03/08/2015
TIPOS DE FRASES
Tipos de Frases
Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente
captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por
exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase
"Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro,
a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que
aparentemente diz.
A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá
uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase
simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa,
indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir
como definidores do sentido das frases. Veja:
Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos
previsível, de acordo com o sentido que transmitem. São elas:
a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo
emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A
interrogação pode ser direta ou indireta.
Você aceita um copo de suco?
(Interrogação direta)
Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)
b) Frases Imperativas: ocorrem
quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo
imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.
Faça-o entrar no carro! (Afirmativa)
Não faça isso. (Negativa)
Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa)
c) Frases Exclamativas: nesse
tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação
ligeiramente prolongada.
Por Exemplo:
Que prova difícil!
É uma delícia esse bolo!
d) Frases Declarativas: ocorrem
quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma
coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.
Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa)
Ela não está em casa. (Negativa)
e) Frases Optativas: são usadas
para exprimir um desejo.
Por Exemplo:
Deus te acompanhe!
Bons ventos o levem!
De acordo com a construção, as frases classificam-se em:
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.
Exemplos:
Fogo!
Cuidado!
Belo serviço o seu!
Trabalho digno desse feirante.
Frase Verbal: é a frase construída com verbo.
Por Exemplo:
O sol ilumina a cidade e aquece os dias.
Os casais saíram para jantar.
A bola rolou escada abaixo.
29/07/2015
Planos de aula - 2015 - Semana:(21.ª) 03 a 07 DE AGO
- Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2015
Escola: IACS
|
Semana:(21.ª)
03 a 07 DE AGO
|
Professor: Elemar
Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
|
|
Ø
( )ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS. P.100 – 102.1-6;
Ø
( )LEITURA DO TEXTO: “MEXA-SE!” P.103. 1-3;
Ø
( )PRODUÇÃO TEXTUAL. P.104/105;
Ø
( )PRONOMES PESSOAIS/POSSESSIVOS E
TRATAMENTO. P.105/108;
Ø
( )LEITURA: “UMA JUVENTUDE SAUDÁVEL – P. 108
e 109. 1-3;
Ø
( )TONICIDADE E ACENTUAÇÃO. P. 110 – 112. 1-6;
Ø
( ) LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “BEM CARSON” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0; |
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história
ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,
72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( )LEITURA
E ANÁLISE DO TEXTO: “COMPRAR SEM PROBLEMA, PROBLEMA NO COMPRAR”. P.92 e 93. COMPREENSÃO
DO TEXTO: 1- 7. P.93/94;
Ø ( )ESTUDO DO VOCABULÁRIO. P.94;
Ø ( )LEITURA EXPRESSIVA. P.95
Ø
( )LEITURA CRÍTICA. P. 95;
Ø ( )PRODUÇÃO TEXTUAL: ENTREVISTA – P.95 – 1-5;
Ø ( ) ESTUDO SOBRE: FRASE E ORAÇÃO. P.96-100;
Ø ( )LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “DESCOBERTA
NA AMÉRICA” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0;
|
6
PERÍODOS
|
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas,
leituras e produção de textos
solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da
apresentação em classe.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( ) “MÚSICA EM TODOS OS TEMPOS” –P.110 - LEITURA
;
Ø ( ) COMPREENSÃO DO TEXTO. P.111 e 112. 1-3;
Ø
( ) ESTUDO VOCABULAR; LEITURA CRÍTICA E LEITURA COMPARATIVA. P.112 – 114. EXERCÍCIOS
Ø ( )06 E 07/08 – ENSAIO DO TEATRO: ROMEU E
JULIETA;
Ø ( )PRODUÇÃO TEXTUAL: FRASES CÉLEBRES – FAMOSAS
INSERIDAS NO TEXTO.
Ø ( )TEATRO: ROMEU E JULIETA.
APRESENTAÇÃO NO DIA: 13 E 14/08/2015;
Ø
( )LEITURA
DO LIVRO PARADIDÁTICO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no
livro.
Realização dos
exercícios de fixação.
|
13/07/2015
ENTRE OS LIVROS E O CINEMA
O que é melhor: o livro original ou a adaptação para o cinema?
