14 de ago. de 2016

TURMA 83 - ORTOEPIA/ORTOÉPIA E PROSÓDIA

ATIVIDADE
Aluno:

Ano/Turma:
8.º/83
Data:
___ de agosto de 2016
Professor:
Elemar Gomes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Ortoépia e prosódia


Ortoépia trata da correta pronúncia das palavras quanto à emissão de vogais, a articulação das consoantes e ao timbre, o que geralmente interfere na maneira correta de escrever.
Pronúncia correta / Pronúncia errada
Bandeja                                   Bandeija
Beneficência                         Beneficiência
Caranguejo                           Carangueijo
Mortadela                              Mortandela
Prazerosamente                   Prazeirosamente
Reivindicar                            Reinvindicar
empecilho                             Impecilho
Identidade                              Indentidade
Cabeleireiro                          Cabelereiro
Pronúncia correta / Pronúncia errada

Prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica.

Pronúncia correta / Pronúncia errada
Avaro                                         Ávaro
Cateter                                      Catéter
Condor                                      Côndor
Filantropo                                 Filântropo  
Nobel                                         Nóbel
Pudico                                       Púdico
Recorde                                    Récorde
Rubrica                                      Rúbrica 

1. Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:
a)(  )interim
b)(  )pudico
c)(  )rubrica
d)(  )gratuito
e)(  )inaudito

2. Tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca da ortoépia e da prosódia, leia, analise e  sublinhe a forma correta expressa nos pares de vocábulos, conforme a norma padrão.

a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim -  interim

3. Para a presente questão, observar que:

1 – a acentuação gráfica foi eliminada;
2 – as sílabas tônicas propostas são representadas por letras maiúsculas destacadas.
Ex: caTAStrofe (a sílaba tônica proposta é TAS)
Ao escutar , então:  ruBRIca, aVAro, proTOtipo, gratuÍto, verifica-se que:

a)(  )apenas uma palavra foi pronunciada corretamente.
b)(  )apenas duas palavras foram pronunciadas corretamente.
c)(  )três palavras foram pronunciadas corretamente.
d)(  )todas foram pronunciadas corretamente.
e)(  )nenhuma foi pronunciada corretamente.



Respostas: Prosódia e ortoépia/ortoepia – T 83

1.  A - ínterim.
2. 
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
hempecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
3. C - (GRA – TUI – TO)  é  forma correta.e não gratuíto.
4. ortoepia a parte que trata da correta pronúncia das palavras no que se refere à emissão de vogais, à articulação das consoantes e ao timbre, enquanto a prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica.



Aula - Ortoépia e prosódia - TURMA 83

Escola: IACS Semana:(22.ª) 15 a 19/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(22.ª)
15 a 19/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 (  )Verbos - MODOS – conceitos – p 100 a 113 – 1 a 26- Maior tema do mundo – Parte final;

(X )PPT
(  )XEROX
(X)T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(  )TRABALHO
(X )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )CORREÇÃO: A RAINHA DA CLASSE MÉDIA – P. 115 E 116. 1 A 5;
 Ø   (  )SUJEITO E PREDICADO – Conceitos e  exercícios. P. 118 a 132.
(x )PPT
(  )XEROX
(x )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
ü (  )Correção: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6;
ü (  )Corrigir: Unidade 3 Ler e responder: “Poder sem respeito” . p154 a 157 – 1 a 6.

(  )PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(x)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




7 de ago. de 2016

Escola: IACS Semana:(21.ª) 8 a 12/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(21.ª)
8 a 12/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
(  )“Provérbios populares em cordel” – p.96 e 97. 1 a 9;
(  )Verbos - MODOS – conceitos – p 100 a 113 – 1 a 26- Maior tema do mundo – Parte final;
(  )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30. Leitura e correção;
(  )Trabalho sobre o livro: “A gangue dos livros”

(X )PPT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(X)MÚSICA
( )PROVA
(X )TRABALHO
(X )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Uso da vírgula. P. 113-114 – Pesquisa e apresentação;
 Ø   (  )A RAINHA DA CLASSE MÉDIA – P. 115 E 116. 1 A 5. TEMA DE CASA;
 Ø   TRABALHO SOBRE O LIVRO: “Um simples lanche” – t. 71 e 72.
(  )PPT
(X )XEROX
(X )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(X)TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
ü (  ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139;
ü (  )Exercícios sobre verbos – xerox;
ü (  )Correção: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6;
ü (  )Tema de casa: Unidade 3 Ler e responder: “Poder sem respeito” . p154 a 157 – 1 a 6.

( X)PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




O valor do exemplo!