Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens. Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. ... Google Books
03/05/2024
LEITURA DO TRIMESTRE - TURMAS 161 E 162 DO JOÃO DARCY E 161 DO PRINCESA ISABEL! - LÍNGUA PORTUGUESA
AULAS DA SEMANA: ELEMENTOS DA NARRATIVA - TURMAS: 161 e 162 do João Darcy e 161 do Princesa Isabel
CONTEÚDOS EXTRAÍDOS DO SITE: https://www.todamateria.com.br/elementos-da-narrativa/
Elementos da Narrativa
![Márcia Fernandes Márcia Fernandes](https://static.todamateria.com.br/img/autor/ma/rc/marcia-fernandes_72.jpg)
Os elementos da narrativa - enredo, narrador, personagens, tempo e espaço - são essenciais para fazer uma narração.
A narração é o relato de um fato ou de um acontecimento. Sem os elementos da narrativa na sua estrutura, a narração não existe, porque sem eles não conseguimos contar uma história.
Romance, novela, fábula e conto são exemplos de narrativa.
Enredo
Enredo é o conjunto de acontecimentos da narração. O enredo dá sequência a uma história, porque em torno dele se desenvolvem tudo o que acontece nela.
A principal característica do enredo é o conflito, que cria a tensão na narrativa.
As partes do enredo são:
- exposição (introdução);
- complicação (desenvolvimento);
- clímax, que é o momento de maior tensão;
- desfecho (conclusão).
Exemplo de enredo: Na história da Chapeuzinho Vermelho, o Lobo é o conflito. Ele engana a menina, depois faz se passar por ela para enganar a sua avó e devorá-la. Por fim, o Lobo faz se passar pela avó para devorar a menina também.
Narrador
Narrador é aquele que conta uma história. Ele é o principal elemento da estrutura de uma narrativa.
Também chamado de foco narrativo, representa a voz do texto. Dependendo de como atua na narração, o narrador pode ser classificado em:
- narrador personagem ou narrador primeira pessoa
- narrador observador ou narrador terceira pessoa
O NARRADOR PERSONAGEM participa da história como um personagem da narração. Ele pode ser o personagem secundário ou principal.
Se o texto tiver esse tipo de narrador, a história será narrada em 1ª pessoa do singular (eu) ou do plural (nós).
As variantes do narrador personagem são: narrador testemunha, quando narra acontecimentos em que participou, geralmente como personagem secundário, e narrador protagonista, quando é o personagem central.
O NARRADOR OBSERVADOR sabe tudo sobre a história, porque observa tudo e faz o relato daquilo que observa.
Diferente do narrador personagem, o narrador observador não participa da história. Esse tipo de narração é feita na 3ª pessoa do singular (ele, ela) ou plural (eles, elas).
As variantes do narrador observador são: narrador intruso, quando conversa com o leitor, expressando a sua opinião, e narrador parcial, quando se identifica com um personagem, dando-lhe mais destaque na narração.
Exemplo de narrador: O narrador personagem de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Essa história é narrada em primeira pessoa, por um defunto, que narra acontecimentos em que participou.
Personagens
Personagens são aqueles que atuam na narração, falando ou agindo.
De acordo com o papel que desempenham, os personagens são classificados em:
- protagonista, quando é o principal, ou seja, o mais importante;
- antagonista, quando se opõe ao protagonista;
- secundário, quando não tem muito destaque, ou seja, é menos importante.
Exemplo de personagens: Os personagens da história da Chapeuzinho Vermelho são a menina, que é a protagonista; o lobo, que é o antagonista; a avô e o caçador, que são os personagens secundários.
Tempo
Tempo é o período em que a história se passa, considerando a época, a duração, a ordem da narração.
De acordo com a ordem da narração, o tempo pode ser:
- cronológico, quando segue uma ordem natural dos acontecimentos - do início para o fim
- psicológico, quando não segue uma ordem natural dos acontecimentos e mistura passado, presente e futuro, podendo narrar do fim para o começo, por exemplo.
Exemplo de tempo: Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o tempo é psicológico, porque não segue uma ordem natural dos acontecimentos. A história começa com o enterro do narrador que, depois, narra a sua infância e juventude.
Espaço
Espaço é o local onde a narrativa se desenvolve. O espaço pode ser:
- físico, quando se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.) ou abertos (ruas, vilas, cidades, etc.).
- psicológico, quando não é revelado um espaço físico, mas sim, um ambiente caraterizado econômica ou moralmente.
Exemplo de espaço: Na história da Chapeuzinho Vermelho, os espaço físicos onde se passa a história são a floresta e a casa da avó.
PLANOS DE AULA - Semana: (11.ª/40) 06 a 10/05/
Semana: (11.ª/40) 06 a 10/05/2024 |
Professor:Elemar Gomes |
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma: 161 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
||||||||
AULAS DA SEMANA: è (
)PARTES DA NARRATIVA – p. 29; è (
)TIPOS DE PERSONAGENS – P. 30; è (
)TIPOS DE NARRADOR – P. 31; è ( )SEXTA: LEITURA
COLETIVA. MALALA (COM FICHA); è PROVA: 10/05/2024 PROVA DE RECUP.: 14/05/2024 |
|
6 PERÍODOS |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
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ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma:
162 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
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AULAS DA SEMANA: è (
)PARTES DA NARRATIVA – p. 29; è (
)TIPOS DE PERSONAGENS – P. 30; è (
)TIPOS DE NARRADOR – P. 31; è ( )SEXTA: LEITURA
COLETIVA. MALALA (COM FICHA); è PROVA: 10/05/2024 PROVA DE RECUP.: 14/05/2024 |
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6 Períodos |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua materna
com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13
PLANOS DE AULA - Semana: (11.ª/40) 06 a 10/05/2024
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOÃO DARCY
RHEINHEIMER
Planos de aula – 2024
Semana: (11.ª/40) 06 a 10/05/2024 |
Professor:Elemar Gomes |
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma: 161 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
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è (
)PARTES DA NARRATIVA – p. 29; è (
)TIPOS DE PERSONAGENS – P. 30; è (
)TIPOS DE NARRADOR – P. 31; è ( )SEXTA: LEITURA COLETIVA. MALALA (COM
FICHA); è PROVA: 10/05/2024 è PROVA DE
RECUP.: 14/05/2024 |
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6 PERÍODOS |
Objetivo Geral Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler
e escrever - habilitando-o à
utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita
ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da
referência do valor social e simbólico
da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a
interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o
outro. |
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ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma:
162 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
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AULAS DA SEMANA: è (
)PARTES DA NARRATIVA – p. 29; è (
)TIPOS DE PERSONAGENS – P. 30; è (
)TIPOS DE NARRADOR – P. 31; è ( )SEXTA: LEITURA
COLETIVA. MALALA (COM FICHA); è PROVA: 10/05/2024 PROVA DE RECUP.: 14/05/2024 |
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6 Períodos |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13