2 de mar. de 2015
AULAS DA SEMANA - 02 A 06/MAR/15 - LÍNGUA PORTUGUESA
- Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2015
Escola: IACS
|
Semana:
02 a 06/FEV (4.ª)
|
Professor: Elemar
Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Aula expositiva sobre “Onomatopeia” e “aliteração”;
- Tarefa de casa: Criar em uma folha de desenho, quatro exemplos de “onomatopeia” e uma história em quadrinhos que tenham exemplos de “linguagem verbal e não verbal”.
- Aula de Leitura(SETAS 30’): Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve trazer de casa o (um)
livro de leitura.
- Aula expositiva: “Linguagem verbal e não verbal”: Passarei um resumo
do assunto no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Após farei a
explicação oral do assunto.
- Exercícios de fixação: Irei passar no quadro alguns exercícios e atividades para que os
alunos possam fixar os conteúdos estudados até aqui.
- Produção textual: Cada aluno
irá produzir um texto sobre um assunto proposto em sala.
- Leitura
silenciosa do texto “Calvin e Haroldo”: Os alunos deverão
ler silenciosamente o texto “Calvin e Haroldo”, que se no livro didático,
página 19. Após, devem responder as perguntas sugeridas pelo livro, nas páginas 20 e 21.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história
ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,
72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
-
Leitura oral e silenciosa: Os
alunos deverão ler silenciosamente o texto “O Diário da Misteriosa Menina”,
que se encontra na página 17 do livro didático. Após a leitura inicial, irei
escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta.
-
Compreensão do texto:
Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro
didático, nas páginas 18 e 19. Após, iremos fazer juntos, a correção
- Pronome e Coesão textual:
Será solicitado que os alunos leiam o resumo apresentado pelo livro, sobre
esse assunto, na página 20.
-
Leitura e interpretação:
Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 21,
22 e 23; “O Diário”.
-
Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as
perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 24 e 25.
-
Produção Textual: Os alunos
deverão realizar a produção textual sugerida pelo livro didático, na página
25. Para entregar.
-
Empregos dos Pronomes: Aula
expositiva, com slides contendo a definição e exemplos de cada pronome –
pessoais e possessivos. Explicações orais. Leitura e discussão sobre a
definição do assunto, apresentada no livro, nas páginas 26, 27 e 28. Realizar
as atividades propostas nas páginas 29, 30 e 31.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: -
Avaliar o título, as rimas, se as palavras solicitadas foram usadas, se o
texto foi passado para o caderno, a criatividade e a apresentação para a
turma.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Revisão – “Sujeito e predicado”: Será revisado com os
alunos o conteúdo estudado no ano passado, “Sujeito e predicado”. Explicações
orais sobre o assunto.
- Revisão Morfossintática:
Leitura silenciosa e
oral da definição do assunto, apresentado no livro didático, página 21.
Explicações orais sobre o assunto. Realizar as atividades das páginas 22, 23
e 24. Correção das atividades do livro didático.
- Leitura silenciosa e oral: Os alunos serão
orientados a lerem silenciosamente o texto apresentado no livro didático, nas
páginas 25, 26 e 27.
- Interpretação de texto: Coletivamente
faremos um debate sobre o tema abordado pelo texto que foi lido. Após o
debate, deverão realizar as atividades propostas nas páginas 28 e 29.
Correção das atividades realizadas.
- Produção textual: A turma deverá se
dividir em duplas e realizar a atividades proposta no livro, na página 30,
“Mapa Turístico”.
- Verbos: Ter – Haver - Existir: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, na página
31. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as atividades
propostas na página 32. Correção das atividades.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no
livro.
Realização dos
exercícios de fixação.
|
FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-ajudar-seu-filho-licao-casa-700436.shtml
PARTICIPAÇÃO
Como ajudar seu filho na hora da lição de casa?
Especialistas indicam como agir para contribuir com a aprendizagem de seu filho
Foto: Claudia Marianno
Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola? Acompanhando a lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar de seu filho, você consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. Assim, se perceber que as dúvidas estão se acumulando, você pode procurar a ajuda da escola.
Outra vantagem de saber o que seu filho está estudando é aproveitar para mostrar como tudo aquilo que ele está vendo na escola têm relação com o cotidiano. Como uma reportagem no telejornal sobre a seca, por exemplo. Se seu filho está estudado sobre os efeitos da falta d´água na agricultura, é um bom momento para comentar e deixar que ele fale o que sabe sobre o assunto. "Quando isso acontece, o aprender passa ser algo gostoso, estimulante. E quando a criança descobre o prazer de aprender o interesse pela escola aumenta", afirma a psicóloga Danila Secolim Coser.
Por isso, vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado.
Confira as dicas do que fazer antes, durante e depois da hora da lição compiladas de entrevistas com: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Todas as entrevistadas possuem pesquisas ou trabalhos acadêmicos sobre Lição de Casa.
