CONJUNÇÕES: É A PALAVRA QUE LIGA ORAÇÕES OU PALAVRAS DE FUNÇÔES
SEMELHANTES.
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CONJUNÇÕES
COORDENATIVAS
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CLASSIFICAÇÃO
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CONJUNÇÕES
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EXEMPLOS
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ADITIVAS:
ADIÇÃO, SOMA,
ACRÉSCIMO.
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E, NEM ( ENÃO ), MAS AINDA, MAS TAMBÉM, COMO
TAMBÉM.
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O MÉDICO EXAMINOU E PRESCREVEU-LHE A DIETA.
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ADVERSATIVAS:
OPOSIÇÃO, CONTRASTE OU SENTIDO ADVERSO.
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MAS, PORÉM, TODAVIA,
CONTUDO, SENÃO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE.
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MARIANA REVIROU TODAS AS
GAVETAS, MAS NÃO ENCONTROU NADA.
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ALTERNATIVAS: ALTERNÂNCIA OU EXCLUSÃO.
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OU, OU...OU, ORA...ORA,
JÁ...JÁ, QUER...QUER, SEJA...SEJA.
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A CRIANÇA ORA AGITAVA-SE, ORA ADORMECIA FEBRIL.
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CONCLUSIVAS: CONCLUSÃO.
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LOGO, POIS ( VEM APÓS O
VERBO ), PORTANTO, ASSIM, POR ISSO, POR CONSEGUINTE.
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A CHUVA CAÍRA MANSA DURANTE
DIAS, ACABARA, POIS, A SECA.
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EXPLICATIVAS:EXPLICAÇÃO
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QUE ( PORQUE ), POIS,
PORQUE, PORQUANTO.
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NÃO USE DROGAS, QUE ( PORQUE ) ELAS PREJUDICAM A
SAÚDE.
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CONJUNÇOES
SUBORDINATIVAS
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CONDICIONAIS: CONDIÇÃO.
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SE, CASO, CONTANTO, QUE,
UMA VEZ QUE.
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SE VOCÊ
NÃO VIER, NÃO HAVERÁ ALMOÇO.
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CAUSAIS:
CAUSA.
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PORQUE, QUE, POIS,
PORQUANTO, JÁ QUE, VISTO QUE.
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NÃO COMI O MAMÃO PORQUE ESTÁ VERDE.
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COMPARATIVAS: COMPARAÇÃO.
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COMO, ASSIM COMO, TAL QUAL
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O LUTADOR É FORTE COMO UM TOURO.
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CONFORMATIVAS: CONFORMIDADE.
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SEGUNDO, CONFORME,
CONSOANTE.
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CIDA FEZ O TRABALHO CONFORME O PROFESSOR PEDIU.
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CONCESSIVAS: CONCESSÃO.
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EMBORA, AINDA QUE, MESMO
QUE.
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EMBORA
TENHA POUCA AUDIÊNCIA, O PROGRAMA CONTINUA NO AR.
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INTEGRANTES:
INTEGRAM
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QUE, SE
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CONVÉM QUE VOCÊ TREINE MAIS.
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FINAIS: FINALIDADE,
OBJETIVO.
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PARA QUE, AFIM DE QUE.
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POUPE DINHEIRO AGORA PARA QUE TENHA ALGUM MAIS TARDE.
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CONSECUTIVAS:
CONSEQÜÊNCIA.
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TÃO...QUE, DE TAL MODO QUE.
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A MESA ESTÁ TÃO BEM FEITA QUE NÃO BALANÇA.
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PROPORCIONAIS: PROPORCIONALIDADE.
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À PROPORÇÃO QUE, NA MEDIDA
EM QUE.
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O PALESTRANTE SE IMFLAMAVA NA MEDIDA EM QUE IA FALANDO.
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TEMPORAIS: NOÇÃO
DE TEMPO.
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QUANDO, ENQUANTO, LOGO QUE,
DEPOIS QUE.
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QUANDO
VOLTAR DE VIAGEM, IREI VÊ-LA.
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Classificação da Conjunção
De acordo
com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os
elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse
isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um
dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela
conjunção depende da existência do outro.
