21/03/2016
20/03/2016
Escola: IACS Semana:(6.ª) 21 a 24/03/2016 Professor: Elemar Gomes
ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
|
Semana:(6.ª)
21 a 24/03/2016
|
Professor:
Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
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Turma: 61
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø ( )Transcrição do texto: Gênero Relato – Sala
de info;
Ø ( )Corrigir - TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO
SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
Ø ( )Leitura do Almanaque de textos – p. 13,
14, 15 e 16. Produção de um Diário. P. 17;
Ø TRAB.
LIVRO DIA: 06/04/2016
|
6
PERÍODOS
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Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( )”Joana D’arc” – Leitura. P.
32 e 33 com exercícios;
Ø ( )Sinal de exclamação – Conceitos
e exemplos. P. 35 e 36 com exercícios. A partir de imagens se faz balões de
fala usando o sinal de Exclamação – ver: site;
Ø
( )Uso e emprego de adjetivos. P 37
Ø
Tema
de casa: p. 38-41. Exercícios: 1- 6
Ø ( )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø
( )Corrigir:
Em casa: “Papeizinhos sem sentido”. Ler e responder: p.33 e 34. Questões 1 a
7. P. 35 e 36;
Ø
( )Uso da
Forma imperativa do verbo. Construção de uma Tira, com o emprego da forma
imperativa. Pensar em textos publicitários.
Ø
( )Tema de
casa: Leitura e exercícios sobre a Forma imperativa dos verbos. P. 38 a 42;
Ø
TRAB.
LIVRO DIA: 06/04/2016
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir,
falar, ler e escrever - habilitando-o
à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da
escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da
referência do valor social e simbólico
da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação
entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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Turma 83 - Forma verbal - Imperativo -
O imperativo nas propagandas
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura;
Noções básicas sobre o conceito de verbo.
Noções básicas sobre o conceito de verbo.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA 1:
PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:
EXEMPLO 1:
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sl1lh5DZ7rRg0wJjy9PpmiooqQBoILla_ZD1PWVWmPT8Ab_rbJCm-sm_QoRi_VeO4R5BHzL4NgG_4QQXmkp0IqrA61DI6vU7XqBNMH7ko5UpmDxJsB2iuVB73A7cpqW6pw3vlBZV7_5B5uEPV_XoC-2eFhtafX9k7tFA=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tvh_vcy8O88Ujg4aEpTrT4PxRkUQTs-8F6KwUavnNx4FnxDERS4AMPAiP_EGG2EkLa-XAbE-TPjxmODPlyfrjFF_EYP1iOv47y37IfDRFArto0mmlY9BEnrd904P6E63tNNTOIfbZlBcHKDl5ovecdc_xEc_WQLf-zvA=s0-d)
PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compra uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor.
EXEMPLO 2:
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_srj5onT9bsaZlCJVlr0bOsx4WQNvdECP46tUum1W_ktmpGyFM3vD_CWpDPwF1Pec_f5rDyeaL5-uyYTJNorNvSlEyVQUmPObUr3Cww4lrUctIQyld2ryUj4DCV1AHfoCYq-tid1in_HpXD1HTXEoF8fB3SL8Yjm_KQWHI=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tOeKblXIIF-0suoKF_knNdmyjiPtXL7UAfuHQjw0RDgBLnoP2K5RkcBQKeq1iavvshMJkQ2Qj78TqUSvFkaW18tgMt1_lZV4fjnWhPSE6ICTthj0mLY72s3f8pUxzd1GpQZET2AqWdkOSO2HF1E4uVPRAp8GHhZesl8ttd7eg=s0-d)
FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)
EXEMPLO 3:
Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u4_sK4p4v4l4FZvcYmDrwfiroVZrBNs7uLCN1Ho9MSgQItz5BzIgh2351QRqAeKynKJ6IjWvpyfjHJENqVu-d5LFhoCWeL4HSK6ydu2lTAuue_yeuXdRN_6dVw-mlQMzRMUpWtoqjYlDip9kP0rgxcVPWNdVp5ntI3=s0-d)
Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg
Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.
