"Bora" escrever? Pense em uma história bem bonita! Seja criativo, original e inovador! Mergulhe numa história encantadora! Dê vida para a história.
Dona-de-casa
"Bora" escrever? Pense em uma história bem bonita! Seja criativo, original e inovador! Mergulhe numa história encantadora! Dê vida para a história.
Dona-de-casa
OI GENTE;
"Bora" pra mais uma semana de aula? Que legal que você está aqui! Vamos as leituras?
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA ISABEL ( ) ou JOÃO DARCY( ) - DATA:10/10/2023 - PROFESSOR: Elemar Gomes - DISCIPLINA: Língua Portuguesa - TURMA:______ NOME__________________________________________
TEXTO 1:
Circuito Fechado -
De Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.
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2- Com base na leitura, responda às perguntas:
a) O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?
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b) Qual é a possível profissão dessa pessoa? Justifique
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c) Em que cidade poderia morar?
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d) Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?
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e) Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?
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2. Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre CLASSES DE PALAVRAS, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por que?
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3. O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?
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4. No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?
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5. Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?
TERCEIRA Leitura
TEXTO 3 - DONA DE CASA – CARINE VARGAS
Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, beijo, marido,sono, boa noite,
Lua.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES
Segunda Leitura
TEXTO 2: Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar
Óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, óvulo, licença, parto.
SE LIGA AÍ: ESTUDO SOBRE OS NUMERAIS!
Questão 01
Marque a associação correta do sentido e o respectivo numeral coletivo.
a) período de seis anos – dístico.
b) período de cinco anos – decúria.
c) Estrofe de dois versos – sexênio.
d) período de cem anos – centúria.
e) Agrupamento de dez coisas – decúria.
Questão 02
Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo.
(1) período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro
Questão 03
Ele obteve o (123.o) lugar:
a) centésimo vigésimo terceiro.
b) centésimo trigésimo terceiro.
c) cento e vinte trigésimo.
d) cento e vigésimo terceiro.
Questão 04
a) Dê os numerais correspondentes a três vezes maior e três vezes menor.
b) A forma primeira é um numeral ordinal. Dê o numeral ordinal correspondente a 1 075.
Questão 05
Modelo Enem. Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
Questão 06
A opção em que o ordinal não corresponde ao cardinal é:
a) cinquenta – quingentésimo.
b) seiscentos – seiscentésimo.
c) setenta – setuagésimo.
d) trezentos – trecentésimo. de antíteses.
e) sessenta – sexagésimo.
Questão 07
O ordinal quadringentésimo septuagésimo corresponde ao cardinal:
a) quarenta e sete.
b) quarenta mil e sete.
c) quatrocentos e setenta.
d) quatro mil e setenta.
Questão 08
Atente para o emprego do vocábulo enésima na frase a seguir e marque a alternativa correta.
Em uma das muitas entrevistas que deu sobre a sua participação nas Olimpíadas de Atlanta, Hortência afirmou, pela enésima vez, que estava indecisa sobre a sua volta à seleção.
a) É uma variante do numeral ordinal correspondente a nove.
b) Tem sentido pejorativo.
c) Trata-se de gíria.
d) É um termo derivado do vocábulo ene.
e) Sua troca por milésima manteria a noção e quantidade indeterminada.
Questão 09
Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e) n.d.a.
Questão 10
Identifique o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que ele veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
01. D. Centúria se refere também ao agrupamento de cem elementos de mesma natureza.
02. 3, 5, 1, 4, 2
03. A;
04.
a) triplo e terço.
b) milésimo septuagésimo quinto.
05. B
06. A
07. C
08. D
09. A
10. A
De volta pro aconchego
O distanciamento e o isolamento social impostos pelo combate à proliferação do novo Coronavírus e do COVID-19 fizeram com que mudássemos diversos aspectos da nossa rotina. Quando falamos da área da Educação, a principal mudança foi a transição do ensino presencial para o ensino a distância (EaD) ou aulas remotas, conceitos que possuem suas similaridades e diferenças.
Neste período de quarentena, para que as crianças e jovens tenham o menor impacto possível no seu desenvolvimento escolar e o calendário letivo não seja comprometido, foi inevitável levar o ensino da sala de aula para dentro das casas dos alunos – inclusive mediante orientação e normatização do Ministério da Educação.
E para que essa continuidade das atividades presenciais ocorra em ambientes virtuais, é essencial a adoção de tecnologias variadas, permitindo a comunicação, a interação e a avaliação dos estudantes, mesmo eles estando afastados da escola.
Entre as possibilidades dessa “virtualização” da Educação estão o ensino a distância e o ensino remoto, e você descobre nesta matéria quais são as principais diferenças entre esses métodos de ensino.
O ensino a distância, ou simplesmente EaD, é uma modalidade de ensino que possui uma estrutura política e didática-pedagógica completa, procurando englobar de maneira flexível toda uma gama de conteúdos e atividades para cada disciplina, de acordo com objetivos e características dos conhecimentos e das habilidades gerais, específicas e socioemocionais orientadas pelos órgãos diretivos da Educação no país, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mais do que apresentar conteúdos e encaminhar atividades, o EaD deve possuir uma metodologia bem definida e compatível com a interação virtual, inclusive no que tange ao processo avaliativo dos estudantes.
Essa modalidade é pensada e projetada para oferecer todo o suporte necessário de atendimento ao processo de aprendizagem, como videoaulas, tutores com disponibilidade em horários flexíveis, fóruns de discussão, atividades em formatos variados, ambiente virtual de aprendizado e outros recursos tecnológicos que favoreçam o ensino a distância mesmo a médio e longo prazos.
