14/02/2016

ATIVIDADE - TURMA 71/72/73 - IACS - AULA 1



 
Eu sou as minhas escolhas
“A vida é feita de escolhas. Hoje, você faz suas escolhas, amanhã suas escolhas fazem você. As escolhas que fazemos determinam a nossa vida. Minhas escolhas no passado determinaram quem eu sou hoje, assim como as minhas escolhas do presente, determinam quem eu serei no futuro, ou seja, o que você escolhe hoje, determina quem você é amanhã...  Eu sou as minhas escolhas!”
PATI GEIGER
“A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, e não pode ser. Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu: Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Herbert Viana
Herbert Lemos de Sousa Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista, jornalista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.
PRODUÇÃO TEXTUAL

Considerando a fala de Herbert Viana sobre os conflitos e a insatisfação com o corpo e que anorexia é um o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo", organize suas ideias e crie umanarração em 3ª pessoa sobre essa sociedade com adolescentes que pensam somente na imagem e que esquecem da saúde. Use a criatividade.
Atenção:
J         Lembre-se dos elementos que compõem uma narração;
J         Faça um texto de no mínimo 25 linhas e no máximo 30;
J         Cuidado com paragrafação e margens;
J         Observe atentamente a ortografia e pontuação;
J            Passe seu texto a limpo à caneta.

L
PRODUÇÃO DO TEXTO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PAR.
      _____________________________________________________________
                                                                  (TÍTULO)
1

A - Apresentação:
A1 - falta título
A2 - Desrespeito à margem e aos parágrafos
A3 - Letra ilegível

2

3

4

5

B - Coerência e coesão textual:
B 1 - Ideias desorganizadas
B2 - Ideia contraditória ao conteúdo
B3 - Ideia confusa
B4 - Argumentação ausente
B5 - Falta de ligação entre as ideias
B6 - Repetição de palavras
B7 _ Mudança de pessoa e tempo verbal não justificada

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C - Correção gramatical:
C1 - Grafia incorreta da palavra
C2 - Desobediência à regra de concordância
C3 - Desobediência à regra de regência
C4 - Desobediência às regra de pontuação
C5 - Mau emprego de palavras
C6 - Mau emprego de pronominalização

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20021

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D - Estrutura narrativa:
D1 - Falhas na situação inicial
D2 - Falhas na complicação
D3 - Falhas na dinâmica de ações
D4 - Falhas na resolução
D5 - Falhas na situação final
D6 - Mau uso dos elementos da narrativa

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RESULTADO DOS ESFORÇOS - PARECER FINAL - SOMA


AULA - TURMA 83

IACS - Atividade 1 – INTERPRETAÇÃO - REVISÃO ALUNO: ___________________________________________  
Professor: Elemar Gomes

Ouça, acompanhe a canção e depois responda:
Gênero: Letra de música


MEUS BONS AMIGOS

Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Cada um fez sua vida de forma diferente
Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?
Nossos sonhos, realidades
Todas as vertigens, crueldades
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
(Banda: Barão Vermelho)


2.ª etapa:
Responda de acordo com o texto. Procure deixar bem claro! Ok!
Perguntas
Respostas
1.       Quantas estrofes e quantos versos o texto apresenta?

2.       O texto possui uma linguagem coloquial e há uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra é essa?

3.       Qual é a principal indagação do poeta?

4.       Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique seu raciocínio:

5.       Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música:

6.       Use a mesma lista da questão anterior e escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando repeti-los:

7.       Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se sente? Quem são seus interlocutores?

8.       Qual o conceito da palavra AMIGO para você?

9.       “O homem pode orgulhar-se de ter muitos amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com essa afirmação? Explique:



Barão Vermelho - Meus bons amigos

AULA 1 - PORTUGUÊS - T 61


Agora, leia toda a Fábula:

O COVEIRO de Millôr Fernandes
"Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova, o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: "O que é
que há?"
O coveiro então gritou, desesperado: "Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!" "Mas, coitado!" - condoeu-se o bêbado - "Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!" E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

Moral: Nos momentos graves, é preciso verificar muito bem para quem se apela.                              


