https://atividade.digital/ed/views/busca_atividades.php?q=L%C3%ADngua%20Portuguesa&s=6#google_vignette
AULA ESPECIAL
CLIQUE NA IMAGEM E ESCOLHA OS JOGOS
https://atividade.digital/ed/views/busca_atividades.php?q=L%C3%ADngua%20Portuguesa&s=6#google_vignette
AULA ESPECIAL
CLIQUE NA IMAGEM E ESCOLHA OS JOGOS
II.º TRIMESTRE – 2024 - Produção Textual n.º 1 - No caderno/matéria específico:
Produção textual – Gênero: Narrativa de aventura
Tarefa:
Construa um texto narrativo em que as palavras sorteadas estejam inseridas nele (texto).
Importante:
ü Título;
ü Mínimo de três parágrafos;
ü Criação – imaginação rica e interessante;
ü Pontuação e acentuação corretas;
ü Destacar as palavras sorteadas no contexto;
ü Coerência e coesão;
Exemplos de substantivos:
Homem
Deus
Escola
Bíblia
Língua portuguesa
Recreio
Pais
Fé
Pendrive
Música
Cinema
Televisão
e-mail
roupas
tênis
perfume
mulher
gato
amor;
casa;
felicidade;
livro;
arco-íris;
beija-flor;
malmequer;
passatempo;
segunda-feira;
aguardente;
fidalgo;
planalto;
vinagre;
algodão;
chuva;
folha;
pedra;
quilo;
açucareiro;
chuvada;
território;
jardinagem;
livraria;
mãe;
uva;
computador;
papagaio;
planeta;
Brasil;
Carnaval;
Flávia;
Nilo;
Serra da Mantiqueira;
arquipélago
cardume
constelação
pomar
rebanho
mesa;
chuva;
Felipe;
cachorro;
samambaia;
amor;
calor;
beleza;
pobreza;
crescimento;
o estudante / a estudante;
o jovem / a jovem;
o artista / a artista;
a vítima;
a pessoa;
a criança;
o gênio;
o indivíduo;
a baleia;
o besouro;
o crocodilo;
a formiga;
a mosca;
o personagem / a personagem;
o sabiá / a sabiá;
a dinamite;
a sentinela;
o champanha;
o apêndice;
o guaraná;
o lápis / os lápis;
o tórax / os tórax;
Igrejinha(cidade)
Dinheiro
Sucesso
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA ISABEL
Planos de aula – 2024
Semana: (15ª/40) 03 a 07/06/2024 |
Professor:Elemar Gomes |
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma: 161 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
||||||||
AULAS DA SEMANA: è ( )PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRATIVA DE AVENTURA è ( )SEXTA: LEITURA COLETIVA.
MALALA (COM FICHA); ESTAMOS NO IIº TRIMESTRE/24 |
|
6 PERÍODOS |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
||||||||
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma:
162 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
||||||||
AULAS DA SEMANA: è ( )PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRATIVA DE AVENTURA è ( )SEXTA: LEITURA COLETIVA.
MALALA (COM FICHA); ESTAMOS NO IIº TRIMESTRE/24 |
|
6 Períodos |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua materna
com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13
Semana: (15.ª/40) 03/ a 07/06/2024 |
Professor:Elemar Gomes |
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma: 161 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
||||||||||||||||||||
è ( )PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRATIVA
DE AVENTURA è ( )SEXTA: LEITURA COLETIVA. MALALA (COM FICHA); è ESTAMOS NO IIº TRIMESTRE/24 |
|
6 PERÍODOS |
Objetivo Geral Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler
e escrever - habilitando-o à
utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita
ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da
referência do valor social e simbólico
da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a
interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o
outro. |
||||||||||||||||||||
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS |
ESSA SEMANA TEM: |
Turma: 162 |
Disciplina: PORTUGUÊS |
||||||||||||||||||||
AULAS DA SEMANA: è ( )PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRATIVA
DE AVENTURA è ( )SEXTA: LEITURA COLETIVA.
MALALA (COM FICHA); ESTAMOS NO IIº TRIMESTRE/24 |
|
6 Períodos |
Objetivo Geral Desenvolver a competência
linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro. |
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13