01/04/2012
Planos de aula - semana: 1.ª ABRIL/12
Planos de aula
Escola: RODOLFO
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Semana:
1.ª ABRIL/12
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Professor: Elemar
Gomes
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Série: OITAVA
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Turma: 81
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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OBS.: HQS – histórias em quadrinho - entrega: 30/03;
·
Regência verbal e nominal –
conceitos, exemplos, exercícios e Trabalho;
·
Correção dos temas de casa;
·
Não esqueça do LIVRO DE LEITURA(02/04).
|
5
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Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
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Série: OITAVA
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Turma: 82
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
|
OBS.: HQS – histórias em quadrinho - entrega: 30/03;
·
Regência verbal e nominal –
conceitos, exemplos, exercícios e Trabalho;
·
Correção dos temas de casa;
·
Não esqueça do LIVRO DE LEITURA(02/04).
|
5
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Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
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Série: SÉTIMA
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Turma: 71
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS - ENTREGA: A e B
·
EXERCÍCIOS SOBRE OBJETOS,
FORMAS VERBAIS, V.IRREGULARES E USO DE G E J.
·
FILME: ROMEU + JULIETA
·
Não esqueça do
LIVRO DE LEITURA(02/04).
|
5
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Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
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Série: SÉTIMA
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Turma: 72
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS - ENTREGA: A e B
·
EXERCÍCIOS SOBRE OBJETOS,
FORMAS VERBAIS, V.IRREGULARES E USO DE G E J.
·
FILME: ROMEU + JULIETA
·
Não esqueça do
LIVRO DE LEITURA(02/04).
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5
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Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
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29/03/2012
Jesus disse:
"E
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se o meu povo, que se
chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter
dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados,
e sararei a sua terra." (2Crônicas 7:14)
JESUS!
25/03/2012
ATENÇÃO PESSOAL DA TURMA 26:
ATENÇÃO PESSOAL DA TURMA 26, DE LITERATURA DA ESCOLA CIMOL:
ESTOU ADIANDO O TRABALHO SOBRE O BARROCO PARA O DIA 13/04, QUE HAVÍAMOS COMBINADO PARA A PRÓXIMA AULA (DIA 30/03).
MAIS DETALHES: E-MAIL: elfg2007@hotmail.com
Especial para a turma 26 - Literatura
AULA DE
LITERATURA – TURMA: 26
PROFESSOR:
ELEMAR GOMES – ACESSE: www.aulasdaminahvida.blogspot.com
Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII. | |
Nascimento | 6 de fevereiro de 1608 Lisboa |
Morte | 18 de julho de 1697 (89 anos) Salvador |
Nacionalidade | Português |
Ocupação | Religioso, escritor e orado |
António Vieira ou Antônio
Vieira (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608 — Bahia, 18 de Julho de 1697) foi
um religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política,
destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade,
defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos
povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização.
Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição
da distinção entre cristãos-novos(judeus
convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e
cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou
ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância
no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente
exigem sua leitura.
Biografia
Nascido em lar humilde, na Rua do Cônego, perto da
Sé, em Lisboa, foi o
primogênito de quatro filhos de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana(região de
Portugal), cuja mãe era filha de uma mulata ou africana, e de Maria
de Azevedo, lisboeta. Cristóvão
serviu na Marinha Portuguesa e foi, por dois anos, escrivão da Inquisição. Mudou-se para o Brasil em 1609, para
assumir cargo de escrivão em Salvador, mandando
vir à família em1618.
António Vieira chegou à Bahia com
seis anos de idade. Fez os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas em Salvador, onde, principiando com
dificuldades, veio a tornar-se brilhante aluno. Ingressou na Companhia de Jesus como noviço em maio de 1623.
Em 1624, quando
na invasão holandesa de Salvador, refugiou-se no interior da
capitania, onde se iniciou a sua vocação missionária. Um ano depois tomou os
votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado.
Prosseguiu os seus estudos em Teologia, tendo
estudado ainda Lógica, Metafísica e Matemática, obtendo o mestrado
em Artes. Foi
professor de Retórica em Olinda, ordenando-se
sacerdote em 1634. Nesta
época já era conhecido pelos seus primeiros sermões, tendo fama de notável
pregador.
