21/06/2016
19/06/2016
Escola: IACS Semana:(19.ª) 20 a 24/06/2016 Professor: Elemar Gomes
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
|
Semana:(19.ª)
20 a 24/06/2016
|
Professor:
Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
*
Prova
B – dia: 24/06/2016;
*
Prova
de Rec.: dia: 28/06/2016.
( )CORRIGIR: Os pobres – p. 76 a 79 -1 a 7;
( )Corrigir: Verbos I – p. 80 a 89.
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade linguística
e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e
Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO:
SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA
TEM:
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
Ø
Prova B – dia: 24/06/2016;
Ø
Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
Ø Ler e Responder: “O problema
não é comprar” – p 92 a 94 – 1 a 7;
Ø Frase e oração – Conceitos e
exercícios. P.96 a 100;
Ø Ler e responder: “Cordel do
consumidor”- p.101 a 103 – 1 a 9;
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
*
Prova
B – dia: 24/06/2016;
*
Prova
de Rec.: dia: 28/06/2016.
( )VÍDEO 1 – VIDA E OBRAS DE PIETER BRUEGEL; “Assim
se divertiam” – Leitura e estudo – P 122 E 123 – 1 A 5.
( ) “BRINCANDO NO PASSADO” – P.125 E 126. DE
1 A 7.
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Código de Defesa do Consumidor em Cordel
Código de Defesa do Consumidor em Cordel
Você já imaginou o Código de Defesa do Consumidor em versos de cordel?
A Literatura de Cordel, uma das maiores tradições da cultura brasileira, é utilizada por alguns Procons e outros órgãos de defesa do consumidor para orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres.
A partir de hoje, você confere uma série especial com alguns destes cordéis. Para começar, trechos do folheto publicado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.
Cordel do Consumidor
Autora: Odila Schwingel Lange
Com licença, amigos e amigas,
Venho desempenhar o meu papel
Como poeta popular.
Eu vou fazer um cordel
Ao Código do Consumidor
Procurarei ser fiel!
O consumidor, companheiros,
É revestido de importância
Não pode ser enganado
Nem tratado com discrepância
Ninguém pode descumprir a lei
Nem por erro ou ignorância!
(…)
Por isso falo em bom tom
Sobre este assunto importante
Não te deixes enganar
Nem sequer por um instante
Exige, sim, teus direitos
De cidadão atuante!
(…)
Se o prestador de serviço
Não cumprir com a obrigação
Existem os meios legais
De fazer autuação
Mas pega sempre o comprovante
Para não ficar na mão!
(...)
Não esmoreças, meu amigo,
Se viveres entrando em fria
Lesar o consumidor
No Brasil virou mania
Reclamar é a maneira
De exercer cidadania!
E para terminar estes versos
Peço ainda atenção
O Procon atende a todos
Não fazemos distinção
Lutando por teus direitos
Moralizas a nação!
Venho desempenhar o meu papel
Como poeta popular.
Eu vou fazer um cordel
Ao Código do Consumidor
Procurarei ser fiel!
O consumidor, companheiros,
É revestido de importância
Não pode ser enganado
Nem tratado com discrepância
Ninguém pode descumprir a lei
Nem por erro ou ignorância!
(…)
Por isso falo em bom tom
Sobre este assunto importante
Não te deixes enganar
Nem sequer por um instante
Exige, sim, teus direitos
De cidadão atuante!
(…)
Se o prestador de serviço
Não cumprir com a obrigação
Existem os meios legais
De fazer autuação
Mas pega sempre o comprovante
Para não ficar na mão!
(...)
Não esmoreças, meu amigo,
Se viveres entrando em fria
Lesar o consumidor
No Brasil virou mania
Reclamar é a maneira
De exercer cidadania!
E para terminar estes versos
Peço ainda atenção
O Procon atende a todos
Não fazemos distinção
Lutando por teus direitos
Moralizas a nação!
E digo, com toda certeza,
Presta atenção, por favor,
Que mesmo depois de morto,
Ainda és consumidor
Pois existe sempre um parente
Te levando vela ou flor!
*******
Gostou dos versos e quer saber mais? Neste sábado, 10/12, acontecerá uma Feira de Literatura de Cordel no Memorial da América Latina, com a participação de cordelistas e cantadores, exposição de xilogravuras, recital de poesia tradicional nordestina, música e contação de histórias.
Serviço:
Caravana do Cordel: O mundo do Cordel para todo Mundo
Data e horário: 10 de dezembro, sábado, das 15h30 às 19h00
Local: Memorial da América Latina - Biblioteca Latino-americana (ao lado da estação Barra Funda do metrô). Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda. São Paulo/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca. Classificação: livre
Mais informações em http://www.memorial.org.br/
12/06/2016
Escola: IACS Semana:(18.ª) 13 a 17/06/2016 Professor: Elemar Gomes
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
|
Semana:(18.ª)
13 a 17/06/2016
|
Professor:
Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
*
Ler
e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante
tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
*
Prova
B – dia: 24/06/2016;
*
Prova
de Rec.: dia: 28/06/2016.
( )CORRIGIR: Os pobres – p. 76 a 79 -1 a 7;
( )Fonemas + Enc. Voc. + Hiato + Ditogo +
Tritongo + exercícios.
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO:
SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA
TEM:
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
Ø
Ler
e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante
tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
Ø
Prova
B – dia: 24/06/2016;
Ø
Prova
de Rec.: dia: 28/06/2016.
Ø CORRIGIR:
“Criança não é brincadeira” – 86 a
90 – 1 a 6;
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
*
Ler
e fazer cruzadinha sobre a reportagem:
Estudante
tem meta de ler 500 livros até o fim do ano + vídeo
*
Prova
B – dia: 24/06/2016;
*
Prova
de Rec.: dia: 28/06/2016.
( )Figuras de linguagem – Conceitos – exemplos
+ exercícios no cartaz;
( )TRABALHO EM DUPLAS SOBRE FIG. LING.
( )ler e debater: O silêncio do cantor – p.118;
( )
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Assinar:
Postagens (Atom)