24 de abr. de 2016

Escola: IACS Semana:(11.ª) 25 a 29/04/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(11.ª)
25 a 29/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE PRONOMES
  Ø   (  )corrigir: p. 40 a 43;
  Ø   (  )Corrigir – SUBSTANTIVO E ADJETIVO – p.43 a 47. CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   (  )CASA: “ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO”P. 57- 61. 1 A 5 e 1 A 3.
  Ø   Prova de recuperação: 26/04/2016.
(X)PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( x)VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X)PROVA
(  )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Prova de recuperação: 26/04/2016;
 Ø   (  )Morfologia: conceitos, exemplos e exercícios;
 Ø   (  )FILME – ESTUDO DA OBRA
 Ø   (  )CASA: Ler e responder: “Mulher coragem”. P. 60 a 61: 1 a 4.
(X)PPT
(X)XEROX
(X)T. DE CASA
( x)VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X)PROVA
(  )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø    (  )CORRIGIR: Tema de casa: p. 57 a 59: 1 a 4.
 Ø   (  )PARALELISMO: p.60 a 63: 1 a 3
 Ø   (  )Leitura silenciosa: Firme, Vô? P. 63 a 64: 1 a 5.
 Ø   (  )CASA: LER E RESPONDER: “Que sentido isso tem?” p. 67 a 74: 1 a 12
67 a
(X)PPT
( )XEROX
(x)T. DE CASA
 x)VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(x)PROVA
(  )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TURMA 83 - GÊNERO PIADA

GÊNERO TEXTUAL: PIADA
Proposta: Ler, interpretar e produzir piadas
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar o texto proposto;
  • Ler e interpretar o gênero textual: piada;
  • Identificar as partes que compõem uma piada;
  • Identificar a principal característica desse texto;
  • Perceber que o gênero textual trabalhado é um texto humorístico;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Participar de uma votação para escolha da melhor piada;
  • Produzir uma piada de acordo com suas características;
  • Investigar piadas que eram contadas a pessoas adultas quando eram crianças;
  • Participar de um campeonato de piadas;
  • Pesquisar sobre o meio de transporte: bicicleta;
  • Conhecer diferentes modelos de bicicletas;
  • Fazer sua auto avaliação;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica, Ipad e filmadora.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 28 de mar. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.


Conversando com a turma

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa, para que os alunos troquem experiências e argumentem sobre o conhecimento que cada um tem sobre piadas. Pergunte a eles se gostam e conhecem pessoas que contam piadas nos lugares que costumam frequentar. Deixe que comentem as perguntas.
Em seguida, prepare uma dinâmica com uma caixa com algumas piadas (piadas selecionadas para a faixa etária a ser trabalhada) para que cada aluno na sua vez sorteie uma e leia ou entregue para a professora ler com expressividade e entonação. Se preferir use alguns objetos de apoio. No momento da leitura da piada verifique se os alunos compreenderam, pois se isso não ocorrer reconte as piadas que geraram alguma dúvida.
Depois da dinâmica da caixa de piadas, apresente as piadas a seguir, em Data Show ou se preferir elas poderão ser escritas em cartolina ou papel Kraft.
Professor, aproveite o momento para lembra-los que existem muitas piadas que passam ideias preconceituosas sobre pessoas idosas, negros, loiras e deficientes, dentre outras, por isso, temos que ter o cuidado de não repassá-las.
z
Z
A professora pergunta para o Pedro:
- Diga três partes do corpo com a letra "z".
Ele respondeu:
_ "Zóio", "zovido" e "zoreia".
Aí a professora fala:
-Adivinhe a sua nota! Também começa com "z".
Ele responde:
_ Ah, deve ser um "zoito".
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.

juquinha
Juquinha: o sincero
Na sala de aula a professora fala para o Juquinha:
- Se eu digo "eu era bonita" é passado. E se eu digo "eu sou bonita", é o quê, Juquinha?
- É mentira, professora!
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.

