INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL
FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019
AUTOR(ES)
TÍTULO PRINCIPAL: (EM LETRA MAIÚSCULA)
Complemento
do título (em letra minúscula)
TAQUARA
2019
AUTOR(ES)
TÍTULO
PRINCIPAL: (EM LETRA MAIÚSCULA)
Complemento do título (em letra minúscula)
Trabalho
a ser apresentado na Feira de Iniciação Científica no IACS em Taquara.
Orientador(a): Professor + o Nome Completo
TAQUARA
2019
Resumo: (mínimo 300 e máximo 450 palavras)
Neste trabalho, nosso objetivo é descrever a macroestrutura dos textos
legislativos em língua espanhola, mais especificamente, da Argentina, Paraguai
e Uruguai. Nosso foco de estudo são as leis e decretos. A justificativa para
desenvolver uma pesquisa sobre esse tema se deve à importância do estudo do
texto para a identificação de unidades léxicas portadoras de significado
especializado, como as Combinatórias Léxicas Especializadas (CLEs). As CLEs são
entendidas como unidades sintagmáticas recorrentes nas situações de comunicação
de áreas temáticas que revelam preferência marcante por especificidades e por
convenções próprias do idioma, da área e/ou do gênero textual em que ocorrem.
(Ex: para fins do disposto nesta lei,
conforme o artigo, preservar a qualidade ambiental). Comentaremos as semelhanças e diferenças da
macroestrutura para os textos de cada um dos países. Em seguida, apresentaremos as CLEs
identificadas para cada uma das partes e mostraremos a relação existente entre
a macroestrutura textual e a função e caracterização das CLEs nestes textos.
Utilizaremos como corpora textos legislativos
anteriormente compilados. Como fundamentação teórica, baseamo-nos nos
pressupostos da Linguística Textual e nas perspectivas comunicativa e textual
da Terminologia, bem como nos princípios da Linguística de Corpus. Entre as partes da macroestrutura, podemos encontrar:
ementa, considerandos, corpo do texto, revogação, encerramento, sanção e data.
A partir dos resultados encontrados, podemos afirmar que a localização de uma
CLE em determinada parte da macroestrutura auxilia na identificação de sua função
e na comprovação de seu caráter combinatório e especializado. Em síntese,
constatamos que o conhecimento da macro e da microestrutura textual é
fundamental para a análise no processo de produção e tradução de textos
Palavras-chave: três (3) a cinco
(5) palavras que identificam o trabalho
1 Introdução
Abaixo colocamos em vermelho as informações
para ajudar na formatação e elaboração do seu projeto. Lembre-se, TODAS DEVEM
SER APAGADAS SÓ OS TÓPICOS PODEM SER UTILIZADOS.
Descrever o tema
do projeto focando a pergunta que se quer responder. O grupo responde O QUE é o
trabalho...
Deverá situar o
problema, isto é, explicitar o assunto que será estudado e contextualizá-lo com
algum problema social, econômico ou tecnológico. NÃO é na introdução que se
define o tema do projeto e sim se fornece o contexto do mesmo.
Objetivo. Descrever
o objetivo da pesquisa.
Justificativa. Lembre-se
a justificativa trata da relevância da pesquisa para a sociedade.
Hipótese. A
possível resposta ao problema. Esta poderá ser suprimida se assim o orientador
achar melhor.
2 Referencial
Teórico (É a pesquisa bibliográfica)
Estabelecer as bases teóricas necessárias para
a compreensão do tema.
É o alicerce do seu projeto, pois é a partir
de outros autores (livros, revistas, sites etc.) que poderão argumentar sobre a
importância do assunto que escolheram.
Os autores citados e seus trabalhos devem estar
devidamente contextualizados dentro do foco do projeto, ou seja, não basta
citar um autor ou um artigo se não há relevância dentro do projeto.
Use e abuse das palavras de outros autores, mas
não cometa o erro de fazer PLÁGIO.
2.1 Subtítulos do
Referencial Teórico
É importante sempre seguir as normas de escrita, portanto,
se o referencial teórico necessitar ser subdividido use a forma como está
apresentado aqui.
3 MATERIAis E MÉTODOS (METODOLOGIA)
Aqui
deve estar claro o estudo a ser realizado, as pesquisas de campo, as entrevistas,
os questionários, os levantamentos de dados etc.
3.1 Execução
do trabalho
Descrever
como o trabalho foi executado (as etapas de forma cronológica)
3.2 Caracterização do público pesquisado (para trabalhos com
entrevistas ou com público alvo)
É
importante que em pesquisas com entrevistas se faça a caracterização do público
que foi entrevistado. Aqui é importante que a descrição seja a mais
pormenorizada possível.
3.3 Caracterização
dos Alunos Participantes (para
trabalhos com entrevistas ou com público alvo)
Na
forma de análise dos dados coletados é importante que se descreva como os dados
obtidos foram tabulados e analisados, isso é importante tanto para pesquisas
com entrevistas, quanto para trabalhos experimentais. Isto vai indicar a solidez
dos dados obtidos e a veracidade da interpretação demonstrada na discussão dos
resultados.
4 RESULTADOS e
Discussão (Pode ser junto e de forma sequencial ou separado)
O resultado: é neste momento que os autores
devem escrever primeiramente sobre os dados obtidos. Portanto, é importante que
se descreva estes dados de forma precisa. Poderão utilizar tabelas e/ou imagens
para fazer esta demonstração. Não poupe palavras, é a oportunidade para
demonstrar o seu esforço.
A discussão: é aqui que o autor vai
manifestar sua interpretação dos dados obtidos. Neste momento se faz necessário
que se recorra a corroboração de outros autores para melhor demonstrar que se está
no caminho certo.
5 conclusão
ou CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referências
Abaixo há uma série de exemplos de como se fazer a referência em
diferentes casos, lembrando que deve ser em ordem alfabética, com espaço
simples.
ALVES,
Maria B. M.; ARRUDA, Suzana M. Como
elaborar um artigo científico. [S.l., 2012?]. Disponível em: <http://www.artigocientifico.com.br/ArtigoCientifico.pdf>
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