Estudo da crônica O HOMEM NU
A crônica que você vai ler, de Fernando Sabino, foi retirada de uma
coletânea do autor. Como você já viu, crônicas são textos curtos que tratam de
fatos cotidianos, escritos em linguagem leve e descontraída.
Leitura do texto.
O Homem Nu - Fernando Sabino
Ao acordar, disse para a mulher:
Ao acordar, disse para a mulher:
—
Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o
sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe
dinheiro da cidade, estou a nenhum.
—
Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
—
Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir
rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto
aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa
ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco
depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas
a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café.
Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão. Como
estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes
de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o
mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal
seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo,
impulsionada pelo vento.
Aterrorizado,
precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando
ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro
interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que
já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
—
Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.
Quanto
mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.
Enquanto
isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir
lentamente os andares... Desta vez, era o homem da televisão!
Não
era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o
elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar
nas mãos nervosas o embrulho de pão:
—
Maria, por favor! Sou eu!
Desta
vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares,
vindos lá de baixo... Tomado de pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e
assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e
mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e ele sem onde se esconder.
Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar,
e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço
de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do
pão.
Mas
eis que a porta interna do elevador se fecha e ele começa a descer.
—
Ah, isso é que não! — fez o homem nu, sobressaltado.
E
agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pelo,
podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava
sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um
verdadeiro pesadelo de Kafka, instaurava-se naquele momento o mais
autêntico e desvairado Regime do Terror!
—
Isso é que não — repetiu, furioso.
Agarrou-se
à porta do elevador e abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a
parar. Respirou fundo, fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de
que sonhava. Depois experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo
continuavam a chamar o elevador. Antes de mais nada: "Emergência:
parar". Muito bem. E agora? Iria subir ou descer? Com cautela
desligou a parada de emergência, largou a porta, enquanto insistia em fazer o
elevador subir. O elevador subiu.
—
Maria! Abre esta porta! — gritava, desta vez esmurrando a porta, já sem nenhuma
cautela. Ouviu que outra porta se abria atrás de si.
Voltou-se, acuado, apoiando o
traseiro no batente e tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho de pão. Era
a velha do apartamento vizinho:
—
Bom dia, minha senhora — disse ele, confuso. — Imagine que eu...
A
velha, estarrecida, atirou os braços para cima, soltou um grito:
—
Valha-me Deus! O padeiro está nu!
E
correu ao telefone para chamar a radiopatrulha:
—
Tem um homem pelado aqui na porta!
Outros
vizinhos, ouvindo a gritaria, vieram ver o que se passava:
—
É um tarado!
—
Olha, que horror!
—
Não olha não! Já pra dentro, minha filha!
Maria,
a esposa do infeliz, abriu finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou
como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho.
Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.
—
Deve ser a polícia — disse ele, ainda ofegante, indo abrir.
Não
era: era o cobrador da televisão.
Esta é uma das crônicas mais famosas do grande escritor mineiro Fernando Sabino. Extraída do livro de mesmo nome, Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 65
Glossário
Vigarice: Ato
de trapaça; fraude.
Lanço: Parte de
uma escada entre dois patamares sucessivos; o mesmo que lance.
Grotesco: Ridículo,
extravagante.
Encetar: Iniciar,
começar.
Em pelo: Nu, pelado.
Pesadelo de Kafka:
Referência ao escritor checo Franz Kafka, que criou histórias fantásticas com
toques de terror e situações incomuns. Muitas vezes, seus personagens se
sentiam assustados e em agonia, como se vivessem um pesadelo.
Regime do Terror. Referência
ao período da Revolução Francesa compreendido entre 31 de maio de
1793 e 27 de julho de 1794, em que milhares de pessoas foram
executadas na guilhotina por se oporem ao governo e às ideias de
Maximilien de Robespierre.
Estarrecida. Espantada,
horrorizada, perplexa.
Radiopatrulha. Veículo
da polícia, equipado com rádio.
Compreensão do texto e análise da organização do
enredo
1. O título da crônica é O homem nu.
Que outro título você poderia atribuir ao assunto do texto?
2. O texto foi escrito no início da
década de 1960. Que fatos ou situações nos permite concluir que a história não
se passa nos dias de hoje?
3. Por que o homem ficou nu?
4. Por que a mulher não abriu a porta
do apartamento quando a campainha tocou?