Quando da segunda invasão holandesa ao Nordeste do
Brasil (1630-1654), defendeu
que Portugal entregasse a região aos Países Baixos, pois gastava
dez vezes mais com sua manutenção e defesa do que o que obtinha em
contrapartida, além do fato de que os Países Baixos eram um inimigo
militarmente muito superior à época. Quando eclodiu uma disputa entre Dominicanos (membros da Inquisição) e Jesuítas
(catequistas), Vieira, defensor dos judeus, caiu em
desgraça, enfraquecido pela derrota de sua posição quanto à questão da Região Nordeste do Brasil.
Tarefa:
Leitura e exercícios
Texto 1
Ladrões
"Navegava
Alexandre-1 em uma poderosa armada pelo mar Eritreu-2 a conquistar a Índia, e como
fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os
pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém
ele, que não era medroso nem lerdo-3, respondeu assim: Basta, senhor, que eu,
porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada,
sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o
roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. (...)
O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno; os que não só vão,
mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre-4 e de mais
alta esfera-5; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento-6 distingue
muito bem São Basílio Magno-7. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam
bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões
que mais própria e dignamente-8 merecem este título são aqueles a quem os reis
encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a
administração das cidades, os quais já-9 com manha-10, já com força roubam e
despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e
reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes, sem temor nem perigo; os
outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Diógenes-11, que
tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de
varas-12 e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a
bradar: Lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos! Ditosa-13 Grécia que
tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera-14 a
justiça as mesmas afrontas-15. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um
ladrão por ter roubado um carneiro; e no mesmo dia ser levado em triunfo um
cônsul, ou ditador, por ter roubado uma província. E quantos ladrões teriam
enforcado estes mesmos ladrões triunfantes?"
VIEIRA,
António. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1971.
VOCABULÁRIO:
1. Alexandre Magno (356-323 a.C.), rei da
Macedônia. Com suas conquistas militares, formou um dos maiores impérios da
Antiguidade.
2. nome dado pelos antigos ao Mar Vermelho, ao
Oceano Índico e ao Golfo Pérsico
3. estúpido
4. importância
5. nível
6. categoria
7. São Basílio Magno
(329-379)a.C.)foi
bispo de Cesaréia
8. justificadamente
9. já... já: ou... ou
10. malícia,
astúcia
11. filósofo
grego (413-327 a.C.)
12.
autoridades
13.
afortunada, feliz
14.
padecesse, sofresse
15.
insultos, ultrajes
Agora
responda em seu caderno.
1)Explique o
sentido que esta passagem tem no texto: "O roubar com pouco poder faz os
piratas, o roubar com muito, os Alexandres".
2)Por que,
segundo o autor, os ladrões "de maior calibre" não só vão mas levam
ao inferno?
3)Contrapondo
os pequenos aos grandes ladrões, diz o autor: "os outros, se furtam, são
enforcados; estes furtam e enforcam". Além do roubo, que outro grave delito
aponta Vieira nos grandes ladrões?
4)Uma das
passagens transcritas a seguir, por seu sentido genérico, contém a ideia
central desenvolvida pelo autor. Assinale-a e justifique sua resposta:
a)( )
"Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e
reinos..."
b)( ) "Lá vão os ladrões grandes a enforcar
os pequenos!"
c)( ) "O roubar pouco é culpa, o roubar
muito é grandeza..."
5)Transcreva
do texto passagens que comprovem as seguintes etapas do raciocínio de Vieira:
a) Começa o
texto com a narração de um caso particular.
b) A partir
desse caso, extrai uma ideia de valor geral a ser desenvolvida no resto do
texto.
Literatura/Barroco/segunda-série/ Professor: Elemar Gomes
LITERATURA TURMA: 26
BENTO TEIXEIRA
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da Bahia, onde foi professor de primeiras letras.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda.
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão o de agradar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
PROSOPOPÉIA
POEMA ÉPICO – Poemeto épico, em 94 estâncias (o mesmo que estrofe) de oitava-rima (as estrofes de oito versos têm os dois últimos rimando entre si), em versos decassílabos (dez sílabas métricas), conforme ensinava Camões, em Os Lusíadas.
O livro conta os feitos históricos de Jorge de Albuquerque Coelho, governador de Pernambuco, a quem o autor pretendia agradar.
A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde a estrutura até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o valor literário que, porventura, pudesse ter, ficando a fama histórica de ser o livro inaugurador do Barroco brasileiro.
Considerado o primeiro poema épico de nossa literatura.
