PLANOS DE AULA
Hor
|
Seg
|
Ter
|
Qua
|
Qui
|
Sex
|
TARDE
|
|||||
13:00
|
-
|
-
|
-
|
INFO
11 M
|
INFO
11 T
|
13:50
|
-
|
-
|
-
|
INFO
11 M
|
INFO
11 T
|
14:40
|
-
|
INFO
11 M
|
-
|
INFO
11 T
|
-
|
15:30
|
-
|
INFO
11 M
|
-
|
INFO
11 T
|
26L
|
16:20
|
-
|
INFO
11 M
|
-
|
INFO
11 T
|
26L
|
Escola: CIMOL
|
Semana: 12.ª DE JULHO/2012
|
Professor: ELEMAR
|
SEMESTRE: I.º
|
INFO 11 M
|
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
|
Conteúdos a serem ministrados
|
Períodos
|
Objetivos
|
CLASSES GRAMATICAIS: CONCEITOS DE ADJETIVO, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
|
5
|
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER,
CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
|
SEMESTRE:
I.º
|
INFO
11 T
|
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
|
Conteúdos a serem ministrados
|
Períodos
|
Objetivos
|
CLASSES GRAMATICAIS: CONCEITOS
DE ADJETIVO, EXEMPLOS E
EXERCÍCIOS.
|
5
|
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER,
CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
|
Série: SEGUNDA
|
T. 26 L
|
Disciplina: LITERATURA
|
Conteúdos a serem ministrados
|
Períodos
|
Objetivos
|
Arcadismo: Conceitos,
exemplos e exercícios.
|
2
|
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR,
APRESENTAR, AVALIAR,...
|
PORTUGUÊS ADJETIVOS E EXERCÍCIOS...
FLEXÕES DO ADJETIVO
F
L
E
X
Õ
E
S
D
O
A
D
J
E
T
I
V
O
|
Gênero
|
Uniformes – uma só forma para
representar o masculino e o feminino.
|
||
Biformes – uma forma para o
masculino e uma forma para o feminino
|
masculino
|
|||
Feminino
|
||||
Número
|
Singular
|
|||
Plural
|
||||
Grau
|
comparativo
|
igualdade
|
||
inferioridade
|
||||
superioridade
|
||||
superlativo
|
absoluto
|
Sintético
|
||
Analítico
|
||||
relativo
|
De
superioridade
|
|||
De
inferioridade
|
Pelo esquema acima, podemos visualizar a classificação da flexão do
adjetivo. Mas, mais importante é saber empregar bem essas flexões no dia-a-dia
do uso da língua. O gênero e o número do adjetivo seguem as mesmas regras de
formação do substantivo. Aliás, o adjetivo nesse sentido, vai concordar com o
substantivo, isto é, quando o substantivo estiver no
feminino/masculino/singular ou plural, o adjetivo também vai apresentar-se da
mesma forma.
Ex.: menina bonita – meninas
bonitas
garotos estudiosos – garotos estudiosos
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:
Uniformes – quando tem a mesma forma para representar o masculino e o feminino.
Ex: menino feliz – menina feliz; comida ruim – jogo ruim
homem gentil – mulher gentil; assunto fácil – viagem fácil
Biformes – quando tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Ex: cru – crua; bom – boa; mau – má
Exercícios.
1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéquem ao substantivo em destaque:
a) Visitei uma ___________ casa __________
b) Gosto de sapatos __________ e __________
c) Encontrei o ___________calção _________
d) O ____________ avô ____________ chegou.
e) Os camarões são ________ e ___________
f) Cumprimos a ____________ tarefa ________
GRAU DO ADJETIVO
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:
Uniformes – quando tem a mesma forma para representar o masculino e o feminino.
Ex: menino feliz – menina feliz; comida ruim – jogo ruim
homem gentil – mulher gentil; assunto fácil – viagem fácil
Biformes – quando tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Ex: cru – crua; bom – boa; mau – má
Exercícios.
