Turma 83Meu Cartão de
visita
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Em português
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Em inglês
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Em mandarim
tradicional
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Meu nome completo.
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My full name.
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我的全名。 |
Sou brasileiro e estou
de férias aqui.
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I am Brazilian and I'm on vacation here.
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我是巴西人,我的度假就在這裡。 |
Sou estudante e estrou
em Intercâmbio.
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I am a student and estrou in exchange .
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我是一名學生, estrou的交流。 |
Quero chegar a
universidade.
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I want to get to university.
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我想上大學。 |
Qual é o nome da rua?
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What is the street name ?
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什麼是街道名稱? |
Quero ir para a capital
deste país.
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I want to go to the capital of this country.
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我想去這個國家的首都。 |
Onde fica o ponto turístico
mais famoso?
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Where is the most famous landmark ?
|
其中,最有名的標誌性建築? |
Como chego até o metrô?
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How do I get to the subway ?
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我怎麼去地鐵? |
Onde fica o aeroporto?
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Where is the airport?
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其中,在機場? |
Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes – Iacs – 2015 – acesse: www.aulasdaminhavida.com.br
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22 de mar. de 2015
TURMA 83
11 de mar. de 2015
OLÁ TURMA 83, OLHA SÓ,
O bilhete
Escrevi e reescrevi
mil vezes busquei palavras,
acrescentei e cortei coisas
até o lixo encher –se de papel.
Na declaração de amor
nada podia faltar
ou sobrar.
As palavras seriam música
E passariam inteira a paixão.
Escrevi mil vezes o bilhete de amor.
E ele virou poema,
provocou delírios,
arrepiou meus cabelos
e ferveu o meu corpo todo.
Acho que ninguém escreveu ainda
Tão belo poema – bilhete de amor.
Só que não tive coragem de enviá – lo.
( Elias José )
O OLHAR PARA TRÁS
Escrevi e reescrevi mil vezes, busquei e buscarei palavras.Cortei muitas coisas, o lixo até ficou cheio.
Na declaração de amor, as palavras seriam música e passaria ser inteira a paixão.
Acho que ninguém escreveu algo tão belo , mas não tive coragem de enviar.
Sempre amarei você como amo hoje.
Eu sei que um dia perceberá que sou a única para te fazer feliz.
As outras meninas só gostaram de você, pois é muito bonito, mas eu gosto da sua personalidade, pois beleza não é tudo que uma pessoa tem.
Talvez achará que sou intelctual por escrever esse bilhete, mas saiba que eu te amo.
Isabella Subtil -
A RESPOSTA
Quando recebi
pensei bem no que disse
Acho que está certa
Reescrevi esse bilhete
Mil vezes que nem você.
Não acho você uma intelectual por escrever
Aquele bilhete.
Todas as meninas
Que eu namorei
Nenhuma escreveu
Algo tão honesto,
Saiba de uma coisa:
Eu também te amo.
TURMA 83
Relação causa-efeito
Das duas orações dadas, uma exprime CAUSA e a outra, EFEITO. Junte-as numa só sentença, de modo que a oração exprime CAUSA apareça introduzida por conectivo. (Use conectivos diferentes- não se limite a PORQUE.)
(Causa-conseqüência)
Exemplos:
Está chovendo, Vou levar meu guarda-chuva.
(CAUSA) (EFEITO)
Vou levar meu guarda-chuva, PORQUE está chovendo.
Não haverá espetáculo hoje à noite. O principal ator
(EFEITO) (CAUSA)
se encontra enfermo.
Não haverá espetáculo hoje à noite, VISTO QUE o principal ator se encontra enfermo.
1. Cheguei atrasado. O despertador não tocou.
2. O jogador atuara muito mal. O técnico o retirou do time.
3. Descobriram a minha mentira. Fui repreendido.
4. Não há água na escola. Esqueceram-se de ligar a bomba.
5. Nosso chefe veio de avião. Chegou antes de nós.
6. Desistimos da viagem. O mau tempo persiste.
7. O projeto não foi aprovado. A maioria dos deputados o julgou inconsistente.
8. Preciso adiantar o expediente.Vou ficar no escritório até mais tarde.
9.O atleta não concedeu entrevista. Teve medo de se indispor com a torcida.
10.As empresas de construção estão preocupadas. Há grande carência de mão-de-obra.