Considerado poema laudatório (que contém louvor).
Personagens de Prosopopéia:
a) Proteu (narrador). Na mitologia grega, “Proteu” é deus marinho, capaz de se transformar em animais, em água e em fogo.
b) Jorge de Albuquerque (herói).
GREGÓRIO DE MATOS
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da Bahia, onde foi professor de primeiras letras.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda.
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão o de agradar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
PROSOPOPÉIA
POEMA ÉPICO – Poemeto épico, em 94 estâncias (o mesmo que estrofe) de oitava-rima (as estrofes de oito versos têm os dois últimos rimando entre si), em versos decassílabos (dez sílabas métricas), conforme ensinava Camões, em Os Lusíadas.
O livro conta os feitos históricos de Jorge de Albuquerque Coelho, governador de Pernambuco, a quem o autor pretendia agradar.
A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde a estrutura até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o valor literário que, porventura, pudesse ter, ficando a fama histórica de ser o livro inaugurador do Barroco brasileiro.
Considerado o primeiro poema épico de nossa literatura.
Considerado poema laudatório (que contém louvor).
Personagens de Prosopopéia:
a) Proteu (narrador). Na mitologia grega, “Proteu” é deus marinho, capaz de se transformar em animais, em água e em fogo.
b) Jorge de Albuquerque (herói).
GREGÓRIO DE MATOS
Autores
do Barroco
Gregório
de Matos Guerra nasceu em Salvador, Bahia, em 7 de abril de 1636. Faleceu em
Pernambuco, em 1696.
De família abastada, Gregório estudou com os jesuítas de Salvador. Em 1650, com 14 anos, embarcou para Portugal (Lisboa), aonde foi com o propósito de estudar Direito. Matriculou-se na Universidade de Coimbra, onde se formou em julho de 1661 e passou a exercer a magistratura. Interrompeu a carreira de juiz para voltar ao Brasil (por volta de 1680). Supõe-se que, nessa altura, já teria feito conhecer o seu talento de repentista e zombeteiro. |
POESIA SATÍRICA – Apesar de ter exercido funções religiosas e de ter um irmão padre (Eusébio de Matos), Gregório não perdoa a Igreja Católica baiana: faz sátiras ferinas contra padres e freiras, chegando mesmo a usar palavrões em pleno século XVII.
E nos frades há manqueiras?... Freiras...
E que ocupam os serões?... Sermões.
Não se ocupam em disputas?... Putas.
Com palavras dissolutas
Me concluís, na verdade,
Que as lidas todas de um frade
São freiras, sermões e putas.
Veja o que disse o poeta sobre a Sé da Bahia, órgão central da Igreja Católica no Brasil:
A nossa Sé da Bahia,
com ser um mapa de festas,
é um presepe de bestas,
se não for estrebaria.
Várias bestas cada dia,
vemos que o sino congrega:
Caveira, mula galega,
o Deão, burrinha parda,
Pereira, besta de albarda,
tudo para a Sé agrega.
Depois de ridicularizar a Igreja Católica, Gregório voltou sua pena satírica contra o governador-geral da Bahia, Antônio de Sousa Meneses, que esteve à frente do governo de maio de 1682 a junho de 1684.
AULAS DA SEMANA - CIMOL - PROFESSOR: ELEMAR GOMES
PLANOS DE AULA
Escola: CIMOL
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Semana: 5.ª DE MARÇO
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SEMESTRE: I.º
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INFO 11 M
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Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA I
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Conteúdos
a serem ministrados
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Períodos
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Objetivos
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MORFOLOGIA –CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS A PARTIR DO
LIVRO DIDÁTICO(Traga o livro didático para a próxima aula).
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5
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CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR,
AVALIAR,...
|
SEMESTRE: I.º
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INFO 11 T
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Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA I
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Conteúdos
a serem ministrados
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Períodos
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Objetivos
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MORFOLOGIA –CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS A PARTIR DO
LIVRO DIDÁTICO(Traga o livro didático para a próxima aula).
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5
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CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR,
APRESENTAR, AVALIAR,...
|
Série: SEGUNDA
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T.
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Disciplina:
LITERATURA
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Conteúdos
a serem ministrados
|
Períodos
|
Objetivos
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FASE LITERÁRIA: BARROCO: TRABALHO
DE 2,0
|
2
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CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR,
APRESENTAR, AVALIAR,...
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