![Resultado de imagem para MONTE BELO MG](https://i.ytimg.com/vi/EUNZM37tDjo/hqdefault.jpg)
![Imagem relacionada](https://imganuncios.mitula.net/terreno_minas_gerais_muzambinho_6570000466315115148.jpg)
![Resultado de imagem para CIDADE MONTE BELO MG](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5MbLmqpy_mYxFwf5EPjIN3Y6OOQG2n8rDZqFbeEqCcMJ5VBRLFtD015W_wqyXQASzAxJ2WR8p01h5OEi1SIzT5pcHW50zvlcvDUQl-S1fUljQRpBYE8jSQLi9rWijiFB0jbRcEPBEGH7t/s640/1052347_307889492733084_1477537813155645095_o.jpg)
![Resultado de imagem para CIDADE MONTE BELO MG](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4PNUxKRttiX1_rCLyaojBrTuWVn4Tk96oVY6BweHCLVoe2YpEGLpLw-yoPgdLwOB5EhWP90xLNo_CesSkaAJub7AKEf0m1GWnWN61010xvJ3ShH0ecqfRcrWUWLhPTcXVxifLRcWa7JW-/s640/20.jpg)
Semana: (3.ª) 02/03 a 04/03/2017
|
Professor:Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 61
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS DA SEMANA: Biografia e
diário
è ( )VÍDEOS - TUTANKAMON
è ( )Tipos de linguagem - p14 – 1
a 3;
è ( )CASA: Língua
e fala – 1 a 16 - p17 a 22.
è ( )PRODUÇÃO
DE TEXTO: BIOGRAFIA
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade linguística
e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e
Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS DA SEMANA: Fábula e
Poema
è ( )VÍDEOS
è ( )1- Texto e parágrafo – p12;
è ( )2- Enunciado e frase – p14;
è ( )3- Funções da linguagem – p17;
è ( )4- Função emotiva da linguagem – p19;
è ( )CASA: Língua
e fala – 1 a 16 - p17 a 22.
è ( )PRODUÇÃO
DE TEXTO: FÁBULA
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua materna
com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 83
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS DA SEMANA:
è ( )VÍDEOS;
è ( )CASA: LeR:
“O TESOURO DO BAOBÁ – SAHEL –P 14 a 18 – 1 a 10;
è ( )PRODUÇÃO
DE TEXTO: LENDA
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial). |
a) Ah, que coisa boa!
b) Tenho um pouco de medo...
c) Nós te amamos!
|
a) Você já tomou banho?
b) Mãe, vem cá!
c) Não perca esta promoção!
|
a) “... a lua era um desparrame de prata”. (Jorge Amado) | |
b) Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa. (Texto publicitário) | |
c) Se eu não vejo
a mulher que eu mais desejo nada que eu veja vale o que eu não vejo (Daniel Borges) |
Alô? Está me ouvindo?
|
Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)
|
Observações:
- Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.
- As funções para a linguagem foram bem caracterizadas em 1960, por um famoso linguista russo chamado Roman Jakobson, num célebre ensaio intitulado "Linguística e Poética".
|