piu piu

As peripécias de um passarinho

Um homem estava a caminho do trabalho, quando um passarinho bateu em sua moto e desmaiou.
O motoqueiro pensou: "Coitadinho! Se eu deixar ele aí, vão passar por cima dele!". E levou o passarinho para casa.
Chegando lá, colocou o passarinho numa gaiola com água e comida, mas nada de o bichinho acordar. O dono da moto foi trabalhar e algumas horas depois o passarinho acordou. Olhou para um lado e para o outro e pensou: "Xiii! Matei o cara da moto e fui preso!"
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em:
<http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.

bichano
Coitadinho do bichano
    A menina pergunta para a mãe:
    - Mãe, posso dar banho no gato?
    A mãe responde:
    - Claro que pode, filha.
    depois que a menina deu banho no gato, ela disse pra mãe:
    - Mãe! O gato morreu!
    - Você sabia que ele não gostava de água - disse a mãe.
    A filha explicou:
    - Mas não foi a água que matou o gato! Foi na hora de torcer ele!
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
Professor, explique aos alunos que a piada é uma pequena narrativa que permite ao leitor fazer certas previsões do que poderá acontecer no final e que geralmente provoca risos. Elas são uma forma divertida de brincar com as palavras.
Posteriormente, promova uma discussão com eles sobre os textos.
  • Qual piada em sua opinião foi a mais engraçada? Justifique oralmente sua resposta.
  • O que Pedro, o garoto da primeira piada quis dizer quando respondeu a professora que as partes do corpo eram "Zóio", "zovido" e "zoreia". Essas partes realmente começam com a letra Z? Explique.
  • Por que a piada do Juquinha: o sincero” recebeu esse título?
  • O que faz a piada “As peripécias de um passarinho” ter humor no final?
  • Onde você acredita que a menina da piada “Coitadinho do bichano” deu banho no gato?
  • Você conhece outras piadas? Conte-as aos colegas.
Apêndice:
Mensagem do além.

17 de abr. de 2016

SÓ PARA PENSAR



Poema: Diversidade

Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro esquisito

Um é magrelo
Outro é  gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho

Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso

Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento

Um é preguiçoso
Outro animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo

Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro tristonho
Um divertido
Outro enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato

De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura

Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado,  todos são gente

Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal !
Vamos e  venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato!

Tatiana Belinky

Escola: IACS Semana:(10.ª) 18 a 20/04/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(10.ª)
18 a 20/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )LEITURA DO CONTO: “TURMA 53”
  Ø   (  )ENCONTRO COM A AUTORA – PATE PAPO
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE PRONOMES
  Ø   (  )Corrigir - SUBSTANTIVO – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   Prova de recuperação: 26/04/2016.
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Prova de recuperação: 26/04/2016;
 Ø   (  )Morfologia: conceitos, exemplos e exercícios;
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )CORRIGIR - Uso da língua – p.55 e 56: 1 a 3;
 Ø   (  )Tema de casa: p. 57 a 59: 1 a 4.
 Ø   (  )Conjuções – p.60 a 63: 1 a 3.
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TURMAS: 71 - 72 - 73 - Português - Estrutura das Palavras - Análise Morfológica

TURMA 61 - SUJEITO SIMPLES - RBS TV

ESPECIAL: TURMA 61


Foto do perfil de Luciane Raupp

Professora doutora Luciane Maria Wagner Raupp
Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), especialização em Linguistica do Texto (1995), mestrado em Ciências da Comunicação/ Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Letras / Teoria da Literatura pela PUCRS (2013). Atualmente, é professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), nos cursos de Letras . Coordena a subárea de Letras do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Faccat.Tem experiência na área de Letras, Comunicação Social e Direito, com ênfase em Produção Textual, Metodologia do Ensino e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, teoria literária, leitura e produção de textos acadêmicos. leitura e produção de textos ficcionais, produções midiáticas e propostas pedagógicas.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2016

