ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE
PALAVRAS
Leia
e aproveite para observar as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
tempo
tempo-ral
tempo-rizar
tempo-rão
cas-a
cas-ebre
cas-arão
cas-inha
feliz
felic-idade
in-feliz
feliz-mente
in-feliz-mente
1) RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
2)AFIXOS
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
tempo
tempo-ral
tempo-rizar
tempo-rão
cas-a
cas-ebre
cas-arão
cas-inha
feliz
felic-idade
in-feliz
feliz-mente
in-feliz-mente
1) RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
2)AFIXOS
a) PREFIXOS – antes do radical
b) SUFIXOS – depois do radical
3) DESINÊNCIAS
b) SUFIXOS – depois do radical
3) DESINÊNCIAS
a) NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes.
Ex: lind o s / lind a s
b) VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos
4) VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos
Faz e ndo
Part i a
5) TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
b) VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos
4) VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos
Faz e ndo
Part i a
5) TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo.
Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra.
Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.
Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro. (De Substantivo passou a ser Adjetivo)
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra.
Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.
Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro. (De Substantivo passou a ser Adjetivo)
Ex.: O jantar está servido. / Vamos jantar?
(De Substantivo passou a ser Verbo)
2) COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração.
2) COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração.
Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.
Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente
(água + ardente)
3) ONOMATOPÉIA – palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pingue-pongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir
4) ABREVIAÇÃO, SIGLAS E ABREVIATURAS – consiste em apresentar as palavras de modo resumido, para economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita.
a) Siglas – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Abreviação – as palavras são reduzidas.
Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu
(pneumático)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua)
ATIVIDADES:
1)Leia o poema e depois responda:
A uma ausência (Antônio Barbosa Bacelar)
Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.
Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.
a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto.
c) Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
Abrasado:
Atormenta:
Atormenta:
2) Leia
este texto:
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?
Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2014. P.80)
a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo:
Ex: memorizad o s: gênero (masculino) e número (plural)
Gag o:
Pessoa s:
Precisa va m:
Outr a s:
Outr a s:
Erra r:
3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado:
a)( ) Manobr ista: sufixo
b)( ) Históri a: desinência nominal (gênero)
c)( ) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal
d)( ) Sufoc a m: vogal temática
e)( ) Tinta s: desinência verbal número-pessoal
4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
A arca desconjuntada.
3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado:
a)( ) Manobr ista: sufixo
b)( ) Históri a: desinência nominal (gênero)
c)( ) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal
d)( ) Sufoc a m: vogal temática
e)( ) Tinta s: desinência verbal número-pessoal
4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
A arca desconjuntada.
Toda querendo sair.
Parece
que vai ruir!
(Vinícius de Moraes)
5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar: b) Papelote: c) papel-jornal
6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/04/2015)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
b) Qual o significado das siglas?
7) Leia este poema
Ceninha caseira
A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.
No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)
a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?
8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar: b) Papelote: c) papel-jornal
6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/04/2015)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
b) Qual o significado das siglas?
7) Leia este poema
Ceninha caseira
A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.
No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)
a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?
8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
(Milton
Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)
9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:
Girassol coaxar dentista
Zé cabisbaixo supersônico
pesca Embratel emudecer
a) Derivação parassintética: f) derivação sufixal:
b) Abreviação: g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal: h) composição por justaposição:
d) Sigla: i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:
10) Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
Minha bicicleta
Com minha bíci,
Eu roubo a lua
Pra enfeitar
A minha rua
Com minha bicí
Dou nó no vento
E até fantasma
Eu espavento [...]
a) Que processo de formação explica a forma bíci?
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo?
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta.
11) Leia o poema.
Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984)
9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:
Girassol coaxar dentista
Zé cabisbaixo supersônico
pesca Embratel emudecer
a) Derivação parassintética: f) derivação sufixal:
b) Abreviação: g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal: h) composição por justaposição:
d) Sigla: i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:
10) Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
Minha bicicleta
Com minha bíci,
Eu roubo a lua
Pra enfeitar
A minha rua
Com minha bicí
Dou nó no vento
E até fantasma
Eu espavento [...]
a) Que processo de formação explica a forma bíci?
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo?
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta.
11) Leia o poema.
Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984)
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?
RECORTE E COLE NO CADERNO!
EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA: ESTRUTURA DAS
PALAVRAS -
1. Separa o radical e o sufixo
nos aumentativos
que se seguem.
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radical
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sufixo
|
a) barcaça
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b) corpanzil
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c) bocarra
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d) copázio
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e) muralha
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2. Separa o radical e o sufixo dos diminutivos que se seguem.
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radical
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sufixo
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a)Riacho
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b) Casebre
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c)Lugarejo
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d) Saleta
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e) Burrico
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3. Repara no exemplo e
completa:
Zoólogo
|
Zoologia
|
Estudo dos animais
|
a) Arqueólogo
|
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b)Biólogo
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c) Geólogo
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d) Psicólogo
|
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|
e) Sociólogo
|
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ALGUNS PREFIXOS GREGOS E LATINOS, SEUS SIGNIFICADOS E EXEMPLOS
PREFIXOS GREGOS
|
PREFIXOS LATINOS
|
SIGNIFICADO
|
EXEMPLOS
|
a,
an
|
des,
in
|
privação,
negação
|
anarquia,
desigual, inativo
|
anti
|
contra
|
oposição,
ação contrária
|
antibiótico,
contraditório
|
anfi
|
ambi
|
duplicidade,
de um e outro lado, em torno
|
anfiteatro,
ambivalente
|
apo
|
ab
|
afastamento,
separação
|
apogeu,
abstrair
|
di
|
bi(s)
|
duplicidade
|
dissílabo,
bicampeão
|
dia,
meta
|
trans
|
movimento
através
|
diálogo,
transmitir
|
e(n)(m)
|
i(n)(m)(r)
|
movimento
para dentro
|
encéfalo,
ingerir, irromper
|
endo
|
intra
|
movimento
para dentro, posição interior
|
endovenoso,
intramuscular
|
e(c)(x)
|
e(s)(x)
|
movimento
para fora, mudança de estado
|
êxodo,
excêntrico, estender
|
epi,
super, hiper
|
supra
|
posição
superior, excesso
|
epílogo,
supervisão, hipérbole, supradito
|
eu
|
bene
|
excelência,
perfeição, bondade
|
eufemismo,
benéfico
|
hemi
|
semi
|
divisão
em duas partes
|
hemisfério,
semicírculo
|
hipo
|
sub
|
posição
inferior
|
hipodérmico,
submarino
|
para
|
ad
|
proximidade,
adjunção
|
paralelo,
adjacência
|
peri
|
circum
|
em
torno de
|
periferia,
circunferência
|
cata
|
de
|
movimento
para baixo
|
catavento,
derrubar
|
si(n)(m)
|
cum
|
simultaneidade,
companhia
|
sinfonia,
silogeu, cúmplice
|