03/04/2016

Escola: IACS Semana:(8.ª) 04 a 08/04/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(8.ª)
04 a 08/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Corrigir - TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
  Ø    (  ) Corrigir - SUBSTANTIVO – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   (  )Corrigir - Tarefa à distância: “Já comeu o seu arroz hoje?” – P. 49 e 53 – exercícios: 1 até 11 – Para: 31/03 -  visto
  Ø   Prova: 05/04/2016.
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )CRÔNICAS – CONCEITOS  NO CADERNO – VÍDEOS – 3  EXEMPLOS;
 Ø   (  )CORREÇÃO: “Coragem ,amor e medo” – P. 50 a 52 – questões: 1 até 8. Para: 31/03 – visto
 Ø   (  )Prova: 05/04/2016.
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )PROVA B – 05/04/2016;
 Ø   (  )Trabalho a partir do conto: “Um par de tênis novinho em folha” – Pedro Bandeira
 Ø   (  )Corrigir: Ler e responder: “A coisa e seus sentidos” – P. 50 a 54 – 1 a 6;
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 08/04/2016
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TURMA: 83

TURMA: 83 - Eu, Etiqueta

TURMA: 83 - GERALDO AZEVEDO, ELBA E ZÉ RAMALHO - DISPARADA

TURMA 83 - Elis Regina, Águas de Março

TURMA: 83 - Chico Buarque de Hollanda - A banda (1966)

TURMA 83 - Tom Jobim - Garota de Ipanema

OS MELHORES CONTOS DE STEPHEN KING

http://melhoresdomundo.net/top-105-contos-do-stephen-king/

TURMAS: 71 - 72 - 73: O que é Crônica:

O que é Crônica:

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo umaordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.

crônica argumentativa consiste em um tipo mais moderno de crônica, no qual o cronista expressa o seu ponto de vista em relação a uma problemática da sociedade. Neste caso específico, a ironia e o sarcasmo são frequentemente usados como instrumento para transmitir uma opinião e abordar um determinado assunto.Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica. Uma crônica relata acontecimentos de forma cronológica e várias obras da literatura são designadas com esse nome, como por exemplo: Crônica de um Amor Louco (de Charles Bukowski) e Crônica de uma Morte Anunciada (da autoria de Gabriel García Márquez).
Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos. Na literatura brasileira, escritores brasileiros que se destacam neste tipo de narrativa são Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes. Alguns outros famosos cronistas são Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, entre outros.
No contexto de relação com o tempo, surgem as chamadas "doenças crônicas", um indicativo de que tais doenças podem acompanhar o indivíduo ao longo da sua vida.

Crônicas de Gelo e Fogo

As Crônicas de Gelo e Fogo (em inglês: A Song of Ice and Fire) é uma série de livros do gênero fantasia épica da autoria do escritor norte-americano George R. R. Martin. Os livros deram origem a um famoso seriado americano chamado A Guerra dos Tronos. Esta série é composta por sete livros, dos quais cinco já foram lançados. O autor prevê que o sexto será lançado em 2014.
1º - A Guerra dos Tronos;
2º - A Fúria dos Reis;
3º - A Tormenta das Espadas;
4º - Um Banquete para Corvos;
5º - Uma Dança Com Dragões;
6º - Os Ventos do Inferno;
7º - Um Sonho de Primavera.

Crônicas Saxônicas

Crônicas Saxônicas (em inglês: The Saxon Stories) é uma série de livros da autoria do escritor britânico Bernard Cornwell, famoso por ter escrito "As Aventuras de Sharpe", "As Crônicas de Artur" e "A Busca do Graal".
Seis livros pertencentes às Crônicas Saxônicas já foram lançados no Brasil: O Último Reino (2006), O Cavaleiro da Morte (2007), Os Senhores do Norte (2007) e A Canção da Espada (2008), Terra em Chamas (2010) e Morte dos Reis (2012).

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia, no caso do título original em inglês), é uma série de sete livros de fantasia, escrita pelo autor britânico C. S. Lewis. Os livros abordam temas cristãos e  contém aventuras com elementos da mitologia grega e nórdica. Os três primeiros livros foram adaptados para o cinema.
Os sete livros da séries são os seguintes: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago, A Última Batalha.

31/03/2016

TURMA 61 - TEXTO - CIRCUITO FECHADO


TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
PENSE E ANOTE NO CADERNO:
1- Qual a história que nos é contada no texto?,Qual a relação entre essa história e o título do texto?
2- O que você percebe em relação às palavras usadas no texto? Foi necessário o uso de frases completas para que o texto fizesse sentido?
3- Você percebe que o personagem do texto é homem ou mulher? Cite substantivos que comprovem sua afirmação.
4- O texto explora a característica essencial dos substantivos. Qual? Como ela possibilita que se conte a história?
5- Existem alguns substantivos que são, propositalmente, repetidos várias vezes. Cite alguns e indique o sentido dessa repetição.


