25 de mai. de 2014

JUVENTUDE

                         Juventude, é hora de mudanças
Luiz Gustavo Moutinho Campos - Presidente da União Estudantil de Teófilo Otoni - MG                                         
2014... Copa do Mundo! Tempo em que o futebol tem o seu grande espaço. Todos vibram, torcem, festejam, vestem a bandeira brasileira e adoram o seu país como nunca... Este é o ano! Mas não se pode esquecer que é também ano de ELEIÇÃO. Em ano eleitoral, a política participa com mais força do nosso dia a dia, seja na mídia, nas escolas e universidades, nas rodas de amigos ou até mesmo em nossa casa.
Ultimamente, com tantos escândalos envolvendo os políticos no Brasil - corrupção, superfaturamento, desvios de recursos públicos e até dinheiro na meia - os brasileiros se encontram cada vez menos esperançosos com os políticos e com a política nacional. E os jovens, por sua vez, geralmente adotam a mesma postura, pois são reflexos de seus familiares, amigos, pais e professores. E, em consequência disso, temos um dos maiores e mais graves problemas do Brasil: a criação de jovens alienados politicamente.
Os jovens, em sua maioria, se tornaram analfabetos políticos, pois simplesmente ignoram a política, alegando que é “um saco”, que todos os candidatos são iguais e que nenhum deles presta. E, assim, anulam o seu voto, escolhem qualquer candidato e esperam as eleições passarem para que, somente daqui a dois anos, possa se falar em política novamente. Na verdade, eles se apegam à sua individualidade, tornando a ideia da vida pública pouco atraente, e não percebem que acabam afastando de si as probabilidades de um futuro social melhor. Não se pode tirar a sua razão, devido à decepção causada por alguns políticos brasileiros, mas a mudança só será possível se esse tipo de atitude do jovem mudar. Os ditos populares “é tudo a mesma coisa” ou “qualquer um serve” não devem ser lemas para um eleitor com responsabilidade. Primeiramente, não se deve generalizar as coisas: os políticos, o governo, as políticas, pois nem todos os políticos são desonestos e, como em todas as profissões, há muita gente séria e competente atuando nestes espaços e trazendo feitos importantes ao desenvolvimento do país. Depois, deve-se compreender que a pior forma de se fazer política é não querer saber dela. A inserção da juventude na política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas ideias e construir um novo caminho. Os jovens não podem ficar omissos, têm de acreditar na força como instrumento de transformação. Não podem ficar ausentes das discussões que envolvem o seu futuro.
O Brasil não precisa de revolucionários, mas de pessoas conscientes de seus direitos, deveres e de seu poder. É importante a participação consciente da juventude no processo eleitoral para eleger líderes nos quais confiem, visando combater a crise de valores que dominam a política nacional. A passividade dos jovens deve ser combatida a fim de que sejam mais participativos, fortaleçam a cidadania e valorizem as eleições, para que este momento se torne de verdade um “show de democracia”!
Num país de jovens politizados, o futuro é promissor e por isso devemos apoiar o debate e a participação em comum dos problemas que atingem o nosso município, estado e país, trazendo aos jovens finalidades que os capacitem para a autonomia, compromisso e responsabilidade consigo mesmos e com a sociedade em geral, partindo das suas expectativas, soluções e interesses. O jovem eleitor deve compreender que a política faz parte do seu dia a dia e é fundamental para a sobrevivência da sociedade, pois o Brasil clama por mudanças, e a juventude deve mostrar o seu interesse em plantar sementes de transformação. Portanto, fica a mensagem aos jovens: que neste ano possam “vestir” a bandeira do Brasil, ser cidadãos e patriotas não somente pela Copa do Mundo, mas também pelo momento de democracia e responsabilidade que a eleição propicia. Ao invés de procurarem isolamento no momento em que o assunto é política, tenham atitudes de participação. Sua intervenção fará a diferença!
Postado em 19 de Fevereiro, 2014.                                                            ACESSE:www.aulasdaminhavida.blogspot.com

Use o caderno para responder.
Estudo a partir do texto: “Juventude, é hora de mudanças”
1)      Justifique o emprego do título.
2)      Luiz aborda dois acontecimentos importantes para esse ano: A copa do mundo e as Eleições. No entanto, seu discurso é sobre o último. Quais seriam, segundo o autor, os principais motivos para a descrença da juventude na política e nos políticos?
3)      Complete: Essa descrença dos jovens nos políticos leva-os ....................................................................... .
4)      Vocabulário: Dê os significados contextualizados.


A)     mídia
B)      dinheiro na meia
C)      postura
D)     alienados
E)      analfabetos políticos
F)      probabilidades
G)     atuando
H)     feitos
I)        inserção
J)       omissos
K)      pessoas conscientes
L)       show de democracia
M)   vestir a bandeira do Brasil
N)     politizados


5)      Substitua as palavras sublinhadas no texto por outras sinônimas.

6)      Associe as palavras as suas classes gramaticais contextualizadas.