Lição de casa é participação Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa. |
Outra vantagem de saber o que seu filho está estudando é aproveitar para mostrar como tudo aquilo que ele está vendo na escola têm relação com o cotidiano. Como uma reportagem no telejornal sobre a seca, por exemplo. Se seu filho está estudado sobre os efeitos da falta d´água na agricultura, é um bom momento para comentar e deixar que ele fale o que sabe sobre o assunto. "Quando isso acontece, o aprender passa ser algo gostoso, estimulante. E quando a criança descobre o prazer de aprender o interesse pela escola aumenta", afirma a psicóloga Danila Secolim Coser.
Por isso, vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado.
Você sabe ajudar seu filho na lição de casa? Descubra como você está participando dos deveres de casa de seu filho. |
26 de fev. de 2015
ESPECIAL DA TURMA 83 - LÍNGUA PORTUGUESA - IACS
Circuito Fechado
Muito
prazer. Por favor, quer ver o meu saldo? Acho que sim. Que bom telefonar, foi
ótimo, agora mesmo estava pensando em você. Puro, com gelo. Passe mais tarde,
ainda não fiz, não está pronto. Amanhã eu ligo, e digo alguma coisa. Guarde o
troco. Penso que sim. Este mês, não, fica para o outro. Desculpe, não me
lembrei. Veja logo a conta, sim? É uma pena, mas hoje não posso, tenho um
jantar. Vinte litros, da comum. Acho que não. Nas próximas férias, vou até lá,
de carro. Gosto mais assim, com azul. Bem, obrigado, e você? Feitas as contas,
estava errado. Creio que não. Já, pode levar. Ontem aquele calor, hoje
chovendo. Não filha, não é assim que se faz. Onde está minha camisa amarela? Às
vezes, só quando faz frio. Penso que não. Vamos indo, naquela base. Que é que
você tem? Se for preciso, dou um pulo aí. Amanhã eu telefono e marco, mas fica
logo combinado, quase certo. Sim, é um pessoal muito simpático. Foi por acaso,
uma coincidência. Não deixe de ver. Quanto mais quente melhor. Não, não é bem
assim. Morreu, coitado, faz dois meses. Você não reparou que é outra? Salve,
lindos pendões. Mas que esperança. Nem sim, nem não, muito pelo contrário. Como
é que que eu vou saber? Antes corto o cabelo, depois passo por lá. Certo. Pra
mim, chega. Espere, mais tarde nós vamos. Aí foi que ele disse, não foi no
princípio, quem ia advinhar? Deixe, vejo depois. Sim, durmo de lado, com uma
perna encolhida. O quê? É, quem diria. Acredito que sim. Boa tarde, como está o
senhor? Pague duas, a outra fica para o mês que vem. Oh, há quanto tempo! De
lata e bem gelada. Perdoe, não tenho miúdo. Estou com pressa. Como é que pode,
se eles não estudam? Só peço que não seja nada. Estou com fome. Não vejo a hora
de acabar isto, de sair. Já que você perdeu o fim-de-semana, pôr que não vai
pescar? É um chato, um perigo público. Foi há muito tempo. Tudo bem, tudo
legal? Gostei de ver. Acho que não, penso que não, creio que não. Acredito que
sim. Claro, fechei a porta e botei o carro par dentro. Vamos dormir? É, leia
que é bom. Ainda agosto e esse calor. Me acorde cedo amanhã, viu?
LÍNGUA
PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES – ACESSE:wwwaulasdaminhavida.com.br
Aula da Turma 83 - Língua portuguesa
TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia,
sabonete. Água. Escova, creme dental, água,
espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente,
toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis,
documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de
cigarros, caixa de fósforos. Jornal.
Mesa, cadeiras, xícara e pires,
prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo.
Bandeja, xícara pequena.
Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos,
bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios,
fotos, cigarro, fósforo, bloco de
papel, caneta, projetos de filmes, xícara,
cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres,
garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona,
papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio,
caneta e papel, relógio, papel, pasta,
cigarro, fósforo, papel e
caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara,
jornal, cigarro, fósforo, papel e
caneta. Carro. Maço de cigarros,
caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa,
cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental,
espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
TEXTO B: Vidinha Redonda - Kátia da
Costa Aguiar
Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebé, choro,
sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito,
pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio,
passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta.
Crescimento, desenvolvimento, pêlos
pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel,
desculpa, dissimulação. Faculdade,
trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela.
Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, sexo, esperma, óvulo, licença, parto.
TEXTO C: DONA DE CASA – CARINE VARGAS
Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda,
café, carro, escola,
carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface,
cebola,tomate. Carro,
casa,
cama, lençol, travesseiro,
colcha, roupa, lavanderia, máquina,
sabão, sala,
almofada,
pano, pó, cortina,
tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante,
toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos,
guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso.
Televisão, jornal,
filhos, tema, lanche, leite,
nescau,
pão, margarina,
banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol,
mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas,
agulha, linha, camisa, calça, ferro
de passar.
Janta,
marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha,
mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme
dental, cama,
beijo, durmam
com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho,
sabonete, água, toalha,
creme no corpo, camisola,
renda,
escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama,
marido, sexo, sono, boa noite,
Lua.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES
ACESSE OS TEXTOS EM: www.aulasdaminhavida.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)