![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxhp7ympKnKwGFN7Sxd2pXOFn9W_GjU4foGxTwRvNMMUuPfuIXNEIsXSJIEJiPsFMo2nksGhqRE-jA2ViifcOlMLUMiGGPQ81hCr82cOD7IiwHF1tNrbwB0ye-bC2MQ1QTk8vbVEHXl5M/s220/200008.jpg)
12/11/2014
09/11/2014
ROSA ELSA NA 60. ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
ROSA VELSA MERTINS - QUESTÕES SOBRE OBRAS E VIDA DE LUIS DILL
1º.
SENHOR ESCRITOR, VOCÊ SE INSPIROU EM ALGUÉM PARA
SEGUIR A CARREIRA DE ESCRITOR?
2º.
O CONTEÚDO PARA AS SUAS OBRAS VEM DO IMAGINÁRIO
OU DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, ASSISTIDAS OU CONTADAS?
3º.
VOCÊ TEM DIAS E LUGARES PARA ESCREVER?
4º.
CONTE-NOS UM POUCO SOBRE A SUA INFÂNCIA E
JUVENTUDE
(AVENTURAS, LUGARES, LIVROS QUE LIA, ...).
5º.
EXISTE ALGUM TEMA PREDILETO EM SUAS OBRAS SOBRE
O QUAL GOSTA DE ESCREVER?
6º.
NO LIVRO “DO CORAÇÃO DE TELMAH” HÁ UMA NARRATIVA
LINDA, ENCANTADORA, MAS PARA UM PÚBLICO JUVENIL! JÁ HÁ OUTROS TÍTULOS EM QUE O
SEU PÚBLICO ALVO É JUVENIL. ENTÃO, PARA QUEM É MAIS DIFÍCIL OU FÁCIL DE
ESCREVER: O INFANTIL, JUVENIL OU ADULTO?
7º.
QUERÍAMOS QUE VOCÊ FALASSE SOBRE O SEU SUCESSO
LITERÁRIO. SOBRE VENDER MUITOS LIVROS E SE TORNAR UMA GRANDE ESCRITORA QUE
ÉS.
8º.
A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS, A FORMA COMO SÃO
ESCRITAS, O USO DE UM VOCABULÁRIO, ÀS VEZES, SIMPLES, SÃO ESTRATÉGIA DE ATRAIR
O LEITOR?
9º.
SE FOSSE ESCOLHER OUTRA PROFISSÃO, QUAL SERIA?
POR QUÊ?
10º.É VOCÊ MESMO QUEM COORDENA,
PUBLICA NAS SUAS REDES SOCIAIS?
11º.SABEMOS
QUE NO LIVRO “LETRAS FINAIS” A CÚMPLICE DOS SEQUESTRADORES, A MANICURE, TIRAVA OSWALDO
DE DENTRO DO BURACO QUANDO QUERIA ALGUÉM PARA CONVERSAR. ENFIM, TODA A HISTÓRIA SERIA BASEADO EM FATOS QUE
VOCÊ VIU OU SERIA CRIAÇÃO SUA?
12º.NO
LIVRO “LETRAS FINAIS” O MENINO BRUNO GOSTAVA DE FUTEBOL, MAS ODIAVA A LEITURA,
PRINCIPALMENTE SE FOSSE POESIA. QUE DICA VOCÊ DARIA PARA OS NOVOS LEITORES
INICIAR E NÃO DESISTIR DE LER?
13º.O
QUE LHA DÁ MAIS ALEGRIA E DINHEIRO? O JORNALISMO OU ESCREVER LIVROS?
14º.CARO
LUIS DIL, GOSTARIA DE SABER SE A HISTÓRIA DE CORA FOI BASEADO EM HISTÓRIAS
REIAS E SE O ATESTADO DE ÓBITO DO LIVRO É VERDADEIRO? PAOLA EW.
15º.O
SENHOR USA MUITO DE HUMOR EM SEUS LIVROS. ISSO É EXTRATÉGIA PARA ATRAIR O
LEITOR OU É NATURAL?
16º.AS PESSOAS MUDAM ATRAVÉS
DOS LIVROS. VOCÊ ACHA QUE SEUS LIVROS POSSAM INDUZIR PESSOAS AS FAZEREM COISAS
BOAS, OU SEJA, REPENSAR, A SER DIFERENTES DEPOIS DE LER SUAS OBRAS?
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
São nove as orações subordinadas adverbiais, que
são iniciadas por uma conjunção subordinativa:
·
Causal:
Funciona como adjunto adverbial de causa.
* Conjunções
e locuções conjuntivas: porque, porquanto,
visto que, já que, uma vez que, na medida em que, se, como, que.
EX: “Saímos rapidamente,
visto que estava armando um tremendo temporal”.
·
Comparativa:
Funciona como adjunto adverbial de comparação.
Geralmente, o verbo fica subentendido.
* Conjunções: (mais) ... que,
(menos)... que, (tão)... quanto, como.
EX: “Diocresildo era mais
esforçado que o irmão (era)”.
·
Concessiva:
Funciona como adjunto adverbial de concessão.
* Conjunções:
embora, conquanto, inobstante, não obstante, apesar de que, se bem que, mesmo
que, posto que, ainda que, em que pese.
EX: “Todos se retiraram apesar de não terem
terminado a prova”.
·
Condicional:
Funciona como adjunto adverbial de condição.
* Conjunções: se, a menos que, desde
que, caso, contanto que.
EX: “Você terá um futuro
brilhante desde que se esforce”.
·
Conformativa:
Funciona como adjunto adverbial de conformidade.
* Conjunções: como, conforme,
segundo.
EX: “Construímos nossa casa conforme as especificações
dadas pela Prefeitura”.
·
Consecutiva:
Funciona como adjunto adverbial de consequência.
Conjunções: (tão)... que,
(tanto)... que, (tamanho)... que.
EX: “Ele fala tão alto que
não precisa do microfone”.
·
Temporal:
Funciona como adjunto adverbial de tempo.
Conjunções: quando, enquanto,
sempre que, assim que, desde que, logo que, mal.
EX: “Fico
triste sempre que vou à casa de Juvenildo”.
·
Final:
Funciona como adjunto adverbial de finalidade.
Conjunções: a
fim de que, para que, porque.
EX: “Ele não precisa do
microfone para que todos o ouçam”.
·
Proporcional:
Funciona como adjunto adverbial de proporção.
* Conjunções: à
proporção que, à medida que, tanto mais.
EX: “À medida que o tempo
passa, mais experientes ficamos”.
PROFESSOR:
ELEMAR GOMES
Bom
Estudo!
AULAS DA SEMANA - ROSA ELSA
Planos
de aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
|
Semana:
2.ª/NOV./2014
|
Professor: Elemar Gomes
|
LEITURAS:
Ø VEM AÍ: 60ª FEIRA DO LIVRO DE
PORTO ALEGRE.
ANO: NONO
|
TURMA: 192
|
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
|
CONTEÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
· EST.OR.SUBORD. ADVERBIAIS E;
· FILME: MOULIN ROUGE –AMOR EM
VERMELHO.
|
4
|
-
CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM,
IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO
AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU
SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO
CRÍTICA.
|
ANO: QUARTO
|
TURMA: 141
|
CURRÍCULO
|
CONTÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
Ø ATIVIDADES LÚDICAS:
Ø PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
Ø MATEMÁTICA: ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO.
|
4
|
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,
BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR,
DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...
|
05/11/2014
INFORMÁTICA
Assinar:
Postagens (Atom)