1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéquem ao substantivo em destaque:
a) Visitei uma ___________ casa __________
b) Gosto de sapatos __________ e __________
c) Encontrei o ___________calção _________
d) O ____________ avô ____________ chegou.
e) Os camarões são ________ e ___________
f) Cumprimos a ____________ tarefa ________
GRAU DO ADJETIVO
Enquanto o grau do substantivo exprime basicamente o tamanho dos seres,
o grau do adjetivo exprime a intensidade das qualidades dos seres, pois a
qualidade é um aspecto da coisa que não é material, não tem forma, não tem
estrutura física.
São dois, os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.
1. Grau Comparativo.
Como o nome está dizendo, o grau comparativo exprime a comparação entre
a qualidade de dois seres, que pode ser igual, maior ou menor. Observe os
exemplos:
Pedro é tão inteligente
quanto João.
Pedro é mais inteligente do que João.
Pedro é menos inteligente do que João.
Pedro é mais inteligente do que João.
Pedro é menos inteligente do que João.
Nos exemplos dados, podemos perceber que o adjetivo inteligente é o centro da idéia
de comparação entre duas pessoas. O grau comparativo também pode comparar duas
qualidades que julgamos existir em um mesmo ser. Veja:
João é tão inteligente quanto estudioso.
João é mais inteligente do que estudioso.
João é menos inteligente do que estudioso.
João é mais inteligente do que estudioso.
João é menos inteligente do que estudioso.
Como você pode verificar, o grau comparativo sempre será analítico, uma
vez que na sua formação entram um adjetivo e uma das expressões:
. tão ……………… quanto ……(comparativo de
igualdade)
. mais …………… do que …… (comparativo de superioridade)
. menos ………… do que …… (comparativo de inferioridade)
Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo. Exemplos:
Bom – melhor – superior Mau – pior – inferior Grande – maior – superior Pequeno – menor
. mais …………… do que …… (comparativo de superioridade)
. menos ………… do que …… (comparativo de inferioridade)
Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo. Exemplos:
Bom – melhor – superior Mau – pior – inferior Grande – maior – superior Pequeno – menor
Na construção das frases em português, deve-se verificar a elegância do
que está sendo escrito ou dito. No caso de uso dos adjetivos acima, as frases
construídas no modo tradicional estão corretas. Entretanto, soa esquisito aos
ouvidos, uma vez que a língua possui o recurso sintético. Veja:
João é menos bom que o irmão, em Matemática.
João épior que o irmão, em Matemática.
O Sol é mais grande do que a Terra. O Sol é maior que a Terra.
O mar Morto é mais pequeno que o Mar Mediterrâneo. O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.
Vamos exercitar.
A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
1. comparativo de igualdade
2. comparativo de superioridade
3. comparativo de inferioridade
a. ( ) Seu irmão é menos corajoso que você.
b. ( ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.
c. ( ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.
d. ( ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.
e. ( ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.
f. ( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
g.( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
B.Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.
a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.
b. Esta sala é mais pequena do que a outra.
c. Este tecido é mais bom do que aquele.
RESPOSTAS
O Sol é mais grande do que a Terra. O Sol é maior que a Terra.
O mar Morto é mais pequeno que o Mar Mediterrâneo. O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.
Vamos exercitar.
A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
1. comparativo de igualdade
2. comparativo de superioridade
3. comparativo de inferioridade
a. ( ) Seu irmão é menos corajoso que você.
b. ( ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.
c. ( ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.
d. ( ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.
e. ( ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.
f. ( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
g.( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
B.Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.
a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.
b. Esta sala é mais pequena do que a outra.
c. Este tecido é mais bom do que aquele.
RESPOSTAS
GABARITO
Questão 1: a.( 3 ) b.( 1
) c.( 2 ) d.( 2 )
e.( 1 ) f.( 3 ) g.( 1 )
Questão 2: a) …. é pior que
…… b) ….. é menor que
….. c) ….. é melhor que ……
ADJETIVOS
LEITURA INICIAL
POEMA DE MÁRIO QUINTANA –
POEMA DE MÁRIO QUINTANA –
OS ADJETIVOS
"(...)Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto... "
Mario Quintana
"(...)Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto... "
Mario Quintana
Enviar por e-mail - BlogThis! - Compartilhar no Twitter - Compartilhar no Facebook - Compartilhar no orkut - Compartilhar no Google - Buzz
DÊ A SUA OPINIÃO::
|
ADJETIVO
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade
ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um
substantivo.
