Atividade de Língua Portuguesa sobre o texto Circuito Fechado de Ricardo Ramos de interpretação e compreensão de texto.
CIRCUITO FECHADO
c) Crônica.
2. É possível notar que o texto Circuito Fechado:
a) apresenta uma série de palavras soltas sem relação de sentido.
b) mostra como acontecem as ações do personagem durante o dia.
c) expõe uma sequência de palavras que se relacionam implicitamente.
d) revela um agrupamento de nomes de objetos necessários para trabalhar.
____________________________
4. Em sua opinião, por que o autor escolheu para seu texto o título “Circuito Fechado”?
____________________________
5. Qual palavra abaixo resume o tema central do texto?
a) O cotidiano.
b) O trabalho.
c) A correria.
d) A recordação.
b) Automatização.
c) Velocidade.
d) Persistência.
c) Xícara pequena
9. Localize no texto a sequência de palavras que indica o horário do almoço do personagem.
____________________________
10. No texto, cada palavra revela um comportamento do personagem. Conforme essas palavras, qual o seu maior hábito observado ao longo do dia?
____________________________
11. Localize uma palavra no texto para cada atividade diária do personagem.
a) Viagem:
____________________________
b) Vício:
____________________________
c) Observação de compromissos:
____________________________
d) Relacionamento:
____________________________
e) Descanso:
___________________________
f) Leitura pessoal:
____________________________
12. O texto “Circuito Fechado” tem a função social de:
a) incentivar a realização de atividades sociais, profissionais e culturais.
b) refletir sobre a vida e como nos comportamos na contemporaneidade.
c) mostrar a disseminação de valores essenciais às relações profissionais.
d) expressar sentimentos, valores e emoções para os leitores sem tempo.