A)     vibram
B)      se
C)      eleições
D)     2010
E)      consciente
F)      o
G)     sua
H)     num
I)        show de democracia
J)       ultimamente
(   )pronome
(   )adjetivo
(   )numeral
(   )conjunção
(   )verbo
(   )substantivo
(   )artigo
(   )interjeição
(   )advérbio
(   )preposição



7)      Enumere as colunas, observando as regras de acentuação:


1)      país
2)      invés
3)      revolucionário
4)      político
5)      é
6)      aS
(   ) monossílabo átono
(   )monossílabo tônico
(   )proparoxítona
(   )paroxítona
(   )oxítona
(   )hiato





8)      Retire do texto exemplos do emprego da Linguagem Coloquial.

9)      Por que o futebol é uma cultura tão forte no Brasil? Redija em cinco linhas uma resposta coesa,  justificando sua opinião.


10)   Produza uma charge sobre futebol ou política. Use o lápis/grafite. 

AULAS - THEÓPHILO - Semana: 4.ª MAIO/14


 Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
4.ª MAIO/14
Professor: Elemar Gomes

  Ø   9.º ANO(91,92 e 93): “ANA TERRA” – ATÉ:30/05/2014 – 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
SÉRIE: NONA
Turma: 91
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
*      PROVA DE RECUPERAÇÃO: 26/05/2014
è  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: “JUVENTUDE, É HORA DE MUDANÇAS”;
è  TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SÉTIMA
Turma: 92
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
*      PROVA DE RECUPERAÇÃO: 26/05/2014
è  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: “JUVENTUDE, É HORA DE MUDANÇAS” -CORRIGIR;
è  TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SEXTA
Turma: 93
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
*      PROVA DE RECUPERAÇÃO: 26/05/2014
è  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: “JUVENTUDE, É HORA DE MUDANÇAS” -CORRIGIR;
è  TRABALHO A PARTIR DO LIVRO: “ANA TERRA” – DEBATE + QUESTÕES.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.


LIVRO: ANA TERRA

PESSOAL DO ROSA ELSA -EIS O LINK PARA O LIVRO A SER LIDO: ANA TERRA - ÉRICO VERÍSSIMO
O Tempo e O Vento é a maior obra do escritor Érico Veríssimo. Ela conta a história da família Terra Cambará durante dois séculos, começando nas Missões e seguindo pelo século XX. Sob o ponto de vista desta família passa a história do Rio Grande do Sul e o drama de seu povo, na cidade fictícia de Santa Fé.

CLIQUE SOBRE A IMAGEM E BAIXE O LIVRO ANA TERRA  PARA O SEU COMPUTADOR .

 ANA TERRA



ROSA ELSA -TURMA: 92


    Planos de aula

ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
Semana:
4.ª MAIO/14
Professor: Elemar Gomes
LEITURAS:
Ø  ODISSÉIA DE ODISSEU – LER ATÉ 20 DE JUNHO DE 2014
ANO: NONO
TURMA: 92
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
*    TEATRO: ROMEU E JULIETA;
*    ENSAIOS DOS TEXTOS TEATRAIS: ROMEU E JULIETA – DIAS 28 E 29/05/2014
*    APRESENTAÇÕES DO TEATRO ROMEU E JULIETA – DIAS 04 E 05/06/2014
4
- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM, IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO CRÍTICA.
ANO: QUARTO
TURMA: 41
CURRÍCULO
CONTÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
     Ø   ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA – CONSTRUIR DINÂMICAS
4
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,  BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...


INFORMÁTICA - ROSA ELSA

     Planos de aula – INFOMÁTICA - ROSA ELSA

Escola: ROSA ELSA
Semana: 2.ª MAIO/14
Professor:      Elemar Gomes
HORÁRIOS - CRONOGRAMA DA INFORMÁTICA – TARDE -
HORÁRIOS
SEGUNDAS
QUARTAS
SEXTAS
13h10min – 14h05min
TATIANA
VERA
13h05min - 13h25min
MARIÉLI
13h30min - 14h00min
RENATA
14h10min – 15h05min
ANGELA
ELIZANDRA
LIANESE
16h00min – 16h55min
MURYEL
DEISE
LIMPEZA DA SALA

TEXTOS SELECIONADOS DA TURMA 181 DO THEÓPHILO SAUER

GALERA DA TURMA 181;

EIS ALGUNS TEXTOS MUITOS ESPECIAIS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA:


 

O Coveiro – Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado.
A noite chegou. O barulho das corujas lhe faziam tremer de tanto medo.
        - Mas porque isso aconteceu comigo?- pensava ele.
O que seria da família dele? E se ele nunca saísse dali? Essa e muitas outras perguntas perturbavam sua mente fazendo-o pensar em toda sua vida. Ele estava triste, pois era jovem e não queria morrer naquele momento. Mas, veio a sua mente coisas lindas de seu passado, momentos que ele aproveitou e foi muito feliz. Lembrou-se então, da chegada de seu filho, que lhe fora uma benção divina. Pensou no seu casamento e disse:
         - Não vou morrer aqui!
           Então pegou a pá e continuou a cavar, esperando encontrar alguma saída, túnel de esgoto, qualquer coisa que lhe fosse útil. Depois de minutos, horas, nada achou.
            Mas avistou na terra uma garrafa, correu até ela, pegou-a e leu “Red Labbell Whisk”.
            Então, como era tudo que lhe restava, bebeu. Bebeu ele tanto que desmaiou caindo com o rosto em terra. Mas, no momento em que abriu os olhos, encontrou-se na cama de sua casa.                  



                  AUTOR: JUAN ... (TURMA: 181 – ESCOLA THEÓPHILO SAUER)