01/06/2014

AULAS DA 1.ª SEMANA DE JUNHO - ROSA ELSA


  
Planos de aula

ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
Semana:
1.ª JUNHO/14
Professor: Elemar Gomes
LEITURAS:
Ø  ODISSÉIA DE ODISSEU – LER ATÉ 20 DE JUNHO DE 2014
ANO: NONO
TURMA: 92
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
*    TEATRO: ROMEU E JULIETA;
*    ENSAIOS DOS TEXTOS TEATRAIS: ROMEU E JULIETA – DIAS 28 E 29/05/2014
*    APRESENTAÇÕES DO TEATRO ROMEU E JULIETA – DIAS 04 E 05/06/2014
4
- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM, IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO CRÍTICA.
ANO: QUARTO
TURMA: 41
CURRÍCULO
CONTÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
     Ø   ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA – CONSTRUIR DINÂMICAS
4
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,  BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...


AULAS DA SEMANA - 1.ª DE JUNHO - THEÓPHILO

Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
1.ª JUNHO/14
Professor: Elemar Gomes

  Ø   9.º ANO(91,92 e 93): “ANA TERRA” – ATÉ:30/05/2014 – 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
SÉRIE: NONA
Turma: 91
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
CORREÇÃO DAS QUESTÕES DA ÚLTIMA AULA.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SÉTIMA
Turma: 92
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
CORREÇÃO DAS QUESTÕES DA ÚLTIMA AULA.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SEXTA
Turma: 93
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
INTRODUÇÃO:
ROMEU E JULIETA
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.

25/05/2014

INFORMÁTICA - ROSA ELSA

     Planos de aula – INFOMÁTICA - ROSA ELSA

Escola: ROSA ELSA
Semana: 2.ª MAIO/14
Professor:      Elemar Gomes
HORÁRIOS - CRONOGRAMA DA INFORMÁTICA – TARDE -
HORÁRIOS
SEGUNDAS
QUARTAS
SEXTAS
13h10min – 14h05min
TATIANA
VERA
13h05min - 13h25min
MARIÉLI
13h30min - 14h00min
RENATA
14h10min – 15h05min
ANGELA
ELIZANDRA
LIANESE
16h00min – 16h55min
MURYEL
DEISE
LIMPEZA DA SALA