RESPOSTAS
1. Cheguei atrasado, porque o despertador não tocou.
2. O jogador atuara muito, porque o técnico o retirou do time.
3. Descobriram a minha mentira, pois fui repreendido.
4. Não há água na escola, visto que se esqueceram de ligar a bomba.
5. Nosso chefe veio de avião, por isso chegou antes de nós.
6. Desistimos da viagem, porque o mau tempo persiste.
7. O projeto não foi aprovado, pois a maioria dos deputados o julgou inconsistente.
8. Preciso adiantar o expediente, portanto vou ficar no escritório até mais tarde.
9. O atleta não concedeu entrevista, por isso teve medo de se indispor com a torcida.
10. As empresas de construção estão preocupadas, porque há grande carência de mão de obra.
8 de mar. de 2015
T 83 - LÍNGUA PORTUGUESA - IACS -
Por Augusto Garcia, de INFO Online
• terça, 16 de outubro de 2012
Em vídeo, Amanda Todd se mostra insatisfeita com a vida
São Paulo - O grupo de hackers Anonymous afirmou nesta terça-feira (16) que conseguiu identificar o suspeito que praticou bullying contra Amanda Todd, adolescente de 15 anos que cometeu suicídio semana passada.
A jovem foi encontrada morta por enforcamento na última quarta-feira (10). Amanda Todd começou a sofrer bullying após fotos com os seios aparecendo vazarem na intenet. Desde então, a adolescente até mudou de cidade para tentar fugir das ofensas e acabou entrando em depressão.
O pedófilo que divulgou as imagens teve seu endereço e perfil revelado pelos hackers no site Pastebin.com. O grupo acusa o homem, de 30 anos de idade, de chantagear a garota para evitar a divulgação das imagens.
Todd publicou um vídeo um mês antes dizendo que se sentia sozinha e presa. A notícia de suicídio comoveu o Canadá, país natal da jovem. O homem identificado pelo grupo Anonymous poderá ser processado pela Justiça do Canadá por chantagem e abuso contra menor de idade.
Uma página em memória da jovem foi criada no Facebook e já soma 750 mil fãs, que se solidarizam com a garota. Ao longo do último final de semana, o nome de Amanda esteve nos trending topics do Twitter. A jovem foi alvo de milhares de homenagens na web.
T 83 - AULA SOBRE VERBOS
Classes gramaticais: verbos
Os verbos são, como os substantivos, uma das classes gramaticais mais importantes da nossa língua. O interessante é que não é nem um pouco difícil reconhecê-los! Na verdade, é bem fácil.
Vamos ver:
Costumamos dizer que os verbos são as ações, mas isso é um pouco impreciso. Os verbos são as palavras que dão o nome das ações, e têm umas características muito particulares, como, por exemplo, são a única classe de palavras que permite conjugação! E o que quer dizer conjugação? Quer dizer que se altera o modo de dizer conforme esteja relacionado a um desses pronomes: eu, tu, ele, nós, vós, eles, e também quanto ao modo e ao tempo!
Como assim????
Assim:
Quando eu digo maçã, não muda nada se é uma maçã em relação a mim, a ti ou a ele. A palavra maçã continua sempre a mesma! Por exemplo: Eu tenho uma maçã. E se trocássemos por Tu? Tu tens uma... maçã. E ele? Ele tem uma... maçã!
Como vimos em uma aula anterior, os substantivos (e maçã é um substantivo) se alteram conforme número, gênero (nem todos) e grau. Mas eles não se alteram conforme a pessoa. Já os verbos...
Os verbos se modificam conforme a pessoa! Por quê? Porque sendo "ações", a gente sempre modifica o modo de falar dependendo de quem "exerceu a ação". Vamos ver um exemplo:
Eu estou com frio. Ela está com frio. Nós estamos com frio. => mudou alguma coisa, né? A mudança tem a ver com a pessoa "de quem se fala", seja eu, ela ou nós. Então, o verbo aí nessas frases é o estar!
Isso é o princípio básico para entendermos os verbos.
Depois disso, temos de observar que eles se alteram conforme o tempo e o modo.
O tempo, basicamente, é a divisão em passado, presente e futuro (com suas variantes). Então, eu posso dizer: Eu corro (e isso é agora, ou seja, o presente), Eu corria (isso foi antes, quer dizer, no passado), Eu correrei (isso é amanhã ou no ano que vem, isto é, no futuro).
Daí, temos de saber em que modo esse verbo está conjugado, se indicativo, subjuntivo ou imperativo.
Indicativo quer dizer o quê? Que indica, não parece? Vamos dizer que é o que indica com mais certeza o tempo em que ocorrem os acontecimentos.
