10 de abr. de 2016

TURMA 71 - 72 - 73: ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS


ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Leia e aproveite para observar as seguintes palavras:

escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização 

tempo
tempo-ral 
tempo-rizar 
tempo-rão 

cas-
cas-ebre 
cas-arão 
cas-inha 

feliz
felic-idade 
in-feliz
feliz-mente 
in-feliz-mente 

1) RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
2)AFIXOS 
a) PREFIXOS – antes do radical
b) SUFIXOS – depois do radical
3) DESINÊNCIAS 
a) NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes.
Ex: lind o s / lind a s
b) VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
   Ex: brindá sse mos
4) VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
                                  Ex: Cant a mos
                                        Faz e ndo
                                        Part i a

5) TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
 

1) DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo.
Ex: felizmente 
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade 
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra.
Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.
Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro. (De Substantivo passou a ser  Adjetivo)
Ex.: O jantar está servido. / Vamos jantar? (De Substantivo passou a ser Verbo)

2) COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração.
Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.  
Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente) 

3) ONOMATOPÉIA – palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pingue-pongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir

4) ABREVIAÇÃO, SIGLAS E ABREVIATURAS – consiste em apresentar as palavras de modo resumido, para economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita.
a) Siglas – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Abreviação – as palavras são reduzidas.
Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu (pneumático)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua) 

ATIVIDADES:
1)Leia o poema e depois responda:

A uma ausência (Antônio Barbosa Bacelar)

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado 
No rigoroso fogo que me alenta;
mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.

a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto.
c) Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
Abrasado:
Atormenta: 
2) Leia este texto:
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?

Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2014. P.80)

a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo:
Ex: memorizad   s: gênero (masculino) e número (plural)
Gag  o:                                              
Pessoa   s:                            
Precisa va m:
Outr a s:                                            
Erra r:

3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado:
a)(  ) Manobr ista: sufixo
b)(  ) Históri a: desinência nominal (gênero)
c)(  ) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal
d)(  ) Sufoc a m: vogal temática
e)(  ) Tinta s: desinência verbal número-pessoal

4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
A arca desconjuntada.
Toda querendo sair.
Parece que vai ruir!                    (Vinícius de Moraes)

5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar:               b) Papelote:                  c) papel-jornal

6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/04/2015)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
b) Qual o significado das siglas?

7) Leia este poema
Ceninha caseira

A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?

8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque. 
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)

9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:
Girassol                    coaxar                        dentista
Zé                            cabisbaixo                  supersônico
pesca                       Embratel                     emudecer

a) Derivação parassintética:      f) derivação sufixal:
b) Abreviação:                             g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal:                   h) composição por justaposição:
d) Sigla:                                          i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:

10) Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
Minha bicicleta

Com minha bíci,
Eu roubo a lua
Pra enfeitar
A minha rua
Com minha bicí
Dou nó no vento
E até fantasma
Eu espavento [...]

a) Que processo de formação explica a forma bíci?
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo?
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta.

11) Leia o poema.
Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984) 
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!

a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?

RECORTE E COLE NO CADERNO!
 EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA: ESTRUTURA DAS PALAVRAS -
1. Separa o radical e o sufixo nos aumentativos que se seguem.

radical
sufixo
a) barcaça


b) corpanzil


c) bocarra


d) copázio


e) muralha


2. Separa o radical e o sufixo dos diminutivos que se seguem.

radical
sufixo
a)Riacho


b) Casebre


c)Lugarejo


d) Saleta


e) Burrico


3. Repara no exemplo e completa:
Zoólogo
Zoologia
Estudo dos animais
a) Arqueólogo


b)Biólogo


c) Geólogo


d) Psicólogo


e) Sociólogo




ALGUNS PREFIXOS GREGOS E LATINOS, SEUS SIGNIFICADOS E EXEMPLOS

PREFIXOS GREGOS
PREFIXOS LATINOS
SIGNIFICADO
EXEMPLOS
a, an
des, in
privação, negação
anarquia, desigual, inativo
anti
contra
oposição, ação contrária
antibiótico, contraditório
anfi
ambi
duplicidade, de um e outro lado, em torno
anfiteatro, ambivalente
apo
ab
afastamento, separação
apogeu, abstrair
di
bi(s)
duplicidade
dissílabo, bicampeão
dia, meta
trans
movimento através
diálogo, transmitir
e(n)(m)
i(n)(m)(r)
movimento para dentro
encéfalo, ingerir, irromper
endo
intra
movimento para dentro, posição interior
endovenoso, intramuscular
e(c)(x)
e(s)(x)
movimento para fora, mudança de estado
êxodo, excêntrico, estender
epi, super, hiper
supra
posição superior, excesso
epílogo, supervisão, hipérbole, supradito
eu
bene
excelência, perfeição, bondade
eufemismo, benéfico
hemi
semi
divisão em duas partes
hemisfério, semicírculo
hipo
sub
posição inferior
hipodérmico, submarino
para
ad
proximidade, adjunção
paralelo, adjacência
peri
circum
em torno de
periferia, circunferência
cata
de
movimento para baixo
catavento, derrubar
si(n)(m)
cum
simultaneidade, companhia
sinfonia, silogeu, cúmplice


3 de abr. de 2016

Turma 61 - SUJEITO SIMPLES - PRONOMES PESSOAIS

TURMA 61 - COLHEITA DE ARROZ

TURMA: 61 - Colheita de Arroz 2015

TURMA 61 - ARROZ -


COMPARE: ARROZ BRANCO E ARROZ INTEGRAL



arroz-branco-integral-vida-e-saude
A mudança de vida que você precisa pode começar com pequenas atitudes. Como, por exemplo, trocando seu arroz branco de cada dia pelo arroz integral! Por mais que a quantidade de calorias seja semelhante nas duas opções, o arroz integral leva vantagem no processo de emagrecimento por prolongar a sensação de saciedade e evitar o […]








Escola: IACS Semana:(8.ª) 04 a 08/04/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(8.ª)
04 a 08/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Corrigir - TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
  Ø    (  ) Corrigir - SUBSTANTIVO – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   (  )Corrigir - Tarefa à distância: “Já comeu o seu arroz hoje?” – P. 49 e 53 – exercícios: 1 até 11 – Para: 31/03 -  visto
  Ø   Prova: 05/04/2016.
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )CRÔNICAS – CONCEITOS  NO CADERNO – VÍDEOS – 3  EXEMPLOS;
 Ø   (  )CORREÇÃO: “Coragem ,amor e medo” – P. 50 a 52 – questões: 1 até 8. Para: 31/03 – visto
 Ø   (  )Prova: 05/04/2016.
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )PROVA B – 05/04/2016;
 Ø   (  )Trabalho a partir do conto: “Um par de tênis novinho em folha” – Pedro Bandeira
 Ø   (  )Corrigir: Ler e responder: “A coisa e seus sentidos” – P. 50 a 54 – 1 a 6;
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 08/04/2016
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.