4 de jun. de 2019

A Fabulosa Fábula do Fabuloso

TURMAS: 161 E 162

BEM VINDOS AO SITE!

Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE INICIAL
Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 1
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 2
Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 3
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 4
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 5
Resultado de imagem para FÁBULAS

2 de jun. de 2019

FÁBULAS

FÁBULAS

Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento. O grego Esopo é considerado o pai da fábula, sendo seguido depois por escritores com Fedro e o famoso francês Jean de La Fontaine.

TAREFA: LEIAS 3 DAS FÁBULAS DO LINK ABAIXO.

DEPOIS NO EDITOR DE TEXTO FAÇA UMA RELEITURA, OU SEJA, FAÇA A SUA FÁBULA A PARTIR DAQUELA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. NÃO ESQUEÇA:

TÍTULO;
3 PARÁGRAFO;
DIÁLOGOS;
MORAL OU ENSINAMENTO NO FINAL.









Resultado de imagem para FÁBULAS

ATIVIDADE 1

Imagem relacionada

ATIVIDADE 2

Resultado de imagem para ESTUDANTES ADOLESCENTES

ATIVIDADE 3

Imagem relacionada

ATIVIDADE 4

Imagem relacionada

ATIVIDADE 5

Resultado de imagem para ESTUDANTES

Planos de aula – 2019 Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019 Professor:Elemar Go

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula – 2019
Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019
Professor:Elemar Gomes


ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 71-72-73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
  • (  )TIPOS DE SUJEITOS – EXERCÍCIOS – P. 87 A 98. 1 A 14;
  • TEMA DE CASA: LER E RESPONDER AS PÁG. 99 A 105 – 1 A 12;
  • (  )Prod. Textual: Gênero: EXPOSITIVO - EXPLICATIVO;
  • Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
  • Almanaque – P. 11/06/2019

( )POWER POINT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 82 - 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
  • (  )Vídeo – ALEIJADINHO;
  • (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 97 a 101 – 1 a 06;
  • (  )COESÃO TEXTUAL – P. 102 A 105;
  • (  )ATIVIDADES DE COESÃO NA LOUSA – PROJETAR NO NOTEBOOK;
  • (  )TEMA DA CASA: LEITURA 2  - PÁG. ’06 A 110;
  • (  )ALMANAQUE: UNIDADE 2: 11/06/2019




( )POWER POINT
(X)XEROX
(x)T. DE CASA
(x)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

26 de mai. de 2019

Planos de aula – 2019 Semana: (16.ª) 27 a 31/05/2019 Professor:Elemar Gomes


IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula – 2019
Semana: (16.ª) 27 a 31/05/2019
Professor:Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 71-72-73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
è (  )TIPOS DE SUJEITOS – EXERCÍCIOS – P. 87 A 98. 1 A 14;
è TEMA DE CASA: LER E RESPONDER AS PÁG. 99 A 105 – 1 A 12;
è Caixa de Texto: Almanaque 11/06/2019(  )Prod. Textual: Gênero: EXPOSITIVO - EXPLICATIVO;
è Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
è Almanaque – P. 11/06/2019
( )POWER POINT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 82 - 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Vídeo – ALEIJADINHO;
è  (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 97 a 101 – 1 a 06;
è  (  )COESÃO TEXTUAL – P. 102 A 105;
è  (  )ATIVIDADES DE COESÃO NA LOUSA – PROJETAR NO NOTEBOOK;
è  (  )TEMA DA CASA: LEITURA 2  - PÁG. ’06 A 110;
è  (  )ALMANAQUE: UNIDADE 2: 11/06/2019
Caixa de Texto: Almanaque:
11/06/2019
 




( )POWER POINT
(X)XEROX
(x)T. DE CASA
(x)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

TURMAS 82 E 83 - COESÃO TEXTUAL

ACESSE O SITE ABAIXO PARA APROFUNDAR ESTUDOS SOBRE COESÃO TEXTUAL:
A coesão textual representa uma das características necessárias à construção de todo e qualquer discurso, conferindo-lhe clareza e objetividade

TURMAS: 71, 72 e 73 - TEXTO EXPOSITIVO/EXPLICATIVO

Texto expositivo



Veja um exemplo de texto expositivo:
Imagem relacionada
O telefone celular

A história do celular é recente, mas remonta ao
passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone
móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida
pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma
atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão
e Dalila (1949).
Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela
inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista
fabricante de armas. O que sobrou de uma relação
desgastante foi o interesse pela tecnologia.
Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra
Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados
da Marinha haviam sido interceptados por
inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia:
um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar
mudando o canal, para que a conversa
não fosse interrompida. Era a base dos celulares,
patenteada em 1940.

Ouça este conteúdo 0:00 02:45
O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

Um fato importante é a apresentação de bastante informação; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.

Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas.

O texto expositivo pode apresentar recursos como a:
Resultado de imagem para PRIMEIROS CELULARES
- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
- informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
- descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
- enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
- comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;
Resultado de imagem para PRIMEIROS CELULARES
- o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.
Resultado de imagem para PRIMEIROS CELULARES