11/02/2019

COMBINAÇÕES


PRIMEIRA AULA - 2019
ACORDOS
Resultado de imagem para ALUNO ESTUDANDO DESENHO
î  APRESENTAÇÕES DO PROFESSOR:
Ø  TEMPO DE TRABALHO;
Ø  ESCOLAS EM QUE ATUEI;
Ø  DISCIPLINAS;
Ø  FACULDADE;
Ø  CONTATOS: BLOG, E-MAIL, FACEBOOK,  WHATSAPP,  ...
Ø   
î  DINÂMICA DAS AULAS:
Ø  CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO;
Ø  AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE PROVAS, TRABALHOS, PRODUÇÕES TEXTUAIS,  INDIVIDUAIS, EM DUPLAS E COLETIVOS;
Ø  AS NOTAS SÃO SOMATÓRIAS ( 7 PROVAS E 3 TRABALHOS);
Ø  OS TRABALHOS SERÃO SEMPRE COM CONSULTA, MAS EXIGE DO ALUNO ...
Ø  USAREMOS MUITO O BLOG, ELE SERÁ NOSSA COMUNICAÇÃO O TEMPO TODO;
î  PROJETOS PARA 2019 (IACS):
  • Uma carta de casaco: Campanha do agasalho;
  • Museu do gaúcho;
  • Teatro de Natal;
  • Um cartão de brinquedo: Campanha do brinquedo;
  • SarauS 2019: “Quando as poesias saem dos livros”;
  • Curta os curtas;
  • Escrever o futuro;
  • Filmes: Odisséia, Moby Dick, Moulin Rouge, …;
  • Livros:
Imagem relacionada
LEITURA DE LIVROS (4: UM POR BIMESTRE);

       J   7.ºano: O milionário da caverna; Um simples lanche; Descoberta na América; Mangá metamorfose;  ...
       J   8.ºano: Além da magia; Màgie e a guerra do chocolate; Fugindo para a liberdade, Missão abaixo de zero;  ...
è Teatros, livros, filmes, datas comemorativas, datas cívicas na escola;
  • Há outros projetos/sonhos sendo estudados/preparados.
·         FILMES (4: UM POR BIMESTRE);
·         MUDAR/ MODERNIZAR/ BUSCAR INOVAR COM AULAS BEM LEGAIS, DIVERTIDAS E ATRAENTES;
î  MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Resultado de imagem para DESENHO ESTUDANTE

Ø  CADERNO/ESPAÇO NO FICHÁRIO/ PARA REGISTROS DA DISCIPLINA;
Ø  CANETA, LÁPIS/LAPISEIRA, BORRACHA, RÉGUA, MATERIAL DE ARTES, ...
Ø  DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS;
Ø  GRAMÁTICA EM CASA;
Ø  LIVRO DIDÁTICO;
Ø  LIVRO PARADIDÁTICO;
î  COMBINAÇÕES:
Ø  ESTABELECER COM OS ALUNOS UM ACORDO CAPAZ DE CONQUISTÁ-LOS, CAPAZ DE ATRAÍ-LOS, CAPAZ DE CONSTRUIR UMA AMIZADE TÃO NOBRE QUE SE TORNE UM ENCONTRO PRAZEROSO, BUSCANDO ESTABELECER UMA PARCERIA, UMA INTEGRAÇÃO, UMA UNIÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ESTUDANTES. CADA UM DEVE CUIDAR DE SEU MODO DE AGIR, BUSCANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS E COM TUDO, PARA SER RESPEITADO.

25/11/2018

Planos de aula THEÓPHILO SAUER Escola: THEÓPHILO SAUER Semana: 37.ª/40 NOVEMBRO/2018 Professor: Elemar Gomes


Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
37.ª/40 NOVEMBRO/2018
Professor: Elemar Gomes
 Ø   Vem aí: FIM DO IIIº TRIMESTRE – 26 a 30/11/2018
SÉRIE: PRIMEIRA
Turma: 211
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
A.   CONCLUSÃO DOS CURTAS -26/11
B.    PROVA B – 27/11
C.    CONCEITOS DE CONJUNÇÕES E EXERCÍCIOS FINAIS;
  1. PROVA DE RECUPERAÇÃO: 03/12/2018.
3
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: PRIMEIRA
Turma: 212
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
A.   CONCLUSÃO DOS CURTAS -26/11
B.    PROVA B – 27/11
C.    CONCEITOS DE CONJUNÇÕES E EXERCÍCIOS FINAIS;
PROVA DE RECUPERAÇÃO: 03/12/2018.
3
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: PRIMEIRA
Turma: 213
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
A.    CONCLUSÃO DOS CURTAS -26/11
B.    PROVA B – 27/11
C.    CONCEITOS DE CONJUNÇÕES E EXERCÍCIOS FINAIS;
PROVA DE RECUPERAÇÃO: 03/12/2018.

