10/05/2015

TURMA: 83

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente. 
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente, este recurso é muito explorado  na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia-a-dia, etc.
            Observem um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis, note a caracterização do sol, ele foi empregado conotativamente; após observe, Monte Castelo” de Rena

Dois rios




O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção.
Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.
Composição: Renato Russo


Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.                                          Tarefa:
Ler, interpretar e perceber o sentido empregado nos poema que você recebeu.

Palavras
Sentido denotativo
Sentido conotativo
“O sol é o pé e a mão”


“O sol é a mãe e o pai”


“Que os lábios sejam dois rios inteiros”


“O sol dissolve a escuridão”


“O amor é fogo que se arde sem se ver”


“O amor é dor que desatina sem doer”


“É um estar-se preso por vontade.”


“Ainda que eu falasse a língua dos homens.”




05/05/2015

Quem foi William Shakespeare ? XXII ENBRA e VIII CMA

William Shakespeare

IACS - TURMA 83

William Shakespeare  Biografia
Poeta , dramaturgo ( c. 1564-1616 )

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FATOS RÁPIDOS
NOME
William Shakespeare
OCUPAÇÃO
DATA DE NASCIMENTO
c. 23 de Abril , 1564
DATA DE FALECIMENTO
EDUCAÇÃO
NATURALIDADE
LUGAR DA MORTE
AKA
Shakspere
Will Shakespeare
APELIDO
"Bardo de Avon"
"Cisne de Avon"
"The Bard"

William Shakespeare, muitas vezes chamado de o poeta nacional Inglês, é amplamente considerado o maior dramaturgo de todos os tempos.

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-William Shakespeare

William Shakespeare - Mini Biografia (TV-14; 04:43) Embora pouco se sabe sobre a vida pessoal de William Shakespeare, suas obras como "Hamlet", "Romeu e Julieta" e "Rei Lear", influenciaram a literatura eo teatro para mais de 400 anos.
Sinopse
William Shakespeare foi batizado em 26 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. A partir de cerca de 1594 em diante, ele era um membro importante da empresa do senhor Chamberlain Homens de jogadores teatrais. Registros escritos dão pouca indicação da maneira pela qual a vida profissional de Shakespeare moldado sua arte. Tudo o que se pode deduzir é que ao longo de 20 anos, Shakespeare escreveu peças que capturam a gama completa da emoção humana e conflito.
Origens misteriosas
Conhecido em todo o mundo, as obras de William Shakespeare foram realizados em aldeias incontáveis, vilas, cidades e metrópoles por mais de 400 anos. E, no entanto, a história pessoal de William Shakespeare é um pouco um mistério. Há duas fontes principais que fornecem historiadores com um esquema básico de sua vida. Uma fonte é a sua obra-as execuções, poemas e sonetos-e o outro é a documentação oficial, como igreja e judiciais registros. No entanto, estas só fornecem breves esboços de eventos específicos em sua vida e proporcionar pouco sobre a pessoa que experimentou esses eventos.
Infância
Embora não existam registros de nascimento, registros da igreja indicam que um William Shakespeare foi batizado na Igreja da Santíssima Trindade, em Stratford-upon-Avon, em 26 de abril de 1564. A partir disso, acredita-se que ele nasceu em ou perto de 23 de abril de 1564, e este é a data estudiosos reconhecem como o aniversário de William Shakespeare.
Localizado 103 milhas a oeste de Londres, durante o tempo de Shakespeare de Stratford-upon-Avon era uma cidade do mercado cortada com uma estrada secundária e do rio Avon. William era o terceiro filho de John Shakespeare, um comerciante de couro, e Mary Arden, uma herdeira local de desembarque. William tinha duas irmãs mais velhas, Joan e Judith, e três irmãos mais novos, Gilbert, Richard e Edmund. Antes do nascimento de William, seu pai tornou-se um comerciante bem sucedido e ocupou cargos oficiais como vereador e oficial de justiça, um escritório semelhante a um prefeito. No entanto, os registros indicam fortunas de João declinou em algum momento no final dos anos 1570s.
Registros escassos existe de infância de William, e praticamente nenhum respeito de sua educação. Estudiosos têm supôs que ele provavelmente participou da Escola Nova do Rei, em Stratford, que ensinou a ler, escrever e os clássicos. Sendo filho de um funcionário público, William teria, sem dúvida, se classificou para ensino gratuito. Mas esta incerteza a respeito de sua educação tem levado alguns a levantar questões sobre a autoria do seu trabalho e até mesmo sobre se ou não de William Shakespeare nunca existiu.
Married Life
William Shakespeare casou-se com Anne Hathaway em 28 de novembro de 1582, em Worcester, na província de Canterbury. Hathaway era de Shottery, uma pequena aldeia de uma milha a oeste de Stratford. William tinha 18 anos e Anne tinha 26 anos, e, como se vê, grávida. Seu primeiro filho, uma filha deram o nome de Susanna, nasceu em 26 de maio de 1583. Dois anos depois, em 02 de fevereiro de 1585, os gêmeos Hamnet e Judith nasceram.Hamnet mais tarde morreu de causas desconhecidas aos 11 anos.
Após o nascimento dos gêmeos, há sete anos da vida de William Shakespeare em que não existem registros. Os estudiosos chamam esse período, os "anos perdidos", e há uma grande especulação sobre o que ele estava fazendo durante esse período. Uma teoria é que ele poderia ter ido se esconder por jogo caça furtiva do senhorio local, Sir Thomas Lucy. Outra possibilidade é que ele poderia ter sido trabalhar como professor assistente em Lancashire. Acredita-se geralmente que ele chegou a Londres em meados de 1580s atrasados ​​e pode ter encontrado trabalho como atendente de cavalo em alguns dos teatros mais finas de Londres, um cenário actualizado séculos mais tarde pelos inúmeros aspirantes a atores e dramaturgos em Hollywood e Broadway.