Vamos ler um texto da autora, para conhecê-la um pouco mais?
 Texto: TURMA 53 - Luciane Maria Wagner Raupp
Nós tínhamos 11 anos, todos os sonhos do mundo e três gols atravessados na garganta. Todos eles de um certo Paolo Rossi, o carrasco italiano que baleou a mais genial seleção brasileira de todos os tempos.
Apesar dos tiros no peito, o outro dia era de aula. E de lamentar-se na troca dos períodos:
— Como que isso foi acontecer? — perguntava-se a Fabiane.
— A culpa foi daquela zaga podre, daquele Valdir Peres que só fez besteira! — berrou o João lá do fundo da sala.
— Claro que a culpa é do técnico, meu vô que disse — argumentou a Graceline.
E a Dona Vera, professora de Português, que adentrava a sala, entrou na discussão, pensando encerrá-la:
— A culpa é que a seleção é de homens. No Brasil, eles não fazem nada que preste. Só falta a nós, mulheres, termos que vestir a camiseta amarela também. E tenho dito. Agora, silêncio, turma 53, que futebol não dá futuro para ninguém.
Quando Dona Vera se virou para apagar o quadro, as meninas fizeram bananas e outros gestos menos cordiais para os meninos. A troca fuzilante de olhares disse que o caso não acabava ali.
E não ficou por isso mesmo. No recreio, o Paulo, o Pedro e o João foram até o grupinho das gurias, coisa que era terminantemente proibida. O João encarou a Tati, a líder das meninas, jogando sua franja argentina para o lado:
— Se as mulheres da 53 são tão, tão assim, nós desafiamos vocês para uma partidinha de futebol.
— E damos até um mês de lambuja para vocês treinarem — disse, irônico, o Pedro.
A Tati não baixou o queixo:
— Pois está marcado. Daqui a um mês. Preparem-se para morrer.
Quando o trio masculino virou as costas, as gurias soltaram a polvorosa: como que a Tati não desconversou? Que fiasco seria aquele, Santo Deus! Todo mundo sabia que os guris da 53 eram os melhores jogadores da escola. A Tati, numa calma fingida, já tinha um plano, que a seguissem.
Foram todas para à porta da sala dos professores. Pediu para falar com a Dona Vera e com a Dona Zuleika, a professora de Educação Física. Explicou toda a situação. Dona Vera, então, comprou a briga e convenceu Dona Zuleika a treinar, secretamente, depois das aulas as meninas.
Foi um mês de treinos intensos. Claro que os guris ficaram sabendo. Acharam tão engraçado que até resolveram suspender as peladas até o grande dia, que, enfim, chegou.
O duelo seria na aula de Educação Física. Trinta minutos, quinze para cada lado. As turmas 52 e 54 foram liberadas para assistir ao duelo. O avô da Roberta, a experiente goleira – de handebol, diga-se -, e o pai da Lu, a zagueira, juntaram-se à Dona Zuleika. Eram a comissão técnica. “Mais vale não levar do que fazer”, lembraram os integrantes da comissão às jogadoras.
E foi o que elas fizeram.
Ninguém passava pela Lu, que tomava cuidado para que ninguém cavasse um pênalti. A Tati e a Fabi mostravam toda a agilidade nas roubadas e nas retomadas. A genialidade do Paulo, no entanto, custava a aparecer, soterrada sob grossas camadas de salgadinhos, refri e bolachas que consumiu no tempo-de-não-treino. A câimbra nas pernas do João doía menos que sua consciência pesada por ter subestimado as gurias e por todas as porcarias que comeu naquele fatídico mês.
Acabados os 15 minutos, nada de gol. A 52 e a 54 vaiaram a pelada braba.
Nos 14 minutos do segundo tempo, em uma distração fatal do João, a Fabi roubou a bola no contra-ataque, tabelou com o zagueiro e.... gooooooooool!

Abraços, risadas, cumprimentos gerais. Os guris cumprimentaram, orgulhosos, as suas colegas. Foi hora das gurias da 53 mostrarem seu valor.

TURMA 61 - Pronome - Aula 7: Pronomes relativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 6: Pronomes indefinidos e pronomes interrogativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 5: Pronomes demonstrativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 3: Pronomes de tratamento

TURMA 61 - Pronome - Aula 2 - Parte 2: Pronomes pessoais

TURMA 61 - Pronome - Aula 1: O que é pronome

TURMA 61 - SUJEITO SIMPLES - PRONOMES PESSOAIS