05/11/2014
INFORMÁTICA
02/11/2014
THEÓPHILO SAUER
Planos
de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
|
Semana:
1.ª NOVEMBRO/14
|
Professor: Elemar Gomes
|
- 60.ª
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 2014
Ø
Vem aí: MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO;
SÉRIE: NONA
|
Turma: 91
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS,
APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SÉTIMA
|
Turma: 92
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS,
APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SEXTA
|
Turma: 93
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS,
APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais
e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas
informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - ROSA ELSA
Planos
de aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
|
Semana:
1.ª/NOV./2014
|
Professor: Elemar Gomes
|
LEITURAS:
Ø VEM AÍ: 60ª FEIRA DO LIVRO DE
PORTO ALEGRE.
ANO: NONO
|
TURMA: 192
|
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
|
CONTEÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
· LUIS DILL: APRESENTAÇÕES: 29/10;
· PRODUÇÃO DE NARRATIVAS: FÁBRICA DE
CONTOS -;
· EST.OR.SUBORD.SUBST.
|
4
|
-
CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM,
IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO
AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU
SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO
CRÍTICA.
|
ANO: QUARTO
|
TURMA: 141
|
CURRÍCULO
|
CONTÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
Ø ATIVIDADES LÚDICAS:
Ø PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
Ø MATEMÁTICA: ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO.
|
4
|
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,
BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR,
DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...
|
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
São nove as orações subordinadas adverbiais, que
são iniciadas por uma conjunção subordinativa:
·
Causal:
Funciona como adjunto adverbial de causa.
* Conjunções
e locuções conjuntivas: porque, porquanto,
visto que, já que, uma vez que, na medida em que, se, como, que.
EX: “Saímos rapidamente,
visto que estava armando um tremendo temporal”.
·
Comparativa:
Funciona como adjunto adverbial de comparação.
Geralmente, o verbo fica subentendido.
* Conjunções: (mais) ... que,
(menos)... que, (tão)... quanto, como.
EX: “Diocresildo era mais
esforçado que o irmão (era)”.
·
Concessiva:
Funciona como adjunto adverbial de concessão.
* Conjunções:
embora, conquanto, inobstante, não obstante, apesar de que, se bem que, mesmo
que, posto que, ainda que, em que pese.
EX: “Todos se retiraram apesar de não terem
terminado a prova”.
·
Condicional:
Funciona como adjunto adverbial de condição.
* Conjunções: se, a menos que, desde
que, caso, contanto que.
EX: “Você terá um futuro
brilhante desde que se esforce”.
·
Conformativa:
Funciona como adjunto adverbial de conformidade.
* Conjunções: como, conforme,
segundo.
EX: “Construímos nossa casa conforme as especificações
dadas pela Prefeitura”.
·
Consecutiva:
Funciona como adjunto adverbial de consequência.
Conjunções: (tão)... que,
(tanto)... que, (tamanho)... que.
EX: “Ele fala tão alto que
não precisa do microfone”.
·
Temporal:
Funciona como adjunto adverbial de tempo.
Conjunções: quando, enquanto,
sempre que, assim que, desde que, logo que, mal.
EX: “Fico
triste sempre que vou à casa de Juvenildo”.
·
Final:
Funciona como adjunto adverbial de finalidade.
Conjunções: a
fim de que, para que, porque.
EX: “Ele não precisa do
microfone para que todos o ouçam”.
·
Proporcional:
Funciona como adjunto adverbial de proporção.
* Conjunções: à
proporção que, à medida que, tanto mais.
EX: “À medida que o tempo
passa, mais experientes ficamos”.
PROFESSOR:
ELEMAR GOMES
Bom
Estudo!
Assinar:
Postagens (Atom)