04/05/2015

IACS 2015 - CHAMADA - Solidariedade

Planos de aula - 2015 - Semana: 04 a 08/MAIO(13.ª)


 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
04 a 08/MAIO(13.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   Em duplas: EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS – RECORTE E COLAGEM DE PALAVRAS SUBSTANTIVAS;
  Ø   (  )VISTAR TEMA DE CASA: “SUPERPAI” – P. 52-53;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS DO LIVRO: P. 54-55;
  Ø   (  )Prod. Textual: NARRATIVA;
  Ø   (  )TIPO DE FRASES – P.58;
  Ø   (  )USO DE ARTIGOS, ADJETIVOS E LOC.ADJETIVAS.
LEITURA DO LIVRO: “BEM CARSON” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
·          Leitura silenciosa e oral.
·          Debate e discussão sobre o tema proposto.
·          Participação oral.
·          Realização das atividades propostas no livro.
·          Realização dos exercícios de fixação.
·          Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE MORFOLOGIA: CONCEITOS E EXEMPLOS;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA – CORREÇÃO;
  Ø   (  )CORRIGIR TEMA DE CASA: “MULHER CORAGEM” – P. 60-61;
  Ø   (  )PESQUISA: RADICAIS GREGOS E LATINOS;
  Ø   (  )
è LEITURA DO LIVRO: “DESCOBERTA DA AMÉRICA” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•              Leitura silenciosa e oral.
•              Debate e discussão sobre o tema proposto.
•              Participação oral.
•              Realização das atividades propostas no livro.
•              Realização dos exercícios de fixação.
•              Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
Antes da prova:

  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )FILME: “ROMEU + JULIETA” – PREPARAÇÃO PARA O TEATRO;
  Ø   PROVA DE RECUPERAÇÃO.
  Ø   (  )VISTO DO TEMA: “CONSTRUINDO SENTIDO” P.57-59.
è  LEITURA DO LIVRO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.