Prove que você entendeu a história:

01. Lendo o texto, você conclui que o coveiro
A) não gostava do que fazia.
B) era uma pessoa atenta ao que fazia.
C) recebeu ajuda, rapidamente, do bêbado.
D) não foi capaz de pedir ajuda.
E) não foi bem sucedido no seu ofício.
02. Que afirmativa abaixo expressa a mesma ideia da moral do texto?
A) Deve-se pedir socorro a qualquer pessoa.
B) Não importa a quem se pede ajuda.
C) Ao precisar de ajuda, deve-se saber a quem pedir.
D) Nunca se precisa de ajuda.
 E) Ao ajudar, não se deve cobrar.
03. Por que o bêbado não atendeu ao pedido do coveiro?
A) Porque ele não ouviu o seu pedido de socorro.
B) Porque enterrar defunto era o seu ofício..
C) Porque ele não estava em plena consciência dos seus atos.
D) Porque ele queria brincar com o coveiro
E) Porque ele não era capaz de carregar o coveiro.
04. Ao cair na cova, o coveiro
A) ficou sem reação.
B) não pediu socorro.
C) recebeu ajuda imediata.
D) sempre teve esperança.
E) se viu impotente.

05. Ao dizer Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!, o bêbado
A) achou que o coveiro estava se divertindo.
B) sentiu pena do coveiro por estar coberto de terra.
C) não entendeu a sua situação.
D) ) tratou o coveiro com palavras indelicadas.
E) humilhou o coveiro.
06. Qual característica não se observou no coveiro?
A) Distraído.
B) Trabalhador.
C) Persistente.
D) Apavorado.
E) Preguiçoso.
07. Durante a noite, o coveiro
A) ouviu bastantes vozes de pessoas.
B) presenciou o barulho dos animais.                                 
C) teve ajuda de várias pessoas
D) sentiu bastante frio.                                                        
E) saiu da cova.

Se liga aí que chegou a hora da revisão:

08. Qual das alternativas abaixo contém uma palavra separada INCORRETAMENTE?
A) Co-vei-ro / pro-fis-são / o-fí-cio.
B) De-ma-is / viu / con-se-gui-ri-a.    
C) Nin-guém / vei-o / fri-o.                                                                       
D) Na-tu-rais / dei-ta-do / pas-sos.
E) Ter-ra /coi-ta-do /al-guém.
09. Analise as proposições abaixo.
I. Em cansou de esbravejar..., a palavra cansou escreve-se com S, assim também se escreve friesa.
II. Em pois sua profissão..., a palavra profissão escreve-se com SS, assim também se escreve missão.
III. Em na distração do ofício que amava, a palavra distração escreve-se com Ç, assim também se escreve
esperança.
Está CORRETO o que se afirma em
A) todas.      B) em nenhuma.    C) I e II, somente.    D) II e III, somente.    E) II,somente.
10. Qual das palavras abaixo é acentuada por ser proparoxítona?
A) Ninguém.    B) Terrível.     C) Bêbado.     D) Alguém.        E) Pôs-se.

Texto 02 para as questões de 11 e 12.


Por que o carro anda?
Por que o carro anda?
É simples: porque
tem um coração como você.
O motor é o coração,
o sangue, a gasolina,
e o cérebro, você sabe,
o motorista deve usar...
mas, às vezes, onde está?
Gianni Rodari

11. Ao ler o texto 2, você percebe que o autor
A) faz uma crítica ao carro.
B) reclama dos carros.
C) afirma que todo motorista usa o cérebro.
D) diz que nem sempre o cérebro é utilizado pelo motorista.
E) que todo motorista tem carro.

12. Baseando-se no texto, você percebe que o autor
A) faz uma comparação entre o homem e o carro.
B) afirma que todo motor tem coração.
C) considera todo motorista um ser responsável.
D) explica que o carro anda porque tem roda.
E) igualou o carro a um objeto qualquer.


IACS -Língua Portuguesa – Professor: Elemar Gomes
E SAIBA TUDO O QUE VAI “ROLAR” NAS AULAS DE PORTUGUÊS ANTES DE TODO MUNDO!
Tarefa: Leia a primeira parte da fábula, imagine um desenvolvimento muito maluco (15 linhas), faça uma conclusão diferente(5 linhas), escreva bem caprichado no caderno e mostre ao professor para receber o visto.
O Coveiro - Millôr Fernandes
"Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado!
A noite chegou, ...