3
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.


CONJUNÇÕES É A PALAVRA QUE LIGA ORAÇÕES OU PALAVRAS DE FUNÇÔES SEMELHANTES.


ESTUDANTE: ________________________________TURMA:_____________PROFESSOR: ELEMAR GOMES / PORTUGUÊS
CONJUNÇÕES
É A PALAVRA QUE LIGA ORAÇÕES OU PALAVRAS DE FUNÇÔES SEMELHANTES.
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
          CLASSIFICAÇÃO
               CONJUNÇÕES

                                 EXEMPLOS
ADITIVAS: ADIÇÃO, SOMA,                   ACRÉSCIMO.
E, NEM  ( ENÃO ), MAS AINDA, MAS TAMBÉM, COMO TAMBÉM.
O MÉDICO EXAMINOU E PRESCREVEU-LHE A DIETA.

ADVERSATIVAS: OPOSIÇÃO, CONTRASTE OU SENTIDO ADVERSO.
MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, SENÃO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE.

MARIANA REVIROU TODAS AS GAVETAS, MAS NÃO ENCONTROU NADA.

ALTERNATIVAS: ALTERNÂNCIA OU EXCLUSÃO.


OU, OU...OU, ORA...ORA, JÁ...JÁ, QUER...QUER, SEJA...SEJA.

A CRIANÇA ORA AGITAVA-SE, ORA ADORMECIA FEBRIL.

CONCLUSIVAS: CONCLUSÃO.

LOGO, POIS ( VEM APÓS O VERBO ), PORTANTO, ASSIM, POR ISSO, POR CONSEGUINTE.
A CHUVA CAÍRA MANSA DURANTE  DIAS, ACABARA, POIS, A SECA.

EXPLICATIVAS:EXPLICAÇÃO

QUE ( PORQUE ), POIS, PORQUE, PORQUANTO.

NÃO USE DROGAS, QUE ( PORQUE ) ELAS PREJUDICAM A SAÚDE.
CONJUNÇOES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS

CONDICIONAIS: CONDIÇÃO.


SE, CASO, CONTANTO, QUE, UMA VEZ QUE.


SE VOCÊ NÃO VIER, NÃO HAVERÁ ALMOÇO.

CAUSAIS: CAUSA.

PORQUE, QUE, POIS, PORQUANTO, JÁ QUE, VISTO QUE.

NÃO COMI O MAMÃO PORQUE ESTÁ VERDE.

COMPARATIVAS: COMPARAÇÃO.

COMO, ASSIM COMO, TAL QUAL

O LUTADOR É FORTE COMO UM TOURO.

CONFORMATIVAS: CONFORMIDADE.


SEGUNDO, CONFORME, CONSOANTE.

CIDA FEZ O TRABALHO CONFORME O PROFESSOR PEDIU.

CONCESSIVAS: CONCESSÃO.

EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE.
EMBORA TENHA POUCA AUDIÊNCIA, O PROGRAMA CONTINUA NO AR.

INTEGRANTES: INTEGRAM


QUE, SE

CONVÉM QUE VOCÊ TREINE MAIS.

FINAIS: FINALIDADE, OBJETIVO.


PARA QUE, AFIM DE QUE.

POUPE DINHEIRO AGORA PARA QUE TENHA ALGUM MAIS TARDE.

CONSECUTIVAS: CONSEQÜÊNCIA.


TÃO...QUE, DE TAL MODO QUE.

A MESA ESTÁ TÃO BEM FEITA QUE NÃO BALANÇA.


PROPORCIONAIS: PROPORCIONALIDADE.


À PROPORÇÃO QUE, NA MEDIDA EM QUE.

O PALESTRANTE SE IMFLAMAVA NA MEDIDA EM QUE IA FALANDO.

TEMPORAIS: NOÇÃO DE TEMPO.


QUANDO, ENQUANTO, LOGO QUE, DEPOIS QUE.

QUANDO VOLTAR DE VIAGEM, IREI VÊ-LA.
Acesse esse conteúdo no blog: www.aulasdaminhavida.blogspot.com