O Tempo e O Vento é a maior obra do escritor Érico Veríssimo. Ela conta a história da família Terra Cambará durante dois séculos, começando nas Missões e seguindo pelo século XX. Sob o ponto de vista desta família passa a história do Rio Grande do Sul e o drama de seu povo, na cidade fictícia de Santa Fé.
25/05/2014
LIVRO: ANA TERRA
PESSOAL DO ROSA ELSA -EIS O LINK PARA O LIVRO A SER LIDO: ANA TERRA - ÉRICO VERÍSSIMO
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ROSA ELSA -TURMA: 92
Planos de
aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
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Semana:
4.ª MAIO/14
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Professor: Elemar Gomes
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LEITURAS:
Ø ODISSÉIA DE ODISSEU – LER ATÉ
20 DE JUNHO DE 2014
ANO: NONO
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TURMA: 92
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DISCIPLINA:
PORTUGUÊS
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CONTEÚDOS
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PERÍODO
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OBJETIVOS
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TEATRO: ROMEU E JULIETA;
ENSAIOS DOS TEXTOS TEATRAIS: ROMEU E JULIETA – DIAS 28 E
29/05/2014
APRESENTAÇÕES DO TEATRO ROMEU E JULIETA – DIAS 04 E
05/06/2014
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4
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- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM,
IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO
AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU
SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO
CRÍTICA.
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ANO: QUARTO
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TURMA: 41
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CURRÍCULO
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CONTÚDOS
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PERÍODO
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OBJETIVOS
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Ø ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA – CONSTRUIR
DINÂMICAS
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4
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ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR, BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR,
CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR,
...
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INFORMÁTICA - ROSA ELSA
Escola: ROSA ELSA
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Semana: 2.ª MAIO/14
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Professor: Elemar
Gomes
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HORÁRIOS - CRONOGRAMA DA INFORMÁTICA – TARDE -
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HORÁRIOS
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SEGUNDAS
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QUARTAS
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SEXTAS
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13h10min – 14h05min
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TATIANA
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VERA
13h05min - 13h25min
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MARIÉLI
13h30min - 14h00min
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RENATA
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14h10min – 15h05min
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ANGELA
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ELIZANDRA
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LIANESE
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16h00min – 16h55min
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MURYEL
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DEISE
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LIMPEZA DA SALA
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PROF.ª
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ANO: CONTEÚDOS
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FONTES/SITES LINKS
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TATIANA
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ESTUDO OS NUMERAIS - SEQUÊNCIA
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ANGELA
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SITE 1: http://www.bebele.com.br/
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MURYEL
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CÁLCULOS MATEMÁTICOS
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VERA
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MARIÉLI
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ELIZANDRA
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DEISE
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RENATA
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LIANESE
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TEXTOS SELECIONADOS DA TURMA 181 DO THEÓPHILO SAUER
GALERA DA TURMA 181;
EIS ALGUNS TEXTOS MUITOS ESPECIAIS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA:
O Coveiro – Millôr
Fernandes
Ele foi cavando,
cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na
distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova
e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria
sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de
gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova,
desesperado.
A noite chegou. O barulho das corujas lhe faziam tremer de tanto medo.
-
Mas porque isso aconteceu comigo?- pensava ele.
O que
seria da família dele? E se ele nunca saísse dali? Essa e muitas outras
perguntas perturbavam sua mente fazendo-o pensar em toda sua vida. Ele estava
triste, pois era jovem e não queria morrer naquele momento. Mas, veio a sua
mente coisas lindas de seu passado, momentos que ele aproveitou e foi muito
feliz. Lembrou-se então, da chegada de seu filho, que lhe fora uma benção
divina. Pensou no seu casamento e disse:
- Não vou morrer aqui!
Então pegou a pá e continuou a
cavar, esperando encontrar alguma saída, túnel de esgoto, qualquer coisa que
lhe fosse útil. Depois de minutos, horas, nada achou.