02/07/2015 às 15:56 | Opinião
Cenas eternizadas do filme Psicose (1960). | Imagens de divulgação: © 1960 Paramount / mptvimages.com
As adaptações cinematográficas sempre foram alvos da revolta de fãs dos livros que as precederam. Há quem diga que um filme nunca irá superar a qualidade de uma obra literária. Um título em que senti esse desapontamento foi a versão cinematográfica de O Caçador de Pipas, livro sobre o qual já comentei aqui no blog. Fiquei com a impressão de que o caráter do protagonista mudou muito e empobreceu a obra. Então, saí pensando que deveria ser porque filmes não superam livros.
Para pesquisar o tema, voltei às décadas de 1950 e 1960 e revisitei a obra do grande cineasta Alfred Hitchcock (1899-1980), que produziu várias adaptações. A mais famosa se tornou o clássico Psicose (1960), baseado no livro homônimo de Robert Bloch (1917-1994). O cineasta acreditava que livros medianos podiam dar belíssimos filmes, enquanto obras-primas se tornavam filmes medíocres.
O livro de Robert Bloch (à esq.) deu origem ao filme mais famoso de Alfred Hitchcock. | Reprodução de capa e pôster originais em inglês.
Certa vez, em entrevista ao diretor francês François Truffaut, ele comentou sobre a impossibilidade de se adaptar obras como Crime e Castigo, do russo Fiódor Dostoiévski. “Jamais a deformaria. Não compreendo como alguém pode se apoderar da obra de outro que demorou anos e anos para escrevê-la e que é toda a sua vida”, afirmou, defendendo que um filme sério sobre tal livro deveria ter pelo menos 6 horas de duração! Apesar do exagero, penso que Hitchcock está correto ao enfatizar que não é possível comparar as obras nas duas linguagens.
Eu me lembro de que, quando ainda estagiava na antiga revista BRAVO!, dedicada à cultura, tive a oportunidade de conversar com o jornalista de cinema Rodrigo Salem. Foi ele quem me apontou que um filme não é a “materialização” de um livro e, sim, uma nova obra que toma como base o texto escrito. Concordo com ele.
Mas por que as pessoas têm essa sensação de que um é melhor do que o outro?
Rubens Rewald, professor de roteiro em audiovisual da Universidade de São Paulo (USP), diz: “Provavelmente esse julgamento tem a ver com a relação anterior que o indivíduo estabeleceu com o livro”. Para Rewald, a tendência é de que as pessoas gostem mais da primeira obra com a qual tiveram contato – seja um livro ou um filme. Seria uma dificuldade que nós leitores e espectadores temos de nos desvencilhar da ideia da história que formamos originalmente em nossa cabeça.
E, você, acredita que os livros são melhores que as adaptações? Quais experiências você já teve? Conte pra gente aqui nos comentários.
Até mais!
Anna Rachel
Anna Rachel
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/blogs/leitura/o-que-e-melhor-o-livro-original-ou-a-adaptacao-para-o-cinema/
08/07/2015
POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS
Português
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfMU9kTLGdMSFICiXBvdSJCOluDPLyeQM66uhpG5eRMjnbfwM3D0zVAqfCy6yULlN1HqjgvqsjkFqCQq6ww9U0j5sdtfr4EE-4lFFNoOuihj9ed_HRsFqJsyqPnf8SDsjQ2c45w8dC-RB6/s1600/estudando-letras-logotipo.png)
9
MOTIVOS PARA ESTUDAR PORTUGUÊS
1.
Ensina a se expressar bem
Só
estudando Português e treinando (muito) a leitura e a escrita que o seu filho
vai aprender a usar a língua da forma correta, tanto oralmente como ao
escrever.
E você
sabe: falar e escrever certo é essencial para conseguir passar em vestibulares,
concursos e conseguis bons empregos. Ou seja, já é um grande passo rumo a um
futuro brilhante!
2. Estimula o gosto pela leitura
Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de
adquirir cultura e até um ótimo passatempo. Passatempo? Sim, é isso mesmo! Só
quem já leu um grande romance, daqueles que a gente não consegue largar antes
do fim, sabe como ler é um ato prazeroso.
3. Aumenta o repertório
Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e,
com isso, adquirir cultura e aumentar o seu próprio repertório em qualquer
assunto. Se o seu filho se interessa por astronomia, por exemplo, vai ser muito
mais fácil ler e pesquisar sobre o assunto se ele estiver plenamente
alfabetizado e se souber interpretar textos.
