27 de nov. de 2016

Escola: IACS Semana:(37.ª) 28/11 a 02/12/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(37.ª)
28/11 a 02/12/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Atividades das pág. 213  ... – conjunções;
(  )Ortografia – pág. 214 a 222.
                                              Fim do livro!

(  )Livro: Um passo a mais – Ler até: 02/12/16;

*PROVA DE REC. – 02/12/2016

( )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
()LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Concluir com t.71 – 257, 263 e 265;
(  )Projeto: “Curta os curtas”:
è  Animações de até 5’;
è  Em duplas;
è  Explicar a escolha e objetivos da animação;
è  Peso: 3,0;

*PROVA DE REC. – 02/12/2016;
Trabalho sobre um livro de livre escolha.
( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Terça – 29/11: Leitura e interpretação: “O Gêenero determina a linguagem – P. 245 a 248;
(  )Quarta – 30/11: Ler e responder: “De Gutenberg a Bill Gates – P. 253 a 257;
(  )Quinta – 1º/12: Plural dos substantivos compostos – P. 268.
Fim do livro!
Trabalho sobre um livro de livre escolha
*PROVA DE REC. – 02/12/2016



(  )PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.





20 de nov. de 2016

Turmas: 71 - 72 - 73 - Texto da prova do dia 25/11/2016 - "EU CONHECI PAPAI NOEL!"



Eu e meu Papai Noel
Várias imagens eu poderia guardar dos meus natais, nenhuma tão forte como a do meu Papai Noel, a construir os meus brinquedos durante os meses que antecediam a grande festa da cristandade.
Éramos tão pobres que a festa, como é comemorada nos dias atuais, praticamente não existia. Nossa casa de taipa, de porta e janela, nesta mesma Rua Marquês de Maricá, era desprovida de todo e qualquer enfeite natalino.
Nada de árvores, com bolas coloridas e capuchos de algodão a imitar neve (!)… Nada de pinheirinhos, de luzes piscando, de arranjos de flores secas, sininhos e anjinhos barrocos… Nada de ceias, vinhos, presuntos, castanhas, frutas cristalizadas, “queijos-do-reino”, pastéis, nozes, amêndoas, chocolates ou outras iguarias da época. Nada de sapatinhos nos pés da cama e outros sonhos infantis, mas tão-somente a doce realidade de um “Papai Noel” de verdade, com seus cabelos brancos e sua tez bronzeada pelo sol do cais do porto, com os seus óculos de aros grossos a esconder uns olhos verdes e ternos, procurando dar os últimos retoques num brinquedo de madeira que ele houvera construído com as suas próprias mãos na tosca oficina do fundo do quintal.
Nos braços da minha mãe
Meus natais, Mariana, eram bem diferentes dos teus. Meus natais eram desprovidos de luzes coloridas, de sons de harpas, repicar de sinos, fogos multicoloridos e novidades eletrônicas, dessas que hoje ornamentam os centros comerciais da cidade.
Nos meus natais não existiam esses apelos da mídia televisada, mas tão-somente aquela valsinha transmitida pelo rádio da sala:
Feliz Natal,
Feliz Ano Novo
São os votos 
de Coca-Cola!
Chegavam pelo correio alguns poucos, porém sinceros, cartões natalinos desejando boas festas. Minha mãe, com a sua invejável caligrafia de professora primária, respondia um a um com uma cartinha postada em envelopes comuns. No mais eram as visitas de gente simples, como nós, a desejar:
– Feliz Natal, dona Ilídia!
– Feliz Natal, seu Tonico!
A noite do Natal só era diferente, com relação às outras, na hora do deitar. Numa rua bucólica sem iluminação, nem muito menos calçamento e trânsito de veículos, nós podíamos brincar até meia hora antes da missa do galo, invariavelmente celebrada em frente à matriz da Torre; ainda conservando na sua fachada as lâmpadas da festa de Santa Luzia.
Os adultos colocavam suas cadeiras nas calçadas e lá ficavam a conversar sobre estórias passadas em outros natais, à espera que o sino da igreja começasse a chamar para a missa.
As crianças soltas de pés descalços brincavam de roda, de pega, de garrafão, barra-bandeira, boca-de-forno, ou simplesmente jogavam botão aproveitando a iluminação da frente das casas.
Vez por outra, dependendo da boa vontade dos adultos ou da animação da noite, nos levavam ao Sítio dos Valença, na Madalena, onde João e Raul Valença haviam montado o seu tradicional presépio… Havia também os pastoris, como o do SESI da Torre, com jornadas animadas e belas pastoras do encarnado e do azul.
Presente a tudo, Mariana, estava o meu “Papai Noel”, orgulhoso com o brinquedo que houvera confeccionado para seu filhinho, a levar-me pela mão às casas de alguns amigos e parentes. Nelas, sim, eu me fartava de doces e guloseimas bem próprias da época…
Que saudade dos pastéis de minha tia Nazareth…
O tempo passava e eu crescia com ele; daí não precisar das mãos seguras de Tonico – o meu “Papai Noel” – para adentrar-me em novos lares. Outras mesas, repletas de iguarias, estavam a minha espera nas casas de Joaquim Costa e Carminha Barreto Campello, das quais ainda hoje relembro com saudade.
Muitos natais se passaram Mariana…
Os cabelos brancos tomam conta de minha cabeça, o coração está sempre ameaçando a fazer sua parada derradeira; mais pareço com o “Papai Noel” da minha infância… A angústia existencial vem povoar minha solidão, nos meus pensamentos sonho com aqueles longínquos natais… Um tempo que se foi no qual, apesar da pobreza, eu era feliz e não sabia…
Mais do que nunca, é preciso sonhar Mariana! 