Mas avistou na terra uma garrafa, correu até ela, pegou-a
e leu “Red Labbell Whisk”.
Então, como era tudo que lhe restava, bebeu. Bebeu ele
tanto que desmaiou caindo com o rosto em terra. Mas, no momento em que abriu os
olhos, encontrou-se na cama de sua casa.
AUTOR: JUAN ... (TURMA: 181 – ESCOLA THEÓPHILO
SAUER)
23/05/2014
21/05/2014
AULA ESPECIAL - SEXTA -THEÓPHILO SAUER
Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes - COMPORTAMENTO
Uma linda história de
amor... Com o celular
Aparelhos telefônicos são os companheiros inseparáveis da gurizada
Da Redação - 13/9/2012 - 09:30
Sapiranga - Acordar, estudar, comer, dar banda, viajar
na Internet, assistir TV e dormir, tudo isso com um companheiro inseparável:
ele, o celular! Quem nunca esqueceu o aparelhinho por um dia e passou o tempo
todo na angústia pensando nas milhares de mensagens e chamadas perdidas?
Praticamente sem vida social, às margens de todas as atualizações bombásticas?
OMG!!!! Não basta estar conectado e ter um telefone à mão, a gurizada quer se
manter onipresente.
No caso do estudante Felipe Rocha, 14
anos, a função já começa cedo, às 6 horas quando ele levanta para ir ao
colégio, e só vai parar na hora em que volta para a cama. Felipe é tão
ligadinho que já conseguiu mandar cerca de 4 mil mensagens em um mês - e isso
que nem estamos somando os recados nas redes sociais, que ele também acessa
pelo celular. Mas de onde tanto assunto? "Sempre tem, a gente faz muitas
amizades assim", conta, revelando que até já conheceu uma namorada por
troca de mensagens.
Felipe diz que deixa o celular ligado na hora de
dormir e confessa que não consegue ficar desconectado. Assim também é sua
colega Sarah Lopes, 15 anos, que tem uma média de 150 a 200 mensagens por dia –
haja bônus das operadoras de telefonia para manter tudo isso! "A pior
parte é quando acaba o crédito". Está achando que os dois amigos mandam
recados um para o outro? Bem capaz. O lance deles é fazer novas amizades.
"Conversar com pessoas que a gente não conhece é mais tri", diz Sarah
- até porque ela fica muuuito braba quando manda toda uma história para Felipe
e a única coisa que ele responde é um "mmm, legal!". "Não é por
mal, é que não tenho o que dizer e achei legal", se justifica o amigo. Mas
não há problema, é só ir puxar papo com outro que tudo se resolve. Desde que a
resposta venha rápido.
O pior é que essas novas amizades que eles procuram
às vezes ficam apenas no celular. Sarah e Felipe contam que tem a galera que
puxa papo, mas na rua nem cumprimenta e também quem exagera na sinceridade na
mensagem e pessoalmente nem abre o bico. Para a psicologa Andréia Reis, que faz
parte do Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP) de Novo Hamburgo, isso é até
normal para uma geração que se criou no meio tecnológico. "Eles aprenderam
a se comunicar através da tecnologia, então é muito mais fácil falar
assim".
Mas não dá pra passar os dias em função do celular,
né? É muito divertido, mas tem que saber manter um equilíbrio. "Ficar o
tempo todo ligado, deixando de fazer outras atividades, pode provocar
dificuldades de se relacionar de forma presencial, isolamento e por vezes a
criação de um mundo paralelo, virtual. Também há o tecnoestresse, causado pelo
uso excessivo da tecnologia, provocando dificuldade de concentração e
ansiedade". Sim, pode não parecer real, mas existe vida além do celular.
Go ahead!
