22/02/2016

PRODUÇÃO TEXTUAL

Resultado de imagem para IACS
ATIVIDADE
Aluno:

Ano/Turma:
7.º/71(  ) – 72(  ) – 73(  )
Data:
___/___/2016
Professor:
Elemar Gomes
Disciplina:
Língua Portuguesa
ACESSE: www.aulasdaminhavida.com.br         E-MAIL: elemargomes40@gmail.com

L
PRODUÇÃO DO TEXTO
Gênero textual:
_________________
NOTA
 


____________________________________________________________
Descrição: Descrição: http://img.scoop.it/ZQvda7bpMxmmA5FE-Yzsj4XXXL4j3HpexhjNOf_P3YmryPKwJ94QGRtDb3Sbc6KY(TÍTULO)
PRODUÇÃO TEXTUAL
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
1

A - Apresentação:
A1 - falta título
A2 - Desrespeito à margem e aos parágrafos
A3 - Letra ilegível

2

3

4

5

B - Coerência e coesão textual:
B 1 - Ideias desorganizadas B2 - Ideia contraditória ao conteúdo
B3 - Ideia confusa
B4 - Argumentação ausente
B5 - Falta de ligação entre as ideias
B6 - Repetição de palavras B7 _ Mudança de pessoa e tempo verbal não justificada

6

7

8

9

 10

11

12

13

14

15

16

C - Correção gramatical:
C1 - Grafia incorreta da palavra
C2 - Desobediência à regra de concordância
C3 - Desobediência à regra de regência
C4 - Desobediência às regra de pontuação
C5 - Mau emprego de palavras
C6 - Mau emprego de pronominalização

17

18

19

20021

21

22

23

24

25

D - Estrutura narrativa:
D1 - Falhas na situação inicial
D2 - Falhas na complicação
D3 - Falhas na dinâmica de ações
D4 - Falhas na resolução
D5 - Falhas na situação final
D6 - Mau uso dos elementos da narrativa

26

27

28

29

30

31

32

E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam. Lucas 1:63
PARECER FINAL - SOMA



21/02/2016

Clique sobre a imagem - Turma 83

Escola: IACS Semana:(2.ª) 22 a 26/02/2016 - Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(2.ª)
22 a 26/02/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Ortografia – conceituação, exemplos e exercícios – xerox;
 Ø   (  )Apresentação do livro didático; leitura das imagens das p. 6/7;
 Ø   (  )Leitura da p. 8: “Foi assim: um dia ...”
 Ø   (  )VÍDEO TATANKHAMON - SITE;
 Ø   (  )Leitura do texto: “Um dia de caça” – P.9;
Exercícios: 1 - 11. P.10 até 13. CORREÇÃO.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø    (  )ORTOGRAFIA – xerox – Erros de escrita – site;
 Ø   (  )Livro didático: Medo e coragem – Unidade 1;
 Ø   (  )Leitura do poema: “Quem tem medo do ridículo?”;
 Ø   (  )Compreensão do texto: P. 12: 1 – 4;
 Ø   (  )Estudo do vocabulário: P. 12 e 13: 1 – 3;
 Ø   (  )Produção textual: Sou um poeta: P. 13 a 15: 1 – 8.

6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø    (  )Leitura da estrutura textual de uma carta comum - exercícios;
  Ø   (  )Leitura de texto: “Alunos escrevem a familiares pedindo que parem de fumar, no ES”;
  Ø   (  )CARTA COMUM – PRODUÇÃO TEXTUAL;
  Ø   (  )Prosódia e ortoepia: Conceitos e exercícios. Correção;
  Ø   (  )Livro didático: Unidade 1 – Faces do Oriente. “Osentido de algumas coisas” – P. 9, 10, 11 e 12 – Compreensão do texto: 1 – 5 P. 12,13 e 14
6
Períodos
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.


TURMA 83 - CARTA COMUM

29/08/2014 07h00 - Atualizado em 29/08/2014 09h10

Alunos escrevem cartas a familiares pedindo que parem de fumar, no ES

Iniciativa foi de uma escola particular de Vitória. 
Cartas foram corrigidas e enviadas neste dia de Combate ao Fumo (29).

Naiara ArpiniDo G1 ES
Gabriela foi um dos destaques ao escrever carta para a  tia (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)Gabriela foi um dos destaques ao escrever carta para a tia (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)
As caixas de correio de cerca de 400 famílias de Vitória, no Espírito Santo, vão receber uma correspondência inusitada nos próximos dias. Como remetentes, centenas de crianças e adolescentes que dedicaram semanas à escrita de cartas aos familiares fumantes, pedindo que eles parem de fumar.  A ação é uma iniciativa do Colégio Adventista de Vitória (CAV) e mobilizou turmas inteiras. Nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, os textos foram corrigidos e enviados para os devidos destinatários.
As mensagens foram escritas por estudantes com idade entre 8 e 15 anos. Nas cartas, eles  alertam sobre as consequências causadas pelo tabagismo e pedem para que familiares e amigos parem de fumar. O projeto acontece em sala de aula, como parte das aulas de redação e português do Colégio Adventista de Vitória.
Segundo a professora Patrícia Storch, a ideia surgiu através de um aluno que perdeu a avó por causa de um câncer de pulmão. “Nós estávamos estudando o sistema respiratório e esse aluno pediu que a gente orasse pela avó dele, que estava muito doente. Então ele teve a ideia de escrever uma carta pedindo que ela parasse de fumar, e isso se estendeu aos outros alunos. Mas, antes mesmo que ele terminasse a carta, ela faleceu. Mesmo assim, continuamos com o projeto, e os alunos aderiram imediatamente”, disse.
Uma das cartas que mais chamou a atenção de professores e do diretor da escola foi a escrita pela aluna Gabriela Cruz, de 10 anos. No texto, que será enviado para uma tia, ela questiona a escolha da mulher. “Não sei como você, uma mulher linda e inteligente, se deixa dominar por um cigarro. Não é mistério nem segredo o fim de todo fumante, e será que você merece esse fim? Será que os seus filhos merecem ver a mãe deles doente? Dê valor ao maior presente que Deus te deu: a vida”, escreveu.
Outra história que se destacou foi a de Bryam Bravim, de 11 anos. Ele contou que escreveu a carta para o pai, alertando sobre o futuro da família. “Meu pai já incentivou minha mãe a parar de fumar, e depois que ela parou, ele continuou fumando. E às vezes, eu me incomodo com o cheiro e acabo me afastando dele, fico longe. Todos os dias eu falo com ele ‘pai, para de fumar, o fumo causa várias consequências, eu não quero que essas consequências aconteçam com você. Quero que você vá a várias festas comigo, quero que você esteja no meu casamento, viva momentos de felicidade comigo'”, disse.
Durante a semana de atividades, os alunos também participaram de uma palestra com um profissional da área da saúde, com a temática do tabagismo. Assim como os estudantes, o diretor da instituição, Marcelo Queiroz, aguarda ansioso pelos resultados. “A gente poderia chamar um palestrante, trazer os pais, mas a gente sabe que  eficiência do resultado seria totalmente diferente. O aluno, escrevendo uma carta, não é apenas um papel escrito, mas é um sentimento também”, garantiu.
Turmas inteiras escreveram cartas a familiares e amigos (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)Turmas inteiras escreveram cartas a familiares e amigos (Foto: Naiara Arpini/ G1 ES)