TEXTO B: DONA DE CASA – CARINE VARGAS

Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, marido, sono, boa noite,
Lua.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

ACESSE OS TEXTOS EM: WWW.AULASDAMINHAVIDA.BLOGSPOT.COM

29/03/2016

Primeiro Dia Na Escola Adventista

                           INSTITUTO CRUZEIRO DO SUL
Produção de texto –Gênero: Relato
Turma:61   Aluno: O pacheco   
Primeiro Dia Na Escola Adventista
 
Meu primeiro dia na escola eu fui para o Turno Integral, eu conheci várias pessoas, me mostraram os lugares, salas, banheiros, cozinha, etc... E tomamos o café da manhã, lemos a meditação, e fomos para aula.
Na aula conheci a Professora Cris Lopes, Legal,                simpática, divertida, carinhosa. Eu pensei bom já vamos usar os livros, mas não, a semana toda foi brincadeira e alegria. Mas na outra semana tivemos que usar livros, cadernos, e já começamos aquela semana com tarefa, L. Conheci outros colegas, novos, e que já estudavam ali a muito tempo. Então chegou um novo estudante na minha turma, o Vitor Jeager, que nós começamos a chamar de Vitinho. Mostrei a ele as salas, as professoras, turmas banheiros, monitoria, diretoria, etc... Fomos ao recreio finalmente!!! J No recreio o que mais fizemos foi jogar Ping Pong, quando acabou tocou uma música, e fomos para sala. Já como eu já tinha me acostumado com a rotina, a Primeira matéria foi matemática, minha matéria preferida, só que não. Fui para casa e a primeira pergunta que meu pai e minha mãe fizeram foi:

- Como foi seu primeiro dia de aula? E eu respondi que foi bom. Fiz minha tarefa, joguei um pouquinho, e dormi. No outro dia seguimos a mesma rotina, tivemos aula, recreio tarefa, brincadeiras, e foi isso.

TURMA 83 - Biografia Pedro Bandeira

27/03/2016

TURMA 61

TURMA 61 - VAMOS ESCREVER? ENTÃO ESCOLHA UMA DAS 4 IMAGENS  ABAIXO E FAÇA UMA DESCRIÇÃO MINUCIOSA, RICA EM DETALHES. OBSERVE TUDO. PENSE NAS CORES, TEXTURAS, ESPESSURAS, PERFUMES, SABORES, ETC.
FAÇA O MAIOR NÚMERO DE DESCRIÇÕES POSSÍVEIS.

  





TURMA 61 - Texto Descritivo

ATIVIDADE
Alunos:

Ano/Turma:
61
Data:
__/03/2016
Professor:
Elemar Gomes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Texto Descritivo
texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
Em outras palavras, o texto descritivo capta as impressões, de forma a representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras.
Para tanto, alguns aspectos são de suma importância para a elaboração desse tipo textual, desde as características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, a saber: cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, sensação, localização, dentre outros.
Características
  • Retrato verbal
  • Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases
  • Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas
  • Utilização da enumeração e comparação
  • Presença de verbos de ligação
  • Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)
  • Emprego de orações coordenadas justapostas
Estrutura Descritiva
A descrição apresenta três passos para a construção:
  1. Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
  2. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
  3. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Tipos de Descrição
Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:
Descrição Subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos são nos textos literários repletos de impressões dos autores.
Descrição Objetiva: nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. Exemplos de descrições objetivas são os retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.
Exemplos
Descrição Subjetiva
Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)
Descrição Objetiva

"A vítima, Solange dos Santos (22 anos), moradora da cidade de Marília, era magra, alta (1,75), cabelos pretos e curtos; nariz fino e rosto ligeiramente alongado." 

Escola: IACS Semana:(7.ª) 28/03 a 1º/04/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(7.ª)
28/03 a 1º/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )RELATO - Transcrição do texto: Gênero Relato – publicação no site;
  Ø   (  )Corrigir - TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
  Ø   (  )Leitura do Almanaque de textos – p. 13, 14, 15 e 16. Produção de um Diário. P. 17;
  Ø   (  ) SUBSTANTIVOV – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   (  )Tarefa à distância: “Já comeu o seu arroz hoje?” – P. 49 e 53 – exercícios: 1 até 11 – Para: 31/03 -  visto
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Advérbio e locução adverbial: conceitos e exercícios;
 Ø   (  )FÁBULAS – ANTIGAS – CONCEITOS E EXERCÍCIOS – P. 45 e 46 – Leitura e exercícios;
 Ø   (  )Apresentar uma fábula – Grupos de 5 colegas;
 Ø   (  )Estudo sobre Pronomes de Tratamento – conceitos e exercícios;
  Ø   (  )Tarefa à distância: “Coragem ,amor e medo” – P. 50 a 52 – questões: 1 até 8. Para: 31/03 - visto
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Leitura: A linguagem dos códigos – P. 43 até 47. Questões: 1 até 7 – visto +;
 Ø   (  )Produção textual – No caderno: Produzir uma carta enigmática – Ver: P. 49;
 Ø   (  )Tarefa à distância: Ler e responder: “A coisa e seus sentidos” – P. 50 a 54 – 1 a 6 – visto; 
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


FÁBULAS - TURMAS: 71 - 72 - 73

CLIQUE SOBRE A IMAGEM ABAIXO E ACESSE  FÁBULAS MARAVILHOSAS!

As fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620—560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grécia Antiga.[1] As fábulas de Esopo tornaram-se um termo branco para coleções de fábulas brandas, usualmente envolvendo animais personificados.

As fábulas remontam uma chance popular pra educação moral de crianças hoje. Há muitas histórias incluídas nas fábulas de Esopo, tão como A raposa e as uvas (de que a expressão idiomática "uvas verdes" foi derivada), A Cigarra e a Formiga, A tartaruga e a lebre, O vento norte e o sol e O menino que gritava lobo, O Lobo e o Cordeiro são bem conhecidas pelo mundo afora.

Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.

No século III d.C. Apolônio de Tiana, o filósofo do século I d.C. recordou como tendo dito sobre Esopo:

Cquote1.svg  como aqueles que jantam bem nos pratos mais planos, ele fez uso de humildes incidentes para ensinar grandes verdades, e após servir uma história ele adiciona a ela o aviso para fazer uma coisa ou não fazê-la. Então, também, ele foi realmente mais atacado para verdade do que os poetas são