30 de out. de 2016

ESPECIAL PARA ATURMA 61 - Infinitivo, Gerúndio e Particípio

Infinitivo, Gerúndio e Particípio


infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”). Desse modo, o valor temporal e modal dessas formas só pode ser apreendido pelo contexto em que elas vêm inseridas.

• Infinitivo:

infinitivo indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, aproximando-se da função substantiva (é o infinitivo que “dá nome” à ação, e é por isso que, no dicionário, é na forma infinitiva que localizamos os verbos). Ex:

Preservar a natureza é fundamental

Pode ser identificado pelas suas terminações, que indicam as três conjugações verbais: 

1ª conjugação = -ar (amar, cantar, falar)
2ª conjugação = -er (escrever, comer, ver)
3ª conjugação = -ir (dormir, partir, vir)
• Gerúndio:

gerúndio, conhecido pela sua terminação em –ndo, indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado, e desempenha funções que se assemelham às de um advérbio ou adjetivo. Ex.:

O menino quebrou a perna jogando bola.
A menina, chorando, devolveu a boneca.
 Particípio:

particípio, identificado, quando regular, pelas terminações –ado (1ª conjugação) e –ido (2ª e 3ª conjugações), apresenta o resultado do processo verbal, indicando uma ação já realizada, finalizada. Além disso, pode acumular as características de verbo e adjetivo.

particípio desempenha importante papel no sistema verbal, pois, por meio dele, são formados tempos verbais compostos que exprimem o aspecto conclusivo.

Maria, coitadinha, tem provado das mazelas da vida.
VERBOS - EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - 6º ANO
  O jogo

 O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.


1) Sobre o que o texto trata?
2) Qual foi o placar do jogo?
3) Onde aconteceu o jogo?
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
5) Em que tempo verbal o texto está?
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.

7) Leia o trecho abaixo, que apareceu na reportagem de uma revista:
“Lá a boneca de pano de Narizinho, uma menina que vive no sítio com a avó, Dona Benta, ganha vida”.

a) Sublinhe os verbos.
b) Em que tempo verbal esse trecho está escrito?
c) Reescreva a frase, colocando os verbos no pretérito imperfeito.

8) Complete:
Ontem, o avião do Carlos ................... (chegar) no aeroporto, mas
como não ...................(ver) os seus pais, ...................... (decidir)
ligar para casa. Ninguém ...................... (atender). No entanto, não
...................(ter) que esperar muito. Eles ...................(chegar)
cinco minutos depois e quando .......................... (ver) o seu filho
................. (ficar) felizes, pois ...................(poder) abraçá-lo
imediatamente.
Depois, Carlos..............(entregar) as lembranças que
................(comprar) em Portugal. Ele ................... (fazer) muitos
amigos lá. O Carlos ..................... (ir) fazer um curso de engenharia,
mas também ....................... (ter) tempo de fazer alguns passeios.
Ele....................(querer) visitar Coimbra, mas não ................
(poder). Junto com uns colegas ........... (estar) nas praias do
Algarve.
Ele.....................(pôr) muitas expectativas nessa viagem.
.....................(vir) carregado de novas experiências.
...............(ser), para ele, uma viagem única e inesquecível.
Há quinze dias eu (vir)................a Buenos Aires visitar minha
família.
Sexta-feira passada, (ir)....................preparar camarões com
pimenta verde à casa de minha tia Marlene.
(limpar)...................os camarões, (fazer)....................um corte
longitudinal nas costas para retirar o intestino e (salgar)
..................... . (colocar).................. os tomates em uma panelinha
com água, (ferver) ............... durante três minutos e assim (poder)
....................retirar a pele facilmente. (ter) .................. que cortar
ao meio para retirar as sementes. (pôr) ................ na frigideira óleo,
meia cebola picada e um dente de alho picado fino, (refogar)
................... rapidamente. (acrescentar) ................. os camarões,
(adicionar).................um cálice de vinho branco e duas
colherezinhas de pimenta verde. (acrescentar) ................ quatro
tomates e salsinha picada. Esse prato (estar) ................. pronto em
uma hora.
Minha tia (ver) ................ tudo aquilo espantada. Na verdade, eu
(esta) ................., naquele momento, com um pouco de medo, mas
a experiência (ser) ............... interessante.
9)Preencha os espaços em branco com as palavras dadas.
contratarão contrataram disputarão jogarão jogaram jogaram jogarem serão
a) Ontem, os alunos da minha equipe ............. bem.
b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma .................... a taça final.
c) terão de estar muito concentrados para ......................... bem.
d) Caso contrário, os desafios .................. inglórios.
e) Os clubes portugueses .......................... muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco .......................muitos mais.
g) No Algarve foram sobretudo os turistas que ................... bem no golfe.
h) Com o tempo e a prática, os portugueses .................. tão bem como eles.

10) Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente os verbos
nele encontrados.
“Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava
brotando. Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias
depois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar
um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha
cresce e vai abrindo folhas novas.” (Rubem Braga)
1ª conjugação:
2ª conjugação:
3ª conjugação:

11) Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:
a) Espere ( ) um pouco, garoto.
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!
12) Destaque as formas verbais das frases abaixo, indicando-lhes as flexões:
a) Colhíamos as flores sempre à tardinha.
b) Por que ficaste pouco na festa?
c) Não tenhais medo.
d) Torço para que os jovens fujam das drogas.
e) Era certo que não defenderiam injustiças.
f) Quando partires, ficaremos com saudade.
g) Regresse logo, por favor.

13) Dê o infinitivo das formas verbais em negrito nas frases abaixo, em seguida escreva se indica ação, estado ou fenômeno da natureza:
a) Espero que hajam feito boa viagem.
b) Ajam com cautela.
c) Todos críamos em fantasmas!
d) Criamos muitas expectativas em torno disso.
e) Contem isso direitinho, crianças.
f) Esses livros contêm histórias interessantes.

g) É impossível que sintamos mais frio
ACESSE: AULAS DA MINHA VIDA 


INFORME-SE DAS AULAS DA SEMANA !

Resultado de imagem para POSITIVO


BELEZA!

RECADINHOS PARA A PROVA - TURMA: 83

  AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes
CONTEÚDOS – DA PROVA A – IV.º BIM/2016
Resultado de imagem para aluno estudando provaTurma: 83
DATA DA PROVA A
CONTEÚDOS
04/11/2016
è Ler e analisar o texto: “E agora José” – de Carlos Drummond de Andrade – 3;
è Verbos: Anômalos, Defectivos e Abundantes – 1;
è Colocação pronominal – 1;
è Sinais de pontuação: Vírgula – 1;
è Tipos de textos - 1;
è Acentuação - 2;
è Tipos de discursos – 1.
è Observações:
Plantão de dúvidas - Aula de reforço: 04/11/2016 – às 09h50min
Está tudo explicadinho no site:
www.aulasdaminhavida.com.br
TIPO DE AVALIAÇÃO
PROVA BIMESTRAL
ONDE ESTUDAR?
NO LIVRO DIDÁTICO,  SITE, CADERNO DA DISCIPLINA E EM UMA BOA GRAMÁTICA.
DICA DO PROFESSOR
Aproveite e estude de verdade! Surpreenda a todos com seu grande potencial! Capriche!

Texto da Prova A - Turma: 83

E agora, JOSÉ?

Resultado de imagem para e agora josé
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão 
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais!
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Carlos Drummond de Andrade

Turma 83 - E agora José - Carlos Drummond de Andrade

TURMAS 71 - 72 - 73 - PAPOS - Luis Fernando Verissimo

ACESSE: AULAS DA MINHA VIDA 


INFORME-SE DAS AULAS DA SEMANA !

Resultado de imagem para POSITIVO


BELEZA!