5. No quarto parágrafo do texto, o homem afirma:
—
Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente
as minhas obrigações.
Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para
ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele
bater até cansar — amanhã eu pago.
A
atitude dele está de acordo com sua afirmação? Por quê?
6. Por que a vizinha gritou que
o padeiro estava nu?
7. No final da história, o homem teve de encarar
o cobrador da televisão. Escreva uma possível desculpa que ele poderia dar para
não pagar a prestação.
8. Responda a estas perguntas
sobre o texto O homem nu.
a) Qual era o desejo
do homem nu ao se ver trancado fora de casa?
b) O que o impedia de
realizar esse desejo?
9. Assinale a alternativa que expressa o
principal conflito do protagonista, isto é, do personagem mais importante de O
homem nu.
A
oposição entre o desejo e o que impede sua realização chama-se conflito.
Pode ser um choque
de interesses, de opiniões, de comportamento entre dois ou mais personagens, ou
de um personagem
com a natureza, ou até de um personagem consigo mesmo. É por meio do conflito
que se estrutura o enredo de uma
narrativa.
a.( )O marido
quer tomar banho, mas a mulher já se trancou no banheiro.
b( )O
cobrador virá receber a prestação, mas o devedor está sem dinheiro.
c( )O
homem nu está do lado de fora do apartamento e não consegue entrar em casa.
d( )O
elevador começa a subir e o homem nu pensa que é o cobrador.
SE LIGA: O momento da narrativa em que a
sequência de acontecimentos atinge o mais alto grau de tensão chama-se clímax.
10. Qual é o momento
de mais tensão, de mais nervosismo no texto?
11. De acordo com o texto, escreva com suas
palavras os elementos do enredo de O homem nu. Observe o modelo com
atenção.
a) Conflito inicial
O homem não tem dinheiro para
pagar a prestação da tv e não quer atender o cobrador.
b) Tentativa de solução do
conflito inicial
________________________________________________________________________________________
c) Conflito 2
________________________________________________________________________________________
d) Clímax
________________________________________________________________________________________
e) Situação final
________________________________________________________________________________________
12. Numere as ações, mostrando a sequência dos
acontecimentos.
a. A porta do apartamento se
fecha, deixando o homem para fora. ( )
b. O marido pega o embrulho do
pão. ( )
c. O marido põe a água para
esquentar. ( )
d. O marido entra no elevador e
aperta o botão de emergência. ( )
e. A mulher vai para o
banho. ( )
f. A mulher abre a porta. ( )
g. O homem e a mulher decidem
fingir que não estão em casa. ( )
h. A mulher desliga o
chuveiro. ( )
i. O elevador começa a
subir. ( )
j. O marido tira a roupa
para tomar banho. ( )
k. O marido toca a campainha do
apartamento. ( )
l. O cobrador da televisão
bate à porta. ( )
m. O marido grita e esmurra a porta,
alertando os vizinhos. ( )
13. Em vários momentos, o autor criou
suspense no texto. Localize dois trechos em que isso ocorre e cite os números
dos parágrafos correspondentes.
14. Retire do texto O homem nu três
palavras ou expressões que marcam o tempo na narrativa..
15. Releia esta frase do texto e faça o que se
pede.
Como
estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro (...)
a) Assinale
a alternativa que explica o sentido do trecho sublinhado.
( )
Expressa uma consequência.
( ) Indica
uma causa.
( )
Estabelece uma comparação.
b)
Reescreva essa mesma frase, substituindo a palavra como por outra palavra ou
expressão de sentido equivalente. Faça as alterações necessárias.
16. Leia esta sinopse(resumo) do filme Apollo 13, e
responda às questões.
Apollo 13 (EUA, 1995). Direção: Ron Howard.
Com:
Tom Hanks, Bill
Paxton, Kevin Bacon, Ed Harris,
Gary Sinise,
Kathleen Quinlan. Três astronautas
estão a caminho da Lua, mas uma explosão em um
dos compartimentos da nave impede o sucesso da
missão. Vagando no espaço, agora a preocupação é
conseguir voltar à Terra com vida. 120 min.
GUIA de vídeo e DVD 2001. São Paulo: Nova —Cultural, 2001. (Texto
adaptado)
a) Quais os três elementos principais do enredo do filme?
b) Qual desses elementos se configura como conflito? Por quê?
c) Qual seria uma possível cena de clímax para a história? Use
a sua imaginação e escreva.