TEXTOS E DAS FICHAS DE LEITURA.

 

 

(X)XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

(X ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

6

PERÍODOS

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 162

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

è (  )PRODUÇÃO TEXTUA N.º 3 DE FÁBULAS COM PROVÉRBIOS;

è (  )PRODUÇÃO DE FÁBULA N.º 4, A PARTIR DOS NOMES DE 2 ANIMAIS ;

è ( ) SEXTA: HORA DA LEITURA (COM FICHA);

è CORREÇÃO DOS TEXTOS E DAS FICHAS DE LEITURA.

 

 

 

(X)XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

(X ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

 

 

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

(X)PROVA

(X)TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

( ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

 

(X)XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

(X)PROVA

(X)TRABALHO

(X)HORA DA LEITURA

( ) APRESEN- TAÇÃO

(  )POWER POINT

6

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

 

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13