11/05/2014
Resumo do livro: ANA TERRA
Autor: Érico Veríssimo
Resumo do livro: ANA TERRA
Ana Terra era uma moça que morava com sua família em um
sítio muito longe da cidade e tinha uma vida sofrida, e a única coisa que Ana e
sua família faziam era trabalhar. Embora Ana tinha o desejo de abraçar e beijar
algum homem.
O princípio de seu desejo veio com a chegada do índio
Pedro Missioneiro, e que lentamente foi crescendo na sua condição de macho: uma
cara moça e trigueira, de maçãs salientes. Ana, quando o via sentia uma coisa
que não podia explicar: um mal-estar sem nome, mistura de acanhamento, nojo e
fascinação.
Em sua singeleza, atraía-se pelo estranho, confirmando-se
como aquela mulher desejável que enxergara no fundo das águas. Entregar-se
àquele desconhecido foi um passo tão natural como o suceder das estações
naqueles ermos.
Antes, arriscou um jogo delicioso de avanços e recuos,
sabendo que, quisesse ou não quisesse, agindo a favor ou contra a lei paterna,
seria daquele homem. E, numa tarde, considerou-se pronta, e o desejo palpitava
em todas as sua artérias; encaminhou-se para a barraca do índio, o reino de
Pedro Missioneiro. E lá aconteceu algo que Ana queria.
Os dias seguintes foram de medo, pânico misturado à
vergonha e depois disso, logo soube que estava grávida, e o isso tornou-se um
espaço de lágrimas. Carregou o segredo o quanto pôde, mas um dia, não se
contendo mais, revelou tudo à mãe. Dona Henriqueta nem teve tempo de
consolá-la: e o pai declarou já saber de tudo e foi como se um trovão cortasse
os céus. Nada mais poderia ser feito: cumprindo um código ancestral, ele
convocou os dois filhos, e esses mataram Pedro Missioneiro. Sabia que sua vida
naquela casa dali por diante seria um inferno.
De um instante para outro tornou-se invisível aos olhos
do Pai, transfigurando-se numa entidade pecadora. Simbolicamente expulsa de sua
casa, procurou fazer-se pequena, para que sua pequenez diminuísse a dor da
culpa; tratava-se, porém, de uma culpa mais aceita do que entendida. Logo
aconteceu o nascimento do filho de Ana Terra e, Dona Henriqueta assistiu-a,
cortando o cordão umbilical do menino Pedro.
Mesmo assim, os pais e irmãos não tomaram conhecimento do
novo ser que habitaria o rancho. Contra toda as possibilidades, Pedrinho
cresceu, e a vida seguiu seu rumo. Os irmãos casaram-se, e, para Ana, cada dia
era a repetição do dia anterior.
Depois disso, sua mãe morreu, de nó nas tripas, mas esta
morte não abalou muito à Ana. Então vieram vários castelhanos, assassinando,
incendiando, violando. Ana mandou a esposa de seu irmão e as duas crianças irem
se esconder no mato, e fingindo ser a única mulher da casa, imola-se
voluntariamente à sanha dos bandidos. Foi estuprada várias vezes, e ao acordar
de seu desfalecimento, encontrou um quadro de horrores: o pai, o irmão Antônio,
os escravos, todos estavam mortos no meio da casa já destruída.
Ana entendia naquele momento que estava liberta de sua
mancha original, e pela forma mais bárbara e purificadora. Nada lhe fora
poupado em sofrimento, e pelo sofrimento reconciliava-se com a vida. Numa
exaltação próxima a uma feroz alegria, aceitou o convite de um forasteiro para
ir formar o núcleo inicial de uma nova vida, e uma longa viagem a levou para um
planalto. Lá ela construiu uma casa, morando com seu filho, que logo teve que
ir para uma guerra contra os castelhanos. Voltando da guerra vivo, casou-se com
uma moça, teve um filho e logo teve que voltar para a guerra, com o compromisso
de voltar vivo, pois agora ele tinha uma mulher e um filho para cuidar.
TRABALHO A PARTIR DO LIVRO DA ANA TERRA
TRABALHO A PARTIR DO LIVRO DA ANA TERRA
1-
Quem era
Marciano Bezerra?
2-
Qual a
contribuição que Maneco Terra dá para enriquecer a história?
3-
De onde vieram
os Terras, antes de chegar na estância retirada de Rio Pardo?
4-
De que material
era feito o cabo é a bainha do punhal de Pedro Missioneiro?
5-
Quem era Ana
Terra antes de conhecer o Pedro?
6-
Quem era Ana
Terra depois que conheceu Pedro Terra?
7-
Onde e de onde
apareceu Pedro Missioneiro?
8-
O que Pedro
Terra foi pedir para Chico Amaral antes de ir para a sua segunda guerra?
9-
O que fez Ana
Terra quando viu o índio desmaiado?
10- Por que Pedro chamava-se missioneiro?
11- Por que Pedro Terra devia de ir à guerra?
12- O que Ana Terra fazia no povoado de Santa fé?
13- Que língua Pedro falava?
14- Descreva a saída de Ana da estância, após o ataque
dos castelhanos.
