01/07/2012

TURMAS DE INFORMÁTICA E LITERATURA: 11M 11T E 26


PLANOS DE AULA
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Qui
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TARDE
13:00
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INFO
11 M
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13:50
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14:40
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INFO
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INFO
11 T
26L
16:20
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INFO
11 M
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INFO
11 T
26L
Escola: CIMOL
Semana: 12.ª DE JULHO/2012
Professor: ELEMAR

SEMESTRE: I.º
INFO 11 M
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
CLASSES GRAMATICAIS: CONCEITOS DE ADJETIVO, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
SEMESTRE: I.º
INFO 11 T
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
CLASSES GRAMATICAIS: CONCEITOS DE ADJETIVO, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
Série: SEGUNDA
T. 26 L
Disciplina: LITERATURA
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
Arcadismo: Conceitos, exemplos e exercícios.
2
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...


PORTUGUÊS ADJETIVOS E EXERCÍCIOS...

FLEXÕES DO ADJETIVO

F
L
E
X
Õ
E
S

D
O

A
D
J
E
T
I
V
O
Gênero
Uniformes – uma só forma para representar o masculino e o feminino.
Biformes – uma forma para o masculino e uma forma para o feminino
masculino
Feminino
Número
Singular
Plural
Grau
comparativo
igualdade
inferioridade
superioridade
superlativo
absoluto
Sintético
Analítico
relativo
De superioridade
De inferioridade

Pelo esquema acima, podemos visualizar a classificação da flexão do adjetivo. Mas, mais importante é saber empregar bem essas flexões no dia-a-dia do uso da língua. O gênero e o número do adjetivo seguem as mesmas regras de formação do substantivo. Aliás, o adjetivo nesse sentido, vai concordar com o substantivo, isto é, quando o substantivo estiver no feminino/masculino/singular ou plural, o adjetivo também vai apresentar-se da mesma forma.
 Ex.: menina bonita – meninas bonitas            garotos estudiosos – garotos estudiosos
 Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:
Uniformes – quando tem a mesma forma para representar o masculino e o feminino.
Ex: menino feliz – menina feliz;            comida ruim – jogo ruim
homem gentil – mulher gentil;              assunto fácil – viagem fácil
Biformes – quando tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Ex: cru – crua;      bom – boa;       mau – má
Exercícios.
1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéquem ao substantivo em destaque:
a) Visitei uma ___________
 casa __________
b) Gosto de
 sapatos __________ e __________
c) Encontrei o ___________calção
 _________
d) O ____________
 avô ____________ chegou.
e) Os
 camarões são ________ e ___________
f) Cumprimos a ____________
 tarefa ________


GRAU DO ADJETIVO
Enquanto o grau do substantivo exprime basicamente o tamanho dos seres, o grau do adjetivo exprime a intensidade das qualidades dos seres, pois a qualidade é um aspecto da coisa que não é material, não tem forma, não tem estrutura física.
São dois, os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.
1. Grau Comparativo.
Como o nome está dizendo, o grau comparativo exprime a comparação entre a qualidade de dois seres, que pode ser igual, maior ou menor. Observe os exemplos:
Pedro é tão inteligente quanto João.
Pedro é
 mais inteligente do que João.
Pedro é
 menos inteligente do que João.
Nos exemplos dados, podemos perceber que o adjetivo inteligente é o centro da idéia de comparação entre duas pessoas. O grau comparativo também pode comparar duas qualidades que julgamos existir em um mesmo ser. Veja:
João é tão inteligente quanto estudioso.
João é
 mais inteligente do que estudioso.
João é
 menos inteligente do que estudioso.
Como você pode verificar, o grau comparativo sempre será analítico, uma vez que na sua formação entram um adjetivo e uma das expressões:
. tão ……………… quanto ……(comparativo de igualdade)
. mais …………… do que …… (comparativo de superioridade)
. menos ………… do que ……  (comparativo de inferioridade)
Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo. Exemplos:
Bom – melhor – superior       Mau – pior – inferior      Grande – maior – superior       Pequeno – menor
Na construção das frases em português, deve-se verificar a elegância do que está sendo escrito ou dito. No caso de uso dos adjetivos acima, as frases construídas no modo tradicional estão corretas. Entretanto, soa esquisito aos ouvidos, uma vez que a língua possui o recurso sintético. Veja:
João é menos bom que o irmão, em Matemática.                   João épior que o irmão, em Matemática.
O Sol é
 mais grande do que a Terra.                                          O Sol é maior que a Terra.
O mar Morto é
 mais pequeno que o Mar Mediterrâneo.      O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.