ETAPA 2:
Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ubsR2ytbCmLc7iMJjERcapyf-y83OzG1W_LtDcA3Hac_Lej1RnHz9OCVYw_Dyy_g289MnkTGCd6U0vMpys9UNjn3xPkHQqHFCKQ9fghScJ8sI1DOEQfrNd6DY1MFTyR-yjmZeKoz0xD3lSE5XcBEpH6qYqHXvJQpGU=s0-d)
1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?
2) Quem é o público alvo desse anúncio?
3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.
4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).
5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?
ETAPA 3:
Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tS5DoqlFjewNShbTG36i0apxqSIeClqd4uRQsxTYwZbUNw1Sp3jz2gJIlb6nf5B4S4FeD_y4tz9MUP7AmQ2cOoZp5zKGQYYKW4PIcKGhZt9CJP7tlebNhZPlqZRL7LrXmO5vdC-yExEe1iKOTrvnal87xd--DviMW_n3I=s0-d)
Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:
Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?
PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:
levar a crer ou aceitar; convencer, induzir.
Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).
Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.
PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:
EXEMPLO 1:
PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compra uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor.
EXEMPLO 2:
FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)
EXEMPLO 3:
Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.
Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg
Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.
ETAPA 2:
Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:
1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?
2) Quem é o público alvo desse anúncio?
3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.
4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).
5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?
ETAPA 3:
Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:
Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:
Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?
PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:
levar a crer ou aceitar; convencer, induzir.
Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).
Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.
Avaliação
Para que o aluno peceba como a estratégia de usar verbos no imperativo é frequente nas propagandas, peça para que os alunos procurem em jornais e revistas exemplos de propagandas, nas quais eles encontrem verbos no imperativo. Solicite que eles recortem e colem somente os verbos em uma cartolina. Com isso, eles verão como essa forma verbal é mais comum do que eles imaginam. Depois exponha os cartazes em um mural ou parede da escola para que outros alunos de outras séries vejam.
Turmas 71, 72 e 73 - Uso do ponto de interrogação.
Estudo sobre o emprego do ponto de exclamação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7jnASScKvkl0q9NL9y8rXi0qBTW15ugltdGhlvZENlwvuLyDq4dh_7mjxSWPrCAfaoStIorFwcpwwfifrOYDdKH23vXrY2unidrxk1YUc2HKKuNOZ4lD9o7w0qEV9o_XLlY5TptBixfk/s1600/at.jpg)
Poema: Pontuação e sua funçãoSou muito emotivo e a exclamar eu vivo, sou usado com capricho para expressar emoção, esse sou eu, o PONTO DE EXCLAMAÇÃO.Sou muito curioso, e vivo a perguntar, quando surge uma dúvida vou logo interrogar. Eu sou o PONTO DE INTERROGAÇÂO.Quando esticam o assunto eu não dou muita moral, tenho certeza do que digo e o fim de uma frase indico. Sincero e legal sou eu, o PONTO FINAL.Sou chamado de DOIS PONTOS,e sou muito camarada, sou usado com frequência antes de uma fala, também me usam com exatidão antes de dar uma explicação ou identificação.Meu nome é TRAVESSÃO sou o senhor da comunicação, sou usado para expressar uma fala, por isso antes de me escrever em seu texto narrativo, ninguém pode falar nada.Sou conhecido como RETICÊNCIAS,quando presente em pensamentos indico suspensão, também posso ser usado para indicar na fala uma hesitação.Meu nome é ASPAS sou muito badalado e venho sempre acompanhado. Sou usado com elegância em frases, falas e palavras, que merecem destaque e importância.Eu sou a VÍRGULA, para não ficar cansada na frase dou uma parada. Separo elementos de uma citação, para o texto não ficar cansativo, é essa minha função.Autora: Laís de Castro Agranito |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6UMDDp0YkYZRWS8ElpZGg_dSTGsAe9C3myLGMNNXDETyhIBToxjg25XGvQ0xWyvCXLgHmFGcTisuCyA4rjFYOmTrSHss7f5m4zKhEPCmCVmO9A9zGJDDrQMcYumAFHDtzWfu9Bnj_7lo/s640/Imagem+002.jpg)
Turma 61 - DIÁRIO DE ANNE FRANK
DIÁRIO DE ANNE FRANK
![](https://entaodeixaqueeuteconto.files.wordpress.com/2015/01/diario-de-anne-frank-capa-dura.jpg)
Diário de Anne Frank é um
livro escrito por Annelies Marie Frank entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto
de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Em 9 de julho 1942, Anne escondeu-se
com sua família e outros judeus (a família van Daan e Albert Dussel) num
"Anexo" secreto junto ao escritório do pai, em Amsterdã, durante a
ocupação nazista dos Países Baixos. Anne Frank, com treze anos de idade,
inicialmente usa seu diário para contar sobre sua vida antes do confinamento e
depois narra momentos vivenciados pelo grupo de pessoas confinadas no
"Anexo".