Ao analisarmos a
palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma
qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um
substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a
palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o
mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa
bondade. Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo, pois
admite o artigo: a bondade.
Morfossintaxe do Adjetivo:
O adjetivo exerce sempre
funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto
adnominal ou como predicativo (do sujeito ou do objeto).
|
Classificação do Adjetivo
Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Por exemplo: neve fria.
Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Por exemplo: fruta madura.
Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Por exemplo: neve fria.
Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Por exemplo: fruta madura.
Formação do Adjetivo
Quanto formação, o adjetivo pode ser:
ADJETIVO SIMPLES
|
Formado por um só radical.
|
Por exemplo: brasileiro, escuro,
magro, cômico.
|
Formado por mais de um radical.
|
Por exemplo: luso-brasileiro,
castanho-escuro, amarelo-canário.
|
|
É aquele que dá origem a outros
adjetivos.
|
Por exemplo: belo, bom, feliz,
puro.
|
|
É aquele que deriva de substantivos
ou verbos.
|
Por exemplo: belíssimo, bondoso,
magrelo.
|
Adjetivo Pátrio
Indica a nacionalidade ou o lugar de
origem do ser. Observe alguns deles:
Estados e cidades
brasileiros:
Acre
|
acreano
|
Alagoas
|
alagoano
|
Amapá
|
amapaense
|
Aracaju
|
aracajuano ou aracajuense
|
Amazonas
|
amazonense ou baré
|
Belém (PA)
|
belenense
|
Belo Horizonte
|
belo-horizontino
|
Boa Vista
|
boa-vistense
|
Brasília
|
brasiliense
|
Cabo Frio
|
cabo-friense
|
Campinas
|
campineiro ou campinense
|
Curitiba
|
curitibano
|
Estados Unidos
|
estadunidense, norte-americano ou
ianque
|
El Salvador
|
salvadorenho
|
Guatemala
|
guatemalteco
|
Índia
|
indiano ou hindu (os que professam o
hinduísmo)
|
Irã
|
iraniano
|
Israel
|
israelense ou israelita
|
Moçambique
|
moçambicano
|
Mongólia
|
mongol ou mongólico
|
Panamá
|
panamenho
|
Porto Rico
|
porto-riquenho
|
Somália
|
somali
|
Adjetivo Pátrio Composto
Na formação do adjetivo pátrio
composto, o primeiro elemento aparece na forma reduzida e, normalmente,
erudita. Observe alguns exemplos:
África
|
afro- / Por exemplo: Cultura
afro-americana
|
Alemanha
|
germano- ou teuto- / Por exemplo:
Competições teuto-inglesas
|
América
|
américo- / Por exemplo: Companhia
américo-africana
|
Ásia
|
ásio- / Por exemplo: Encontros
ásio-europeus
|
Áustria
|
austro- / Por exemplo: Peças
austro-búlgaras
|
Bélgica
|
belgo- / Por exemplo: Acampamentos
belgo-franceses
|
China
|
sino- / Por exemplo: Acordos
sino-japoneses
|
Espanha
|
hispano- / Por exemplo: Mercado
hispano-português
|
Europa
|
euro- / Por exemplo: Negociações
euro-americanas
|
França
|
franco- ou galo- / Por exemplo:
Reuniões franco-italianas
|
Grécia
|
greco- / Por exemplo: Filmes
greco-romanos
|
Índia
|
indo- / Por exemplo: Guerras
indo-paquistanesas
|
Inglaterra
|
anglo- / Por exemplo: Letras
anglo-portuguesas
|
Itália
|
ítalo- / Por exemplo: Sociedade
ítalo-portuguesa
|
Japão
|
nipo- / Por exemplo: Associações
nipo-brasileiras
|
Portugal
|
luso- / Por exemplo: Acordos
luso-brasileiros
|
AULA DE
PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
ACESSE O
CONTEÚDO NO BLOG: WWW.AULASDAMINHAVIDA.BLOGSPOT.COM