TURMA 61 - ARTIGO



ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
  • Definidos: o / a / os / as
  • Indefinidos: um / uns / uma / umas
Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "artigo".

1. Leia esta tira:

No 3º quadrinho, Miguelito opõe as expressões o amigo e um amigo.
a) Explique por que o garoto está triste, com base na diferença de sentido que os artigos oum provocam.
b) O que Miguelito quer dizer quando afirma que Mafalda “é igual às outras”?

2. Leia esta quadrinha:
Mandei fazer um barquinho 
Da casca do camarão 
O barquinho saiu pequeno 
Só coube meu coração. 
(Salatiel Silva, org. Ciranda de cantigas —Quadras. São Paulo: Ciranda Cultural.) 

a) Reconheça e classifique os artigos empregados na quadrinha
b) Que diferença de sentido existe entre um barquinho e o barquinho?

c) Identifique na quadrinha duas contrações do artigo e indique a palavra com a qual o artigo se contraiu.
d) De que tamanho é o coração do eu lírico da quadrinha? Por quê?

3. Identifique nas frases a seguir as palavras substantivadas pelo emprego de artigo.
a) A tartaruga tem um andar lento e cadenciado.
b) A noiva demorou para dizer o sim.
c) O azul dos teus olhos me chama para um mergulho.

Fonte: Português: Linguagens

APOSTO - 7º ANO

APOSTO
Aposto é o termo da oração que se refere a um substantivo, a um pronome ou a uma oração, para explicá-los, ampliá-los, resumi-los ou identificá-los.

“Nossa terra, o Brasil, carece de políticas sociais sérias”.

Entre o aposto e o termo a que ele se refere quase sempre há uma pausa, marcada na escrita pela vírgula, ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.

 1.     Titio, irmão de papai, chega hoje de São Paulo.
 2.     Tudo – alegrias, tristezas, preocupações – ficava estampado logo no seu rosto.
 3.     Duas coisas o encorajam, a fé e a confiança em si.
 4.     Cinema, rádio ,televisão, nada o divertia.
 5.     Tirou duas notas a saber: oito e nove.

Obs.: Quando o aposto especifica ou individualiza o termo a que se refere, geralmente não há pausa. Veja:

Àquela hora a Avenida Recife estava congestionada.

Exercícios:
Grife o aposto de cada frase abaixo, caso exista.
a)Zico, o galinho de Quintino, foi grande jogador.
b)Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes
c)Os filhos do capitão, Nerval, brincam todos os dias debaixo da minha janela.
d)Toureiro de verdade só há um, o Antônio Corajoso.
e)No mês de Janeiro faz muito calor no Rio.
f)O poeta, Casimiro, de Abreu morreu muito jovem.
g)Nunca se esqueceu de Castro Alves, o poeta dos escravos.
h)O velejador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
i)D. Pedro, príncipe regente, deu o grito de independência.
j)Os guerreiros venceram Zumbi, rei dos Palmares.
k)Os Beatles, famoso grupo de rock, se separaram.
l)Camões, grande escritor, escreveu também poemas líricos.
m)Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália.
n)Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
o)Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
p)São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
q)São Vicente, cidade do litoral paulista, é uma das cidades mais antigas do país.
r)Eduardo, o professor de Língua portuguesa, é um gato.
s)Matheus está perdidamente encantado com as luzes da cidade.

t)Paris, a cidade luz, nunca dorme.

turma - 83 - Um apólogo - Machado de Assis

Escola: IACS Semana:(36.ª) 21 a 25/11/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(36.ª)
21 a 25/11/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Verbos e números em textos informativos – P.176 a 178;
(  )Artigos – P. 188 ...;
(  )Atividades das pág. 196 a 201 – de 1 a 10;
(  )Atividades das pág. 208 a 213 – preposições a conjunções;
(  )Ortografia – pág. 214 a 222.
                                              Fim do livro!
(  )Livro: Um passo a mais – Ler até: 02/12/16;

*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016

( )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
()LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )LeR: “Exerça sua cidad.” P. 244 a 247–Todas;
(  )LeR: “Sou a mudança, por que não?” P. 257 a 266;
(  )Crase – conceitos e exercícios;
(  )Aposto – Pág. 252 e xerox.

*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016.
( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Substantivo em PPT – Conceitos;
(  )Substantivos exercícios: P. 231 a 235;
(  )Ler: “Os congas” – P. 236 a 237;
(  )Conto: “Um apólogo” – Interpretação;
(  )Figuras de linguagem – Conceitos e exerc.;
*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016



(  )PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.