Turma 61 - Bem legal!
Turma 61 - Só para conhecer!
|
16/03/2016
Queridos alunos;
Clique na imagem abaixo e assista uma seleção de contos de autores consagrados da literatura:
Boa viagem!
![IACS - Vem que eu te conto: Literatura para crianças e adolescentes](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v_EfHFOnm1LdWuWS7xFXy9sKHMq21whTCd2GCCLThhlrSi0Wx28PIgGhi55xQ5Qh7O_TiYD1RWl-jjHVIO5mU2lxhu3wtIhJ7BA2TfwQ5OMtnO_rx7yxH2m-LDoz1nShf-1LpCwg=s0-d)
Clique na imagem abaixo e assista uma seleção de contos de autores consagrados da literatura:
Boa viagem!
13/03/2016
Iacs – 2016 - Conteúdos para estudar para as provas – Iº bim/prova 1:
Iacs – 2016 - Conteúdos para
estudar para as provas – Iº bim/prova 1:
![](https://posteino.files.wordpress.com/2010/05/desespero.jpg)
Ø Turma:
61
·
Interpretação textual;
·
Ortografia;
·
Quem foi TutanCâmon;
·
Tipos de linguagem;
·
Classes de palavras;
Ø Turma:
71/72/73
- · Interpretação textual;
- · Classes gramaticais;
- · Substantivos: classificação;
- · Substantivos: grau dos substantivos;
- · Ortografia e grafia;
Ø Turma:
83
·
Interpretação;
·
Meteorologia – crenças;
·
Variedade linguística;
·
Preconceito linguístico;
·
Evidências;
·
Mapa turístico;
·
Revisão morfossintática;
·
Prosódia e ortoépia.
Escola: IACS Semana:(5.ª) 14 a 18/03/2016 Professor: Elemar Gomes
ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
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Semana:(5.ª)
14 a 18/03/2016
|
Professor:
Elemar Gomes
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ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
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Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( )PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø ( )“REGISTRAR É POSSÍVEL” – P.36 E 37;
Ø ( )TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E
PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
Ø ( )ALMANAQUE DE TEXTOS – P.: 1-11- RELATO
Ø TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø
PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø (
)Compreensão do texto: P.24, 1-6;
Ø ( )Produção
textual: página de um diário – pág. 25;
Ø ( )Uso da
língua – pág. 26;
Ø ( )Emprego
dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30 e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e
exercícios.
Ø TRAB.
LIVRO DIA: 06/04/2016
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø
(
)PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø
( )Correção: Revisão morfossintática – pág.
21 até 24. Questões: 1 até 11.
Ø
( )ler e responder: “Como ler um mapa”. P.
25-
Ø
( )Em casa: “Papeizinhos sem sentido”. Ler e
responder: p.33 e 34. Questões 1 a 7. P. 35 e 36
Ø
TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
|
6
Períodos
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade linguística
e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e
Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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