19/06/2016

Escola: IACS Semana:(19.ª) 20 a 24/06/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(19.ª)
20 a 24/06/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
*        Prova B – dia: 24/06/2016;
*        Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
(  )CORRIGIR: Os pobres – p. 76 a 79 -1 a 7;
(  )Corrigir: Verbos I – p. 80 a 89.

( )PPT
(x )EROX
(X)T. DE CASA
( X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   Prova B – dia: 24/06/2016;
  Ø   Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
 Ø   Ler e Responder: “O problema não é comprar” – p 92 a 94 – 1 a 7;
 Ø   Frase e oração – Conceitos e exercícios. P.96 a 100;
 Ø   Ler e responder: “Cordel do consumidor”- p.101 a 103 – 1 a 9;
(  )PPT
(X)XEROX
(X)T. DE CASA
(X )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X )PROVA
(x)TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
*        Prova B – dia: 24/06/2016;
*        Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
(  )VÍDEO 1 – VIDA E OBRAS DE PIETER BRUEGEL; “Assim se divertiam” – Leitura e estudo – P 122 E 123 – 1 A 5.
(  ) “BRINCANDO NO PASSADO” – P.125 E 126. DE 1 A 7.

( )PPT
(x)XEROX
(x)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X)PROVA
( )tRABALHO
( X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.



Código de Defesa do Consumidor em Cordel

Código de Defesa do Consumidor em Cordel

Você já imaginou o Código de Defesa do Consumidor em versos de cordel?

A Literatura de Cordel, uma das maiores tradições da cultura brasileira, é utilizada por alguns Procons e outros órgãos de defesa do consumidor para orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres.

A partir de hoje, você confere uma série especial com alguns destes cordéis. Para começar, trechos do folheto publicado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.

Cordel do Consumidor
Autora: Odila Schwingel Lange

Com licença, amigos e amigas,
Venho desempenhar o meu papel
Como poeta popular.
Eu vou fazer um cordel
Ao Código do Consumidor
Procurarei ser fiel!

O consumidor, companheiros,
É revestido de importância
Não pode ser enganado
Nem tratado com discrepância
Ninguém pode descumprir a lei
Nem por erro ou ignorância!

(…)

Por isso falo em bom tom
Sobre este assunto importante
Não te deixes enganar
Nem sequer por um instante
Exige, sim, teus direitos
De cidadão atuante!

(…)

Se o prestador de serviço
Não cumprir com a obrigação
Existem os meios legais
De fazer autuação
Mas pega sempre o comprovante
Para não ficar na mão!

(...)

Não esmoreças, meu amigo,
Se viveres entrando em fria
Lesar o consumidor
No Brasil virou mania
Reclamar é a maneira
De exercer cidadania!

E para terminar estes versos
Peço ainda atenção
O Procon atende a todos
Não fazemos distinção
Lutando por teus direitos
Moralizas a nação!

E digo, com toda certeza,
Presta atenção, por favor,
Que mesmo depois de morto,
Ainda és consumidor
Pois existe sempre um parente
Te levando vela ou flor!


*******


Gostou dos versos e quer saber mais? Neste sábado, 10/12,  acontecerá uma Feira de Literatura de Cordel no Memorial da América Latina, com a participação de cordelistas e cantadores, exposição de xilogravuras, recital de poesia tradicional nordestina, música e contação de histórias.

Serviço: 

Caravana do Cordel: O mundo do Cordel para todo Mundo
Data e horário: 10 de dezembro, sábado, das 15h30 às 19h00
Local: Memorial da América Latina - Biblioteca Latino-americana (ao lado da estação Barra Funda do metrô). Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda. São Paulo/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca. Classificação: livre

Mais informações em http://www.memorial.org.br/

12/06/2016

T. 83 - PIETER BRUEGEL

T.83 - Pieter Brueghel

T. 83 - Pinceladas de Arte - Pieter Bruegel: Provérbios Flamengos

Escola: IACS Semana:(18.ª) 13 a 17/06/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(18.ª)
13 a 17/06/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
*         Ler e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
*        Prova B – dia: 24/06/2016;
*        Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
(  )CORRIGIR: Os pobres – p. 76 a 79 -1 a 7;
(  )Fonemas + Enc. Voc. + Hiato + Ditogo + Tritongo + exercícios.