Devido a essas características, o EaD demanda uma plataforma operacional mais robusta, que suporte acessos simultâneos de muitos alunos e educadores, garantindo acesso aos conteúdos de maneira ininterrupta e prática. Com isso, a principal vantagem dessa modalidade de ensino é a flexibilização e personalização do aprendizado, permitindo que os próprios alunos, dentro de sua maturidade e faixa etária, possam ter autonomia para guiar a sua rotina de estudos e de formação.
Diferentemente do EaD, o ensino remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Grosso modo, isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um de diferentes localidades.
A instituição de ensino pode, por exemplo, criar turmas específicas com atividades remotas, desde que seja respeitado todo o planejamento de conteúdo e carga horária contratado. Adaptações podem e devem ser feitas para adequar a forma de apresentação das disciplinas, mas de maneira geral é seguido o que foi pensado para o ensino presencial.
A partir dessas premissas, a demanda tecnológica das aulas remotas é menor, sendo possível adotar aplicativos e serviços abertos e genéricos de comunicação e interação, como Zoom, Skype e Google Hangout – embora existam soluções específicas de salas de aulas virtuais, como é o caso do Google Classroom, que, além das transmissões ao vivo, permite a disponibilização de gravações e atividades complementares.
Quer aprender como fazer um Plano de Aula Remotas? Clique aqui
Assim, o ensino remoto surge como uma interessante saída para momentos emergenciais como o que vivemos, pois viabiliza a continuidade das atividades pedagógicas pela internet, para amenizar os impactos na aprendizagem das crianças e jovens enquanto precisam ficar afastados da escola.
Vale salientar ainda que, devido a essa estrutura focada em replicar algo planejado para outro ambiente, alguns especialistas em Educação não consideram as aulas remotas como uma modalidade de ensino.
Para facilitar a visualização das características e das diferenças do ensino a distância e do ensino remoto, criamos esse tópico com uma estrutura objetiva e enxuta. Confira!
Aula EaD: prioriza o uso de videoaulas gravadas, garantindo acesso assíncrono (a qualquer tempo) e buscando promover conteúdos e atividades autoinstrucionais, ou seja, que o aluno consiga acompanhar e realizar sozinho.
Aula remota: baseada principalmente em transmissões ao vivo ou então gravadas nos dias e horários habituais dos encontros presenciais da turma, promove o constante contato entre educador e estudantes.
Aula EaD: os materiais são preparados de maneira mais abrangente, com maior padronização entre as turmas e séries.
Aula remota: o ideal é que os conteúdos sejam elaborados pelo professor da disciplina, facilitando a adaptação para cada turma de acordo com a maior ou menor evolução daqueles estudantes.
Aula EaD: a realização das aulas é planejada de forma unificada, gerando um calendário para todos os alunos dentro do conteúdo programado para a série.
Aula remota: segue o calendário proposto no Plano de Aula, devendo receber apenas as mudanças necessárias para atender ao cenário de crise.
Leitura sugerida: Como fazer um plano de aulas remotas
Aula EaD: normalmente as plataformas usadas para disponibilização das videoaulas possuem também meios de interação com o tutor da disciplina, o que pode ocorrer em tempo real ou de forma assíncrona, dependendo da flexibilidade de horários que esse profissional irá destinar para esse tipo de atendimento.
Aula remota: como as aulas são pautadas em transmissões ao vivo, os alunos possuem interação diária ou frequente com o professor para sanar suas dúvidas. Embora isso possa ser uma interação mais pessoal, dúvidas surgidas durante as atividades complementares exigem maior organização principalmente dos alunos, para que não deixem de registrar e questionar o educador no encontro seguinte.
Aula EaD: o processo avaliativo tende a ser padronizado, muitas vezes com testes e atividades produzidos e corrigidos de maneira automatizada pelo sistema adotado.
Aula remota: normalmente consistem em avaliações criadas pelo professor da matéria, levando em conta o conteúdo abordado durante as aulas remotas para cada uma de suas turmas.
Como pudemos observar, a adoção de tecnologias é fundamental para que possamos superar esse período turbulento de afastamento das escolas, tornando menor esse desafio de adaptar a rotina de toda a comunidade escolar do ensino presencial para o estudo em casa, seja por meio do EaD ou das aulas remotas.
Apesar de visar reduzir as dificuldades nesse processo de mudança, sabemos que a implementação de novas tecnologias é acompanhada de muitas dúvidas. Portanto, gestores, educadores, alunos e familiares não podem deixar de procurar apoio dos seus sistemas de ensino. É dever dessas instituições orientar o melhor uso das tecnologias educacionais oferecidas, amenizando o impacto no aprendizado dos alunos e qualificando ainda mais os educadores.
Engajado com o seu compromisso de melhorar a Educação no Brasil, ainda mais no panorama de enfrentamento de uma pandemia, o SAE Digital tem aumentado seus esforços para dar todo o apoio não só para as instituições conveniadas, mas para todas as escolas do país.
Além de contar com uma Assessoria Pedagógica efetiva e especializada, nosso sistema de ensino disponibiliza recursos didáticos variados para que a Educação Básica seja conduzida de maneira eficiente no ensino a distância, incluindo Livro Digital, Ambiente Virtual de Aprendizagem, aplicativo de Realidade Aumentada e muito mais. Para conhecer mais cada um desses recursos, confira este artigo completo!
Para saber como o SAE Digital pode ajudar a sua escola a superar a quarentena e se preparar para o retorno das aulas presencial, fale com um dos nossos consultores. Não deixe também de conferir nossa programação especial com webinários sobre temas extremamente pertinentes para a nossa atual realidade. Para conferir tudo o que já foi debatido e descobrir o que vem por aí, basta clicar na imagem abaixo!