Infinitivo, Gerúndio e Particípio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDKczT0eXxzT4aFWSJEi1pmVUpznLvCZtMu-gts6zcE820sDeRnVekbqDgI_LLAZ_icQpHkJQ5QBr3t6kccg6DDH0MbYoBujdCWsPuiWxLawT6yfqEzB6WOxGJueOD2AePTrXrnBfNNtg/s1600/gerundismo2.jpg)
O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”). Desse modo, o valor temporal e modal dessas formas só pode ser apreendido pelo contexto em que elas vêm inseridas.
• Infinitivo:
O infinitivo indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, aproximando-se da função substantiva (é o infinitivo que “dá nome” à ação, e é por isso que, no dicionário, é na forma infinitiva que localizamos os verbos). Ex:
Preservar a natureza é fundamental
Pode ser identificado pelas suas terminações, que indicam as três conjugações verbais:
1ª conjugação = -ar (amar, cantar, falar)
2ª conjugação = -er (escrever, comer, ver)
3ª conjugação = -ir (dormir, partir, vir)
• Gerúndio:
O gerúndio, conhecido pela sua terminação em –ndo, indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado, e desempenha funções que se assemelham às de um advérbio ou adjetivo. Ex.:
O menino quebrou a perna jogando bola.
A menina, chorando, devolveu a boneca.
Particípio:
O particípio, identificado, quando regular, pelas terminações –ado (1ª conjugação) e –ido (2ª e 3ª conjugações), apresenta o resultado do processo verbal, indicando uma ação já realizada, finalizada. Além disso, pode acumular as características de verbo e adjetivo.
O particípio desempenha importante papel no sistema verbal, pois, por meio dele, são formados tempos verbais compostos que exprimem o aspecto conclusivo.
Maria, coitadinha, tem provado das mazelas da vida.
VERBOS - EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES -
6º ANO
O jogo
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
1) Sobre o que o texto trata?
2) Qual foi o placar do jogo?
3) Onde aconteceu o jogo?
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
5) Em que tempo verbal o texto está?
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
1) Sobre o que o texto trata?
2) Qual foi o placar do jogo?
3) Onde aconteceu o jogo?
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
5) Em que tempo verbal o texto está?
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.
7) Leia o trecho abaixo, que apareceu na
reportagem de uma revista:
“Lá a boneca de pano de Narizinho, uma menina que
vive no sítio com a avó, Dona Benta, ganha vida”.
a) Sublinhe os verbos.
b) Em que tempo verbal esse trecho está escrito?
c) Reescreva a frase, colocando os verbos no pretérito imperfeito.
a) Sublinhe os verbos.
b) Em que tempo verbal esse trecho está escrito?
c) Reescreva a frase, colocando os verbos no pretérito imperfeito.
8) Complete:
Ontem, o avião do Carlos
................... (chegar) no aeroporto, mas
como não ...................(ver) os
seus pais, ...................... (decidir)
ligar para casa. Ninguém
...................... (atender). No entanto, não
...................(ter) que esperar
muito. Eles ...................(chegar)
cinco minutos depois e quando
.......................... (ver) o seu filho
................. (ficar) felizes,
pois ...................(poder) abraçá-lo
imediatamente.
Depois,
Carlos..............(entregar) as lembranças que
................(comprar) em
Portugal. Ele ................... (fazer) muitos
amigos lá. O Carlos
..................... (ir) fazer um curso de engenharia,
mas também .......................
(ter) tempo de fazer alguns passeios.
Ele....................(querer)
visitar Coimbra, mas não ................
(poder). Junto com uns colegas
........... (estar) nas praias do
Algarve.
Ele.....................(pôr) muitas
expectativas nessa viagem.
.....................(vir) carregado
de novas experiências.
...............(ser), para ele, uma
viagem única e inesquecível.
Há quinze dias eu
(vir)................a Buenos Aires visitar minha
família.
Sexta-feira passada,
(ir)....................preparar camarões com
pimenta verde à casa de minha tia
Marlene.
(limpar)...................os
camarões, (fazer)....................um corte
longitudinal nas costas para retirar
o intestino e (salgar)
..................... .
(colocar).................. os tomates em uma panelinha
com água, (ferver) ...............
durante três minutos e assim (poder)
....................retirar a pele
facilmente. (ter) .................. que cortar
ao meio para retirar as sementes.
(pôr) ................ na frigideira óleo,
meia cebola picada e um dente de alho
picado fino, (refogar)
................... rapidamente.
(acrescentar) ................. os camarões,
(adicionar).................um cálice
de vinho branco e duas
colherezinhas de pimenta verde.
(acrescentar) ................ quatro
tomates e salsinha picada. Esse prato
(estar) ................. pronto em
uma hora.
Minha tia (ver) ................ tudo
aquilo espantada. Na verdade, eu
(esta) ................., naquele
momento, com um pouco de medo, mas
a experiência (ser) ............... interessante.
9)Preencha os espaços em branco com as palavras
dadas.
contratarão contrataram disputarão
jogarão jogaram jogaram jogarem serão
a) Ontem, os alunos da minha equipe .............
bem.
b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma
.................... a taça final.
c) terão de estar muito concentrados para
......................... bem.
d) Caso contrário, os desafios ..................
inglórios.
e) Os clubes portugueses ..........................
muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem
convenientemente, dentro de pouco .......................muitos mais.
g) No Algarve foram sobretudo os turistas que
................... bem no golfe.
h) Com o tempo e a prática, os portugueses
.................. tão bem como eles.
10) Leia com atenção o texto
abaixo. A seguir, relacione adequadamente os verbos
nele encontrados.
“Na semana seguinte a empregada me
chamou a atenção: a castanha estava
brotando. Alguma coisa verde saía da
terra, em forma de concha. Dois ou três dias
depois acordei cedo, e vi que durante
a noite aquela coisa verde lançara para o ar
um caule com pequenas folhas. É
impressionante a rapidez com que essa plantinha
cresce e vai abrindo folhas novas.”
(Rubem Braga)
1ª conjugação:
2ª conjugação:
3ª conjugação:
11) Use I para Modo Indicativo,
II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:
a) Espere ( ) um pouco, garoto.
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem (
) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes
suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele,
resolvereis ( ) isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!
12) Destaque as formas verbais
das frases abaixo, indicando-lhes as flexões:
a) Colhíamos as flores sempre à
tardinha.
b) Por que ficaste pouco na festa?
c) Não tenhais medo.
d) Torço para que os jovens fujam das
drogas.
e) Era certo que não defenderiam
injustiças.
f) Quando partires, ficaremos com
saudade.
g) Regresse logo, por favor.
13)
Dê o infinitivo das formas verbais em negrito nas frases abaixo, em seguida
escreva se indica ação, estado ou fenômeno da natureza:
a) Espero que hajam feito boa viagem.
b) Ajam com cautela.
c)
Todos críamos em
fantasmas!
d) Criamos muitas expectativas em torno disso.
e) Contem isso direitinho, crianças.
f)
Esses livros contêm histórias
interessantes.
g) É impossível que sintamos mais frio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!