PROF.ª
ANO: CONTEÚDOS
FONTES/SITES LINKS
TATIANA
ESTUDO OS NUMERAIS - SEQUÊNCIA
ANGELA

MURYEL
CÁLCULOS MATEMÁTICOS
VERA


MARIÉLI


ELIZANDRA
CONTAR ATÉ 10
 CLIQUE NA LAGARTA
DEISE


RENATA


LIANESE


LIVRO DA SEMANA

TRABALHO A PARTIR DO LIVRO DA ANA TERRA

1-      Quem era Marciano Bezerra?
2-      Qual a contribuição que Maneco Terra dá para enriquecer a história?
3-      De onde vieram os Terras, antes de chegar na estância retirada de Rio Pardo?
4-      De que material era feito o cabo é a bainha do punhal de Pedro Missioneiro?
5-      Quem era Ana Terra antes de conhecer o Pedro?
6-      Quem era Ana Terra depois que conheceu Pedro Terra?
7-      Onde e de onde apareceu Pedro Missioneiro?
8-      O que Pedro Terra foi pedir para Chico Amaral antes de ir para a sua segunda guerra?
9-      O que fez Ana Terra quando viu o índio desmaiado?
10-  Por que Pedro chamava-se missioneiro?
11-  Por que Pedro Terra devia de ir à guerra?
12-  O que Ana Terra fazia no povoado de Santa fé?
13-  Que língua Pedro falava?
14-  Descreva a saída de Ana da estância, após o ataque dos castelhanos.
15-  De que morreu Lucinha?
16-  Qual era o grande sonho de Maneco Terra?
17-  Qual era o sonho de Pedro missioneiro?
18-  Como Ana Terra e Rafael Pinto Bandeira se conheceram?
19-  Quem era Orácio?
20-  Qual foi a reação do pai da Ana Terra, quando soube de sua gravidez?
21-  Onde enterraram Pedro Missioneiro?
22-  Quais foram os objetos que Ana Terra levou consigo, quando foi para as terras do Ricardo Amaral?
23-  Que sentimentos nutria Ana Terra pelo índio?
24-  Quem era Eulália?
25-  Quem era Henriqueta?
26-  Quem era Ana Terra psicologicamente?
27-  O que fez Maneco Terra logo que recebeu o índio em sua casa?
28-  O que Ana Terra fazia em Santa fé?
29-  Explique com palavras inteligentes: por que o livro se chama Ana Terra.
30-  Quem era Antônio?
31-  Quem era Horácio?
32-  Descreva o ataque dos castelhanos.
33-  Que fenômeno ocorria sempre que acontecia ou estava para acontecer algo com Ana Terra?
34-  Há três elementos que perduram toda a vida da personagem principal. Cite-os.
35-  Quem era Rosa?
36-  Por que Ana na se escondeu com Eulália, Pedrinho e Rosa, quando do ataque dos castelhanos?
37-  Qual foi o objeto que Pedrinho mantinha consigo e que herdara do pai?
38-  De que a mãe de Ana Terra morreu?
39-  Quais eram pessoas que não eram vítimas de preconceitos, nas linhas que  entremearam as cenas deste romance?
40-  Maneco Terra dizia que os índios eram “bichos traiçoeiros”.Explique e justifique essa afirmação.
41-  Qual era o “ofício” de Pedro Missioneiro?
42-  Que animal selvagem é sagrado segundo a crença de Pedro Missioneiro?
43-  Antônio Terra voltou com a carreta de Rio Pardo e trouxe junto... (complete).
44-  Pedro Missioneiro em uma noite de lua cheia, contou pra toda família Terra, que estavam apreciando a noite, após o jantar, a história, a lenda ... (complete).
45-  Ana Terra sentiu o verão mais do que ninguém, viveu momentos angustiantes, de estrema solidão, de amar, de ser amada, de "viver" os prazeres da vida. Para isso, ela encontrou como “saída”... (complete).
46-  Ana Terra engravidou-se de Pedro Missioneiro. Porém o grande “problema” foi... porque...(complete).
47-  Antônio e Horácio voltaram da missão, de fazer desaparecer Pedro Missioneiro. Ana concluiu que ... (complete).
48-  Ana Terra não teve pena quando sua mãe morreu, não chorou e estava até alegre. Por quê?
49-  Ana Terra foi exemplo de guerreira, batalhadora, de mulher valente. Superou grandes obstáculos. O que mais enfrentou Ana Terra, em Santa Fé?
50-  Trace um paralelo entre a ficção e realidade da obra no contexto Rio Grande do Sul.
51-  Como Maneco Terra, Ana Terra e Bento Amaral se conceituaram?
52-  Procure e leia no livro em voz alta para a turma a frase que Ana sempre dizia. Traduza e traga-a para os nossos dias.
53-  Ana pediu um presente ao pai quando esse foi a Rio Pardo. Qual foi? Recebeu-o? Por quê?
54-  Aponte as três maiores dificuldades enfrentadas por Ana Terra em toda a sua vida.
55-  De que forma Ricardo Amaral (o coronel) desejava morrer? Como morreu?
56-  Quem foram os filhos de Pedro (Pedrinho)?
57-  Que motivo levou Maneco (o vô) falar com o neto (Pedrinho)?
58-  Quanto à cultura, ao conhecimento das personagens, como poderíamos descrevê-los?
59-  O que estava enterrado no interior da casa de chão batido de Maneco, que Ana desenterrou após o ataque dos castelhanos?
60-  Caracterize a casa de Ana Terra.
61-  De que forma Pedro conquista a confiança de Maneco?
62-  Como era controlado o tempo (horas, dias, semanas, meses e anos)?
63-  Complete: Maneco sempre dizia ...
64-  Descreva Santa Fé.
65-  O que aconteceu com a Mimosa?
66-  Qual era o maior desejo de Ana antes de conhecer Pedro?

67-  Relacionando a história dessa heroína gaúcha, com os dias de hoje, encontramos algumas Anas no dia-a-dia?