Vamos exercitar.
A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
1. comparativo de igualdade
2. comparativo de superioridade
3. comparativo de inferioridade
a. (   ) Seu irmão  é menos corajoso que você.
b. (   ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.
c. (   ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.
d. (   ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.
e. (   ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.
f. (   ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
g.(   ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
 
 
B
.Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.
a. O seu comportamento é
 mais mau do que o do seu irmão.
b. Esta sala é
 mais pequena do que a outra.
c. Este tecido é
 mais bom do que aquele.

RESPOSTAS
GABARITO
Questão 1: a.( 3 )     b.( 1 )    c.( 2 )     d.( 2 )    e.( 1 )     f.( 3 )    g.( 1 )
Questão 2: a)  …. é  pior que ……     b) ….. é menor que …..       c) ….. é melhor que ……
ADJETIVOS
LEITURA INICIAL

POEMA DE MÁRIO QUINTANA –
OS ADJETIVOS
"(...)Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto... "

Mario Quintana

Postado por PROFESSOR: ELEMAR GOMES às 14:13:00 
Marcadores: CIMOL
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ADJETIVO
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade. Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo, pois admite o artigo: a bondade.

Morfossintaxe do Adjetivo:
O adjetivo exerce sempre funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominal ou como predicativo (do sujeito ou do objeto).

Classificação do Adjetivo

Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Por exemplo: neve fria.
      Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Por exemplo: fruta madura.

Formação do Adjetivo

Quanto formação, o adjetivo pode ser:

ADJETIVO SIMPLES
Formado por um só radical.
Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cômico.
ADJETIVO COMPOSTO
Formado por mais de um radical.
Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.
ADJETIVO PRIMITIVO
É aquele que dá origem a outros adjetivos.
Por exemplo: belo, bom, feliz,  puro.
ADJETIVO DERIVADO
É aquele que deriva de substantivos ou verbos.
Por exemplo: belíssimo, bondoso, magrelo.

Adjetivo Pátrio

Indica a nacionalidade ou o lugar de origem do ser. Observe alguns deles:
Estados e cidades brasileiros:
Acre
acreano
Alagoas
alagoano
Amapá
amapaense
Aracaju
aracajuano ou aracajuense
Amazonas
amazonense ou baré
Belém (PA)
belenense
Belo Horizonte
belo-horizontino
Boa Vista
boa-vistense
Brasília
brasiliense
Cabo Frio
cabo-friense
Campinas
campineiro ou campinense
Curitiba
curitibano
Estados Unidos
estadunidense, norte-americano ou ianque
El Salvador
salvadorenho
Guatemala
guatemalteco
Índia
indiano ou hindu (os que professam o hinduísmo)
Irã
iraniano
Israel
israelense ou israelita
Moçambique
moçambicano
Mongólia
mongol ou mongólico
Panamá
panamenho
Porto Rico
porto-riquenho
Somália
somali

Adjetivo Pátrio Composto

Na formação do adjetivo pátrio composto, o primeiro elemento aparece na forma reduzida e, normalmente, erudita. Observe alguns exemplos:
África
afro- / Por exemplo: Cultura afro-americana
Alemanha
germano- ou teuto- / Por exemplo: Competições teuto-inglesas
América
américo- / Por exemplo: Companhia américo-africana
Ásia
ásio- / Por exemplo: Encontros ásio-europeus
Áustria
austro- / Por exemplo: Peças austro-búlgaras
Bélgica
belgo- / Por exemplo: Acampamentos belgo-franceses
China
sino- / Por exemplo: Acordos sino-japoneses
Espanha
hispano- / Por exemplo: Mercado hispano-português
Europa
euro- / Por exemplo: Negociações euro-americanas
França
franco- ou galo- / Por exemplo: Reuniões franco-italianas
Grécia
greco- / Por exemplo: Filmes greco-romanos
Índia
indo- / Por exemplo: Guerras indo-paquistanesas
Inglaterra
anglo- / Por exemplo: Letras anglo-portuguesas
Itália
ítalo- / Por exemplo: Sociedade ítalo-portuguesa
Japão
nipo- / Por exemplo: Associações nipo-brasileiras
Portugal
luso- / Por exemplo: Acordos luso-brasileiros


AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
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ARCADISMO: T 26


ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO - CIMOL
SÉRIE: SEGUNDA
TURMA:       21, 22, 23, 24, 25 e 26
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR: ELEMAR GOMES
EXERCÍCIOS:

O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada como Setecentismo ou neoclassicismo. O nome "Arcadismo" é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.  A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do Arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.  Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.  Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.
 
EXERCÍCIOS SOBRE ARCADISMO
1) "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!"
A presente estrofe reflete a temática predominante no período:
a) romântico
b) parnasiano
c) arcádico
d) simbolista
e) modernista

2) "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!"
O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é:
a) o bucolismo;
b) o misticismo;
c) o nacionalismo;
d) o regionalismo;
e) o indianismo.

3) "Porque não merecia o que lograva,
Deixei, como ignorante, o bem que tinha,
Vim sem considerar aonde vinha,
Deixei sem atender o que deixava."
II."Se a flauta mal cadente
Entoa agora o verso harmonioso,
Sabei, me comunica este saudoso
Influxo a dor veemente;
Não o gênio suave,
Que ouviste já no acento agudo e grave."
III."Da delirante embriaguez de bardo
Sonhos em que afoguei o ardor da vida,
Ardente orvalho de febris pranteios,
Que lucro à alma descrida?"
Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:
a) barroco - arcadismo - romantismo.
b) barroco - romantismo - parnasianismo.
c) romantismo - parnasianismo - simbolismo.
d) romantismo - simbolismo - modernismo.
e) parnasianismo - simbolismo - modernismo.

4) O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:
a) com a fundação de Arcádia de Lusitana.
b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.
c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.
d) pela vinda da família real para o Brasil.
e) nenhuma das anteriores.

5) Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:
1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos.
2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros.
3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia.
4. Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória.
5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno.
Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo:
a) 1, 4 e 5
b) 2, 3 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 1 e 3
e) 1, 2 e 5

6) Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII?
a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus.
b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto.
c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.
e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo político.

7) Apontar a alternativa correta:
a) Tomás Antônio Gonzaga cultivou a poesia satírica em O Desertor.
b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes.
c) Nessa obra o autor se disfarça sob o nome de “Doroteu”
d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro.
e) Tomás Antônio Gonzaga tinha o pseudônimo de “Doroteu”.

8) Texto I
“É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.”
Texto II
“Depois que nos ferir a mão da morte,
ou seja neste monte, ou noutra serra,
nossos corpos terão, terão a sorte
de consumir os dous a mesma terra.”
O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão:
a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta.
b) despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente.
c) que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o poeta assuma posição eminentemente impessoal.
d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a hipérbole, a conotação poderosa.
e) em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.

9) “Alguém há de cuidar que é frase inchada
Daquela que lá se usa entre essa gente
Que julga, que diz muito, e não diz nada.
O nosso humilde gênio não consente,
Que outra coisa se diga mais, que aquilo
Que só convém ao espírito inocente.”
Os versos de Cláudio Manuel da Costa lembram o fato de que:
a) a expressão exata, contida, que busca os limites do essencial, é traço da literatura colonial brasileira e dos primeiros movimentos estéticos pós-Independência.
b) o Barroco se esforçou por alcançar uma expressão rigorosa e comedida, a fim de espelhar os grandes conflitos do homem.
c) o Arcadismo, buscando simplicidade, se opôs à expressão intrincada a aos excessos do cultismo do Barroco.
d) o Romantismo, embora tenha refugado os rigores do formalismo neo-clássico, tomou por base o sentimentalismo originário desse movimento estético.
e) o Romantismo negou os rigores da expressão clássica e lusitana, mas incorporou a tradição literária da poesia colonial.

