Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2015
Escola: IACS
|
Semana:
09 a
13/MAR(5.ª)
|
Professor: Elemar
Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura
e expressão: Os alunos serão organizados em grupos. Eles
serão avaliados nas interpretações das falas recriadas no cartum: “Supermãe”.
Depois eles devem realizar as atividades do livro didático, páginas 14, 15 e
16.
-
Substantivo: “aumentativo e diminutivo”:
Conceito exposto na lousa, para copiar no caderno. A seguir os alunos irão ilustrar alguns
exemplos de substantivos, também no caderno.
-
Parônimos e Antônimos: Aula expositiva. Exercícios e
conteúdo exposto na lousa. Exemplificar palavras parônimas ao comparar com os
colegas de sala de aula, amigos, parentes, etc. Ex. Minhas primas são
parecidas, mas tem pais diferentes.
-
Exercícios de fixação: Irei entregar para os alunos
uma folha com atividades e exercícios de todos os assuntos estudados até o
momento. Os alunos individualmente devem ler e resolver os exercícios.
- Pronomes
possessivos: Conceito exposto na lousa, para copiar no
caderno. A seguir os alunos irão
realizar as atividades propostas no livro didático, na página 22.
- Aula de
Leitura: Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve
trazer de casa o um livro de sua escolha para poder realizar a leitura em
aula. Ao fim da aula, os alunos serão orientados a realizarem um resumo da
leitura.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história
ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,
72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura oral e silenciosa: Os
alunos deverão ler silenciosamente o texto “Joana D´Arc”, que se
encontra na página 32 do livro didático. Após a leitura inicial, irei
escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta. Por fim,
iremos debater o assunto proposto pelo livro.
-
Compreensão do texto:
Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro
didático, na página 33. Após os alunos responderem as questões, iremos fazer
juntos, a correção das atividades sugeridas pelo livro.
- Ponto
de Exclamação e produção de sentido: Será solicitado que os alunos leiam o resumo
apresentado pelo livro, sobre esse assunto, nas páginas 35 e 36. Após a
leitura inicial, irei realizar uma explicação oral, detalhada sobre cada um
dos itens, aproveitando para tirar as dúvidas. Realizar as atividades da
mesma página. Correção.
-
Adjetivos e a produção de sentido: Para chamar a atenção dos alunos para o assunto que estaremos
estudando, levarei para a sala de aula vários objetos diferentes – de cores,
tamanhos e texturas diversas – será solicitado que alguns alunos coloquem uma
venda nos olhos e toquem nos objetos, tentando dizer como é. Com essa
atividade, estaremos iniciando o assunto: “adjetivos”. Um resumo
do assunto será escrito no quadro, para que os alunos copiem no caderno.
Após, a professora explicará o assunto oralmente, e os alunos poderão tirar
as dúvidas. Realizar as atividades na página 37.
-
Exercícios de fixação - Adjetivos: Entregar para os alunos uma folha com atividades de fixação sobre “Adjetivos”.
Os exercícios devem ser realizados e colados no caderno.
- Leitura
oral e silenciosa: Os alunos
deverão ler silenciosamente o texto “Você
Tem Medo? Afugente-o”, que se encontra nas páginas 38 e 39 do livro didático.
Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura
oral em voz alta. Por fim, iremos debater o assunto proposto pelo livro.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos
respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 40 e 41.
Após os alunos responderem as questões, iremos fazer juntos, a correção das
atividades sugeridas pelo livro.
-
Trabalho: Realizar a
produção textual sugerida no livro, na página 34. Essa atividade terá o peso
de um trabalho, e deverá ser entregue por escrito e apresentado para a turma.
O trabalho consiste em pesquisar a biografia de uma pessoa famosa e
apresentar em sala de aula.
|
6
PERÍODOS
|
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas,
leituras e produção de textos
solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da
apresentação em classe.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente
o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 33 e 34; “Papeizinhos sem sentido”. Após a
leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta.
Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a
participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de finalizarmos a leitura silenciosa e
oral, a turma irá debater oralmente o assunto proposto pelo livro. Será
solicitado que os alunos realizem as atividades sugeridas pelo livro
didático, nas páginas 35 e 36.
- Produção Textual: Inicialmente irei
sugerir aos alunos que leiam a explicação que o livro apresenta sobre
“Depoimento”, que se encontra na página 37. Após a leitura, irei explicar
oralmente e então passarei uma atividade que deverá ser entregue na próxima
semana. Os alunos devem realizar uma produção textual, do gênero: depoimento.
Eles serão orientados a escrever um depoimento sobre algo significativo que
tenha ocorrido no ano anterior.
- Termos Essenciais da oração: Aula expositiva
sobre o assunto. Resumo escrito no quadro, para que os alunos copiem no
caderno. Explicações orais sobre o tema abordado. Momento de tirar dúvidas.
- Formação do Imperativo: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, nas
páginas 38 e 39. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as
atividades propostas nas páginas 40, 41 e 42. Correção das atividades.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente
o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 43, 44, 45 e 46; “A Linguagem dos Códigos”. Após a
leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta.
Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a
participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de
finalizarmos a leitura silenciosa e oral, a turma irá debater oralmente o
assunto proposto pelo livro. Será solicitado que os alunos realizem as
atividades sugeridas pelo livro didático, nas páginas 47 e 48.
- Produção Textual: Os alunos deverão a
atividades proposta no livro didático, na página 49, “Carta Enigmática”.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no
livro.
Realização dos
exercícios de fixação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!