15- De que morreu Lucinha?
16- Qual era o grande sonho de Maneco Terra?
17- Qual era o sonho de Pedro missioneiro?
18- Como e quando Ana Terra e Rafael Pinto Bandeira se
conheceram?
19- Quem era Orácio?
20- Qual foi a reação do pai da Ana Terra, quando soube
de sua gravidez?
21- Onde enterraram Pedro Missioneiro?
22- Quais foram os objetos que Ana Terra levou consigo
quando foi para as terras do Ricardo Amaral?
23- Que sentimentos nutria Ana Terra pelo índio?
24- Quem era Eulália?
25- Quem era Henriqueta?
26- Quem era Ana Terra psicologicamente?
27- O que fez Maneco Terra logo que recebeu o índio em
sua casa?
28- O que Ana Terra fazia em Santa fé?
29- Explique com palavras inteligentes: por que o livro se chama Ana Terra.
30- Quem era Antônio?
31- Quem era Horácio?
32- Descreva o ataque dos castelhanos.
33- Que fenômeno ocorria sempre que acontecia ou estava
para acontecer algo com Ana Terra?
34- Há três elementos perduram toda a vida da personagem
principal. Cite-os.
35- Quem era Rosa?
36- Por que Ana na se escondeu com Eulália, Pedrinho e
Rosa, quando do ataque dos castelhanos?
37- Qual foi o objeto que Pedrinho mantinha consigo e
que herdara do pai?
38- De que a mãe de Ana Terra morreu?
39- Quais eram pessoas que não eram vítimas de
preconceitos, nas linhas que entremearam
as cenas deste romance?
40- Maneco Terra dizia que os índios eram “bichos
traiçoeiros”. A afirmação é verdadeira?
41- Qual era o “ofício” de Pedro Missioneiro?
42- Que animal selvagem é sagrado segundo a crença de
Pedro Missioneiro?
43- Antônio Terra voltou com a carreta de Rio Pardo e
trouxe junto... (complete).
44- Pedro Missioneiro em uma noite de lua cheia, contou
pra toda família Terra, que estavam apreciando a noite, após o jantar, a
história, a lenda ... (complete).
45- Ana Terra sentiu o verão mais do que ninguém, viveu
momentos angustiantes, de estrema solidão, de amar, de ser amada, de
"viver" os prazeres da vida. Para isso, ela encontrou como “saída”...
(complete).
46- Ana Terra engravidou-se de Pedro Missioneiro. Porém
o grande “problema” foi... porque...(complete).
47- Antônio e Horácio voltaram da missão, de fazer
desaparecer Pedro Missioneiro. Ana concluiu que ... (complete).
48- Ana Terra não teve pena quando sua mãe morreu, não
chorou e estava até alegre. Por quê?
49- Ana Terra foi exemplo de guerreira, batalhadora, de
mulher valente. Superou grandes obstáculos. O que mais enfrentou Ana Terra, em
Santa Fé?
50- Trace um paralelo entre a ficção e realidade da obra
no contexto Rio Grande do Sul.
51- EXPLIQUE A IMAGEM ABAIXO:
Planos de aula ROSA ELSA
Planos
de aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
|
Semana:
2.ª MAIO/14
|
Professor: Elemar Gomes
|
LEITURAS:
Ø 9.º ANO: “ANA TERRA” – ATÉ:15/05/2014
– 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
ANO: NONO
|
TURMA: 92
|
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
|
CONTEÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
1.
TRABALHO SOBRE O LIVRO: ANA
TERRA –
A.
DEBATE;
B.
QUESTÕES
2.
REAVALIAÇÃO
TRIMESTRAL SOBRE:
![]() ![]() ![]() ![]() |
4
|
-
CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM,
IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO
AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU
SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO
CRÍTICA.
|
ANO: QUARTO
|
TURMA: 41
|
CURRÍCULO
|
CONTÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
Ø ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA –
PENSAR NO LÚDICO
|
4
|
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,
BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR,
DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...
|
Planos de aula THEÓPHILO SAUER
Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
|
Semana:
2.ª MAIO/14
|
Professor: Elemar Gomes
|
Ø
9.º ANO(91,92 e 93): “ANA
TERRA” – ATÉ:30/05/2014 – 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
SÉRIE: NONA
|
Turma: 91
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø ESTUDO SOBRE COESÃO E COERÊNCIA:
Ø CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS 2;
Ø TRABALHO – AVALIAÇÃO;
Ø CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø EXERCÍCIOS 1;
Ø EXERCÍCIOS 2;
Ø TRABALHO FINAL.
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais
e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas
informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SÉTIMA
|
Turma: 92
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø ESTUDO SOBRE COESÃO E COERÊNCIA:
Ø CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS 2;
Ø TRABALHO – AVALIAÇÃO;
Ø CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø EXERCÍCIOS 1;
Ø EXERCÍCIOS 2;
TRABALHO
FINAL.
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SEXTA
|
Turma: 93
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø EXERCÍCIOS 1;
Ø EXERCÍCIOS 2;
![]() |
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
Assinar:
Postagens (Atom)