Namoro e amizade nas teclas
Nessa de fazer tudo com o celular, rola até pedido
de namoro na jogada, como aconteceu com a estudante Manuela Bastos Cardoso, 13
anos, que recebeu uma mensagenzinha toda cheia de chamego com uma proposta. É
claro que ela não respondeu. "Ele nem teve coragem de vir falar
pessoalmente, se quisesse mesmo viria". O colega e amigo Felipe Rocha
tenta justificar a atitude do cara que fez o pedido. "É que homem tem que
se declarar pra essas coisas, daí se aperta. É mais fácil assim, se fosse olho
no olho seria mais difícil", afirma, defendendo a ala masculina. O colega
Lucas Trevizani, 15, concorda: "Às vezes dá certo". Para a
psicológica Andréia, o que os guris enxergam como problema - de achar
complicado fazer qualquer pedido pessoalmente - ocorre por causa do aumento de
independência, segurança e grau de exigência das gurias. "Isto vale para o
mundo adulto também, as mulheres estão tomando iniciativa, e os homens não
sabem lidar com isso".
A estudante Sarah Lopes diz que não recebeu ou fez
nenhum pedido de namoro, mas que já apelou para as mensagens para pedir
desculpas a uma amiga, antes que uma briga boba virasse coisa séria.
"Porque tu tens medo que pessoalmente acabe brigando, então resolver por
mensagem é mais fácil".
Só na mensagem
Felipe Rocha, Manuela Bastos Cardoso, Sarah Lopes e
Lucas Trevizani são colegas no 8o ano do Instituto Estadual Coronel Genuíno
Sampaio, de Sapiranga. Os quatro vivem com o celular grudado e confessam que
não saberiam viver sem o aparelho, que também tem um lugar especial no ladinho
da cama quando essa galera vai dormir. Só o Felipe já chegou a mandar 4 mil
mensagens em um mês. "E isso que nem tenho namorada." "É, ele
gasta mais trovando as gurias", brinca Sarah. A turma só não está com
celular na mão à mesa com a família e na hora de conversar com os pais.
"Senão eles só ficam reclamando."
Na escola não rola
Tudo muito legal, muito bonito ficar
mandando mensagem o dia inteiro, mas na sala de aula não rola, né? Na escola da
Sarah, da Manuela, do Felipe e do Lucas quem estiver mexendo no aparelho no
meio das explicações tem o telefone recolhido. Na primeira vez, pode pegar o
celular na diretoria na saída, mas se acontecer de novo só os pais podem
retirar, e não tem chorumelas. "A gente só usa na troca de professores,
para não ficar sem".
Jovens e celular
Os jovens estão entre os maiores consumidores de
linhas de telefone do Brasil. Segundo estudo da Serasa Experian, este grupo
representava 19,8% das vendas de telefonia móvel e 25,5% de telefonia fixa no
País em 2011. Entre os motivos para o resultado, o órgão responsável pela
pesquisa aponta o aumento da formalização da gurizada no mercado de trabalho e
a popularidade dos aparelhos celulares. "Além de terem maior estabilidade
no emprego, os jovens passam a contar com um comprovante oficial de renda, o
que estimula e facilita o acesso em mercados específicos como o de crédito e
telefonia", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e
Experian América Latina.
Foto: Gabriela da Silva/GES-Especial
QUESTÕES
REFERENTES AO TEXTO ACIMA:
1.
Apresente a sua leitura (entendimento,
opinião), dizendo sobre o que conta, qual é seu tema, assunto, enfim, o que
acontece de tão interessante nesse texto dissertativo?
2. Apresente
as relações que a dissertação evidencia com a realidade (hoje).
3. A
partir do texto, responda:
a)
O quê acontece?
b)
Quando acontece?
c)
Onde acontece?
d)
Como acontece?
e)
Por que acontece?
4. Apresente
as vantagens e as desvantagens do uso do celular na escola.
VANTAGENS
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DESVANTAGENS
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5. DIVIDEM-SE
EM 5 GRUPOS E FAÇA UM CARTA (FOLHA DE OFÍCIO) ORIENTANDO OS ALUNOS DA ESCOLA
SOBRE O USO INTELIGENTE DO CELULAR.RECORTE EM REVISTAS IMAGENS BONITAS DE
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