Conjunções Coordenativas
São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente
ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:
1) Aditivas: ligam
orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e,
nem (= e
não), não só... mas também, não só... como
também, bem como, não só... mas ainda.
Por exemplo:
A sua
pesquisa é clara e objetiva.
Ela não só dirigiu a pesquisa como
também escreveu o
relatório.
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando
ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não
obstante.
Por exemplo:
Tentei
chegar mais cedo, porém não consegui.
3) Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia
de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. São
elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já,
quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
Por exemplo:
Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.
4) Conclusivas: ligam a
oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência.
São elas: logo,
pois (depois
do verbo), portanto, por conseguinte, por isso,
assim.
Por exemplo:
Marta
estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.
5) Explicativas: ligam a oração anterior
a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
Por exemplo:
Não
demore, que o filme já vai começar.
Saiba que:
a) As conjunções "e"," antes",
"agora"," quando" são adversativas quando
equivalem a "mas".
Por exemplo:
Carlos
fala, e não faz.
O bom educador não proíbe, antes orienta.
Sou muito bom; agora, bobo
não sou.
Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem.
b) "Senão" é
conjunção adversativa quando equivale a "mas sim".
Por exemplo:
Conseguimos
vencer não por protecionismo, senão por capacidade.
c) Das conjunções adversativas, "mas" deve
ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia,
contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.
Por exemplo:
Ninguém
respondeu a pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.
Ninguém respondeu a pergunta; os alunos, porém,
sabiam a resposta.
d) A palavra "pois", quando é conjunção conclusiva,
vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence.
Por exemplo:
Você o
provocou com essas palavras; não se queixe, pois,
de seus ataques.
Quando é conjunção explicativa," pois" vem, geralmente,
após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence.
Por exemplo:
Não tenha
receio, pois eu a protegerei.
Conjunções
Subordinativas
São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da
outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe
o nome de oração subordinada.
Veja o exemplo:
O baile
já tinha começado quando ela chegou.
O baile já tinha começado: oração
principal
quando: conjunção
subordinativa
ela chegou: oração
subordinada
As conjunções subordinativas subdividem-se em integrantes e adverbiais:
1. Integrantes
Indicam que a oração subordinada por elas introduzida completa ou
integra o sentido da principal. Introduzem orações que equivalem a
substantivos. São elas: que, se.
Por exemplo:
Espero que você volte. (Espero sua volta.)
Não sei se ele voltará. (Não sei da sua volta.)
2. Adverbiais
Indicam que a oração subordinada por elas introduzida exerce a
função de adjunto adverbial da principal. De acordo com a circunstância que
expressam, classificam-se em:
a) Causais: introduzem uma oração que é causa da
ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início
da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.
Por exemplo:
Ele não
fez a pesquisa porque não dispunha de meios.
Como não se interessa por arte, desistiu do
curso.
b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia
contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora,
ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que,
conquanto, etc.
Por
exemplo:
Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.
Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.
c) Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese
ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se,
caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
Por
exemplo:
Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.
d) Conformativas: introduzem uma oração em que se exprime a
conformidade de um fato com outro. São elas:conforme, como (= conforme), segundo, consoante, etc.
Por
exemplo:
O passeio
ocorreu como havíamos planejado.
Arrume a exposição segundo as ordens do professor.
e) Finais: introduzem uma oração que expressa a
finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para
que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.
Por exemplo:
Toque o sinal para
que todos entrem
no salão.
Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.
f) Proporcionais:
introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à
ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao
passo que e
as combinações quanto mais... (mais), quanto menos...
(menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc.
Por exemplo:
O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.
Quanto mais reclamava menos atenção recebia.
Obs.: são incorretas as locuções proporcionais à medida em que, na medida que e na
medida em que.
g) Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma
circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois
que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que,
mal (= assim que), etc.
Por exemplo:
A briga começou assim
que saímos da
festa.
A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.
h) Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de
comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto
como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que
(combinado com menos ou mais), etc.
Por exemplo:
O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.
Ele é preguiçoso tal como o irmão.
i) Consecutivas: introduzem uma oração que expressa a
consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (=
que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração
principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc.
Por exemplo:
Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
A dor era tanta que a moça desmaiou.