7 de jun. de 2019
6 de jun. de 2019
4 de jun. de 2019
2 de jun. de 2019
FÁBULAS
FÁBULAS
Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento. O grego Esopo é considerado o pai da fábula, sendo seguido depois por escritores com Fedro e o famoso francês Jean de La Fontaine.
TAREFA: LEIAS 3 DAS FÁBULAS DO LINK ABAIXO.
DEPOIS NO EDITOR DE TEXTO FAÇA UMA RELEITURA, OU SEJA, FAÇA A SUA FÁBULA A PARTIR DAQUELA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. NÃO ESQUEÇA:
TÍTULO;
3 PARÁGRAFO;
DIÁLOGOS;
MORAL OU ENSINAMENTO NO FINAL.
Planos de aula – 2019 Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019 Professor:Elemar Go
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula – 2019
Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019
|
Professor:Elemar Gomes
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 71-72-73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
| ||||||||
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
| ||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 82 - 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
| ||||||||
AULAS DA SEMANA:
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13
26 de mai. de 2019
Planos de aula – 2019 Semana: (16.ª) 27 a 31/05/2019 Professor:Elemar Gomes
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião
Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos
de aula – 2019
Semana: (16.ª) 27 a 31/05/2019
|
Professor:Elemar Gomes
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 71-72-73
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
|||||||||||
AULAS
DA SEMANA: Biografia e diário
è ( )TIPOS
DE SUJEITOS – EXERCÍCIOS – P. 87 A 98. 1 A 14;
è TEMA DE CASA: LER E RESPONDER AS PÁG. 99 A 105 –
1 A 12;
è ( )Prod.
Textual: Gênero: EXPOSITIVO - EXPLICATIVO;
è Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
è Almanaque – P. 11/06/2019
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
|||||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 82 - 83
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
|||||||||||
AULAS
DA SEMANA:
è ( )Vídeo –
ALEIJADINHO;
è ( )CORRIGIR:
Tema de casa: Ler e resp. Pág. 97 a 101 – 1 a 06;
è ( )COESÃO
TEXTUAL – P. 102 A 105;
è ( )ATIVIDADES
DE COESÃO NA LOUSA – PROJETAR NO NOTEBOOK;
è ( )TEMA DA
CASA: LEITURA 2 - PÁG. ’06 A 110;
è (
)ALMANAQUE: UNIDADE 2: 11/06/2019
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13
TURMAS: 71, 72 e 73 - TEXTO EXPOSITIVO/EXPLICATIVO
Texto expositivo
Veja um exemplo de texto expositivo:
O telefone celular
A história do celular é recente, mas remonta ao
passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone
móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida
pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma
atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão
e Dalila (1949).
Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela
inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista
fabricante de armas. O que sobrou de uma relação
desgastante foi o interesse pela tecnologia.
Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra
Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados
da Marinha haviam sido interceptados por
inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia:
um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar
mudando o canal, para que a conversa
não fosse interrompida. Era a base dos celulares,
patenteada em 1940.
O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.
Um fato importante é a apresentação de bastante informação; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.
Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.
O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas.
O texto expositivo pode apresentar recursos como a:
- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
- informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
- descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
- enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
- comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;
Um fato importante é a apresentação de bastante informação; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.
Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.
O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas.
O texto expositivo pode apresentar recursos como a:
- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
- informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
- descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
- enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
- comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;
- o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.
Assinar:
Postagens (Atom)