10) Os autores árcades brasileiros apresentam uma obra divorciada das necessidades brasileiras, na segunda metade do século XVIII. Como processo de defesa à liderança do público, tais letrados criam:
a) poemas de profundo subjetivismo;
b) os contos regionais de mineração;
c) a dialética;
d) as academias;
e) a literatura romântica.

11) “A poesia parece fenômeno mais vivo e autêntico (...) por ter brotado de experiências humanas palpitantes”. (Ele) “é dos raros poetas brasileiros, certamente o único entre os árcades, cuja vida amorosa importa para a compreensão da obra.”
“O lírico ouvidor soltava os seus amores em liras apaixonadas, que tinham, naquele ambiente de Vila Rica, um sabor novo e raro.”
Assim a crítica literária tem-se manifestado sobre o poeta:
a) Cláudio Manuel da Costa
b) Tomás Antônio Gonzaga
c) Alvarenga Peixoto
d) Gonçalves de Magalhães
e) Basílio da Gama

12) Relacione as colunas:
1.Glauceste Satúrnio
2.Alcindo Palmirendo
3.Dirceu
4.Termindo Sipílio
5.Lereno
( ) Tomás Antônio Gonzaga
( ) Cláudio Manuel da Costa
( ) Basílio da Gama
( ) Caldas Barbosa
( ) Silva Alvarenga
a) 3, 1, 5, 2, 4
b) 3, 1, 4, 5, 2
c) 1, 2, 3, 4, 5
d) 3, 2, 4, 1, 5
e) 3, 1, 4, 2, 5

13)"Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio."
(Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA)
O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário:
a) Romantismo.
b) Barroco.
c) Arcadismo.
d) Parnasianismo.
e) Naturalismo.

14) Leia o texto a seguir e faça o que se pede:
Ornemos nossas testas com as flores
E façamos de feno um brando leito;
Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
Gozemos do prazer de sãos amores.
Sobre as nossas cabeças,
Sem que o possam deter, o tempo corre,
E para nós o tempo, que se passa,
Também, Marília, morre.
(TAG, MD, Lira XIV)
Todas as alternativas a seguir apresentam características do Arcadismo, presentes na estrofe anterior, EXCETO:
a) Ideal de ÁUREA MEDIOCITAS, que leva o poeta a exaltar o cotidiano prosaico da classe média.
b) Tema do CARPE DIEM - uma proposta para se aproveitar a vida, desfrutando o ócio com dignidade.
c) Ideal de uma existência tranqüila, sem extremos, espelhada na pureza e amenidade da natureza.
d) Fugacidade do tempo, fatalidade do destino, necessidade de envelhecer com sabedoria.
e) Concepção da natureza como permanente reflexo dos sentimentos e paixões do "eu" lírico.

15) Leia o fragmento de texto a seguir e faça o que se pede:
Esprema a vil calúnia muito embora
Entre as mãos denegridas, e insolentes,
Os venenos das plantas,
E das bravas serpentes.
Chovam raios e raios, no seu rosto
Não hás de ver, Marília, o medo escrito:
O medo perturbador,
Que infunde o vil delito.
[...]
Eu tenho um coração maior que o mundo.
Tu, formosa Marília, bem o sabes:
Eu tenho um coração maior que o mundo.
Tu, formosa Marília, bem o sabes:
Um coração .... e basta,
Onde tu mesma cabes.
(TAG, MD, Parte II, Lira II)
Sobre o fragmento de texto de Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu, assinale a alternativa FALSA:
a) a interferência do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padrões poéticos clássicos, impede-o de abordar problemas pessoais.
b) a interpelação feita a Marília muitas vezes é pretexto para o poeta celebrar sua inocência e seu destemor diante das acusações feitas contra ele.
c) a revelação sincera de si próprio e a confissão do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o decálogo arcádico, prenunciando a poética romântica.
d) a desesperança, o abatimento e a solidão, presentes nas liras escritas depois da prisão do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada.
e) embora tenha a estrutura de um diálogo, o texto é um monólogo - só Gonzaga fala e raciocina.