4. Evita que "internetés" saia da internet
É inevitável. Ao usar a internet seu filho terá contato com o
"internetês" e suas abreviaturas (você = vc, beleza = blz) e versões
de palavras (aqui = aki). É preciso considerar o "internetês" como a
linguagem utilizada nos meios eletrônicos. Não force para que ele
"corrija" o que escreve neste ambiente. No entanto, o
"internetês" deve mesmo ficar restrito à internet, ambiente em que é
aceitável. Fora do computador, é preciso que seu filho saiba escrever
corretamente - e só um bom professor de Português é capaz de ensinar isso a
ele.
5. É essencial para estar bem informado
Hoje saber o que acontece na nossa cidade, no nosso país e no
mundo é essencial para compreendermos a realidade em que vivemos. Portanto,
estar bem informado é imprescindível quando se vai a uma entrevista de emprego,
por exemplo. E é a capacidade de ler e interpretar textos que nos proporciona isso.
E não estamos falando apenas de leitura! Para entender uma explicação sobre os
conflitos no Oriente Médio em um documentário na televisão também é essencial
entender a nossa língua!
6. É a sétima língua
mais falada no mundo
Fala-se muito que
aprender inglês e espanhol é essencial para os estudos e o trabalho hoje em
dia. E ninguém discorda disso, já que ambos estão entre as cinco línguas mais
faladas da Terra (a mais falada é o mandarim, no entanto). Mas o que muita
gente não sabe é que o português é a sétima língua mais falada no mundo, sendo
idioma oficial de mais seis países além de Brasil e Portugal.
São eles:
Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e
Príncipe. Um bom motivo para aprender - e bem - a nossa língua, não?
7. É a base para a compreensão das outras disciplinas
Saber Português é essencial para aprender Matemática.
Achou estranho? Pois pare para pensar: como o seu filho vai entender as
explicações do livro de Matemática se não estiver plenamente alfabetizado? O mesmo
acontece com Ciências, História, Geografia... Por isso, o Português é a base de
toda a vida escolar.
8. Desenvolve a imaginação
Quem lê uma história de ficção automaticamente está usando a
imaginação, afinal é impossível ler a descrição de uma praia, por exemplo, sem
imaginá-la. E isso ocorre não só com crianças. Adultos imaginam o tempo inteiro
quando estão lendo, muitas vezes sem nem perceber. Então, para incentivar o seu
filho a usar a imaginação e torná-lo uma criança mais criativa, nada melhor que
uma boa leitura!
9.
Treina a coordenação motora
Aprender
a escrever é uma atividade que, além de desenvolver o raciocínio, treina a
coordenação motora das crianças, já que elas aprendem a "desenhar"
letra por letra e depois a juntá-las, para assim formar palavras e textos.
Estudar a Língua Portuguesa é, portanto, importante também para desenvolver as
habilidades manuais das crianças.
PROFESSOR: ELEMAR GOMES
05/07/2015
AMANHÃ TEM PROVA DERECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - DEPOIS, É TEMPO DE DESCANSAR!
28/06/2015
ALUNO: _____________________ TURMA: 83 LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO TEXTUAL – TAREFA: LEIA TODAS AS FRASES ABAIXO, DESTAQUE DUAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E COLOQUE-AS EM SEU TEXTO DE OPINIÃO.
ALUNO:
_____________________ TURMA: 83
LÍNGUA
PORTUGUESA – PRODUÇÃO TEXTUAL –
TAREFA: LEIA TODAS AS FRASES ABAIXO, DESTAQUE DUAS QUE VOCÊ
MAIS GOSTOU E COLOQUE-AS EM SEU TEXTO DE OPINIÃO.
ETAPAS:
A) PRODUÇÃO DE UM
RASCUNHO;
B) REESCRITA – PASSAR A
LIMPO.
AUTORES E FRASES
CÉLEBRES
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Carlos Drummond
de Andrade
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Carlos Drummond de Andrade
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Eça de Queiróz
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Gustave Flaubert
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Jack London
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
J. D. Salinger
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Umberto Eco
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Victor Hugo
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Voltaire
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Fernando Sabino
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Mário Quintana
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Carlos Drummond de Andrade
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
(William Shakespeare, poeta, ator e dramaturgo inglês, 1564-1616)
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
(Sigmund Freud, neurologista
austríaco, fundador da Psicanálise, 1856-1939)
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
(Benjamim
Franklin, pseudônimo de Richard Saunders, cientista, inventor e diplomata
norte-americano, 1706-1790)
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
![*](file:///C:\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg)
Assinar:
Postagens (Atom)