TEXTO DA PROVA A - TURMAS 71; 72 E 73

  AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes
CONTEÚDOS – DA PROVA A – IV.º BIM/2016
Resultado de imagem para aluno estudando provaTurma: 71/72/73
DATA DA PROVA A
CONTEÚDOS
04/11/2016
è Ler e analisar o texto: “Papos - Me disseram... - Disseram-me. -...” de Luis Fernando Verissimo – 3;
è O que é cultura? – 1;
è Pred. verbal e nominal – 1;
è Pontuação: vírgula – 1;
è Tipos de textos – 1;
è Acentuação - 2
è Vocativo – 1.
Observações:
Plantão de dúvidas-Aula de reforço:
T71 e T72: 03/11/2016 – às 13h15min e
T73: 03/11/2016 – às 08h45min
Está tudo explicadinho no site:
www.aulasdaminhavida.com.br
TIPO DE AVALIAÇÃO
PROVA BIMESTRAL
ONDE ESTUDAR?
NO LIVRO DIDÁTICO, CADERNO DA DISCIPLINA E EM UMA BOA GRAMÁTICA.
DICA DO PROFESSOR
Aproveite e estude de verdade! Surpreenda a todos com seu grande potencial! Capriche!

Luis Fernando Verissimo: Papos - Me disseram... - Disseram-me. -...

Resultado de imagem para PAPOS LUISFERNANDO VERISSIMO
Papos
- Me disseram...
- Disseram-me.
- Hein?
- O correto e "disseram-me". Não "me disseram".
- Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê?
- Digo-te que você...
- O "te" e o "você" não combinam.
- Lhe digo?
- Também não. O que você ia me dizer?
- Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a
cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
- Partir-te a cara.
- Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
- É para o seu bem.
- Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender.
Mais uma correção e eu...
- O quê?
- O mato.
- Que mato?
- Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
- Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo e elitismo!
- Se você prefere falar errado...
- Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou
entenderem-me?
- No caso... não sei.
- Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
- Esquece.
- Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou
"esqueça"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não
sabes-o.
- Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
- Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso
mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
- Por que?
- Porque, com todo este papo, esqueci-lo.
Luis Fernando Verissimo

TURMAS: 61 - A BOLA - Luís Fernando Veríssimo

TEXTO DA PROVA: TURMA 61

Resultado de imagem para aluno estudando prova

 AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes

CONTEÚDOS – DA PROVA A – IV.º BIM/2016

 Turma: 61

DATA DA PROVA A:  04/11/2016     
    
  CONTEÚDOS:
             Ler e analisar o texto: “A bola” de Luis Fernando Veríssimo - 3;
             Formas verbais: imperativo, gerúndio e particípio - 1;
             Frases verbais e nominais - 1;
             Sinais de pontuação: Vírgula-1;
             Substantivo e adjetivo – 1;
             Tipos de textos – 1;
             Acentuação – 2.

Observações:

Plantão de dúvidas-Aula de reforço: 03/11/2016 – às 14 horas

Está tudo explicadinho no site: www.aulasdaminhavida.com.br

TIPO DE AVALIAÇÃO     

PROVA BIMESTRAL      
 
ONDE ESTUDAR?            
NO LIVRO DIDÁTICO, CADERNO DA DISCIPLINA E EM UMA BOA GRAMÁTICA.

DICA DO PROFESSOR    
Aproveite e estude de verdade! Surpreenda a todos com seu grande potencial! Capriche!       

A BOLA
Luís Fernando Veríssimo



O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “ legal! “. Ou os que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
- Como é que liga?- Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem nenhuma instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O que?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola?
- Claro que é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garotinho agradeceu, disse “ Legal! “, de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado MONSTER BALL, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentava se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova ensaiou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.

O garoto disse “ legal “, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recuperar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boia ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

23 de out. de 2016

Escola: IACS Semana:(32.ª) 24 a 28/10/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(32.ª)
24 a 28/10/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:

(  ))Concluir o filme: Deus não está morto 2
(  )Abertura do cap. 4 – “É preciso saber escolher” – p.170 ...
(  )Jogos


( )PPT
( )XEROX
(  )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(  )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  ))Concluir o filme: Deus não está morto 2
(  )Leitura: Lenda do Rio Amazonas;
(  )CAULTURA DO CAMPO E ... P.207
(  )PRÓXIMA SEMANA: AS BOAS ALMAS –P213 ...;
(  )Jogos

( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Concluir o filme: “Parada Inesperada”
(  )Trabalho a partir do filme;
(  )UM SELO CONTRA O RACISMO – P.199.;
(  )Carta aberta à população – p. 204 ...;
(  ) Jogos –



(  )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.