( )PPT
(x )EROX
(X)T. DE CASA
( X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   Ler e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
  Ø   Prova B – dia: 24/06/2016;
  Ø   Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
 Ø   CORRIGIR: “Criança não é brincadeira” – 86 a 90 – 1 a 6;
(  )PPT
(X)XEROX
(X)T. DE CASA
(X )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(x)TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
*         Ler e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
*        Prova B – dia: 24/06/2016;
*        Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
(  )Figuras de linguagem – Conceitos – exemplos + exercícios no cartaz;
(  )TRABALHO EM DUPLAS SOBRE FIG. LING.
(  )ler e debater: O silêncio do cantor – p.118;
(  )

( )PPT
(x)XEROX
(x)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
( )TRABALHO
( X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Turma 83



Joubert de Carvalho
Nascimento6 de março de 1900
Uberaba Minas Gerais
Morte20 de setembro de1977 (77 anos)
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
OcupaçãoMédico
Compositor

Música: Maringá

Dedique esta música a quem você gosta!
Foi numa leva que a cabocla Maringá
Ficou sendo a retirante que mais dava o que falar
E junto dela veio alguém que suplicou
Pra que nunca se esquecesse de um caboclo que ficou
Maringá, Maringá
Depois que tu partiste
Tudo aqui ficou tão triste
Que eu garrei a imaginar
Maringá, Maringá

Para haver felicidade

É preciso que a saudade
Vá bater noutro lugar
Maringá, Maringá
Volta aqui pro meu sertão
Pra de novo o coração
De um caboclo assossegar
Antigamente uma alegria sem igual

Dominava aquela gente da cidade de Pombal
Mas veio a seca, toda água foi embora
Só restando então a mágoa
Do caboclo quando chora

TRUMA 83 - Inezita Barroso Maringá - Viola minha Viola 24/07/2011

Vento e granizo destróem parte do IACS

CELULAR NO JOGO - TAREFA 5


CLIQUE SOBRE O TEXTO ABAIXO
CELULAR NO JOGO - TAREFA 5 - NOME DO JOGO:    HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS

Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo

CELULAR NO JOGO - TAREFA: 4


CLIQUE SOBRE O TEXTO ABAIXO
CELULAR NO JOGO - TAREFA 4 - NOME DO JOGO:    HOMÔNIMOS I
 

CELULAR NO JOGO - TAREFA: 3


CLIQUE SOBRE O TEXTO ABAIXO
CELULAR NO JOGO - TAREFA 3 - NOME DO JOGO: EXERCÍCIOS DE REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA - I


CELULAR NO JOGO - TAREFA 2

Jogos de português

Jogos de português 
Aprenda as principais regras da língua portuguesa com nossos jogos educativos
CLIQUE SOBRE O TEXTO ACIMA
CELULAR NO JOGO - TAREFA 2 - NOME DO JOGO: TIRA DÚVIDAS DE ORTOGRAFIA

CELULAR NO JOGO - TAREFA 1

CLIQUE SOBRE O TEXTO ABAIXO
CELULAR NO JOGO - TAREFA 1 - NOME DO JOGO: BRUXA DOS ACENTOS

TURMAS: 61 - 71 - 72 - 73 e 83 - Adolescente de 13 anos planeja 500 livros em um ano

TURMAS: 61-71-72-73-83 - Adolescente que leu 400 livros ano passado, quer superar em 2015

EXEMPLO DE VIDA - Reportagem do Fantástico - Menino de 7 anos já leu mais de 500 livros.mp4