No modo indicativo, temos os seguintes tempos: presente, pretéritos e futuros.
- O presente é só de um jeito: nos apresenta uma "ação" que ocorre agora, como, por exemplo: Eu digito, tu lês.
- Os pretéritos são os diferentes tipos de passado. Ué, mas não existe só um passado? Não, não! Existem alguns, que são:
1. Pretérito perfeito: indica uma ação que ocorreu e já acabou mesmo, definitivamente. Por exemplo, se eu digo que eu li um livro, isso quer dizer que eu li mesmo, e já terminei de ler. Acabou a leitura! Pronto, está lido. A mesma coisa se eu digo que "ele leu". Leu e pronto.
2. Pretérito imperfeito: indica uma ação que acontecia com certa regularidade no passado. Não é uma ação assim tão pronta, tão acabada num momento. Se eu digo, por exemplo, que eu lia um livro, isso é diferente de dizer que eu li o livro. Sabe por quê? Porque em vez de eu ter lido e ponto final, havia um livro que eu costumava ler, então eu digo que é um livro que eu lia. Ou então, com outro verbo: Ela dançavaem Las Vegas. Quer dizer que a criatura foi lá, dançou uma vez e foi embora? Não!Quer dizer que durante um período de sua vida, ela costumava dançar em Las Vegas, mas agora não dança mais. Acabou, mas só depois de um certo tempo.
3. Pretérito mais-que-perfeito: é uma das coisas antigas da gramática que insistem em manter! Afff. Ninguém usa, mas vamos lá! É assim: é um passado que ocorreu antes de um passado mais próximo do tempo em que eu
falo. Affff de novo! Assim: "Quando ela chegou, eu já chegara". Essa frase significa a mesma coisa que dizer que "Quando ela
chegou, eu já havia chegado", mas em vez de usar dois verbos (um auxiliar e um principal), usamos só um. Então, quando vocês quiserem falar alguma coisa que aconteceu antes de outra, pensem assim, por exemplo: "Se quando ela levantou da cama eu já tinha almoçado, então, no pretérito mais-que-perfeito eu devo dizer que eu almoçara". Afff... Mas é isso.
Na postagem anterior, comentei que os verbos são conjugados conforme o modo e o tempo. Daí, apresentei o presente, o pretérito perfeito, o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito, todos do modo indicativo. Faltam, ainda, algumas coisas bem importantes relativas aos verbos mas, para começar, vamos terminar de ver os tempos do modo indicativo.
Assim como o passado, que se divide em três tipos diferentes, o tempo futuro também não é só de um jeito! Há, no modo indicativo, o futuro do presente e ofuturo do pretérito (lembrando que pretérito = passado). As diferenças entre um e outro não são muito complicadas.
Vamos ver:
1. Futuro do presente: Este tempo é relacionado a algo que, no momento em que falo, tenho a certeza de que farei. Por exemplo, hoje eu tenho certeza de que "escreverei sobre verbos". Isso será num futuro em relação ao momento em que falo.Em geral, a gente costuma dizer "eu vou sair", "ela vai chegar", "nós vamos dançar", não é? Pois bem, essas formas compostas (verbo auxiliar + verbo principal) poderiam ser mudadas para formas simples. Assim: "eu sairei", "ela chegará", "nós dançaremos". Um jeito fácil de lembrar é que em vez de dizer "vou", a gente pode dizer "irei": "eu irei sair". Daí, a gente tira o irei da frente do verbo principal e "gruda" ele no final do verbo: "eu sairei".
2. Futuro do pretérito: Pode parecer esquisito pensar em um "futuro do passado", mas até que é um tempo verbal que faz muito sentido! A ideia desse tempo é dizer que já passou o tempo em que eu poderia ter feito algo. Vamos comparar com o futuro do presente num exemplo:
Uma amiga encontra a outra na rua:
- Oi, Rúbia! Tudo bem? Pensei que você tinha viajado (= viajara)!
- Ah, eu ia viajar (= viajaria), mas acabei desistindo.
- Mas não quer mais?
- Quero, sim. E vou viajar (= viajarei), mas só daqui a uns meses.
Tá, então vejamos: Na fala da Rúbia, ela diz que "ia viajar". Quer dizer que, num passado, ela tinha tudo planejado para uma viagem, que acabou não acontecendo. Esse "ia viajar" é como dizer "viajaria se...". Falar assim é falar no futuro do pretérito! Depois, a Rúbia diz que "vai viajar", ou seja, ela viajará num futuro que ainda não chegou, um futuro em relação ao momento em que ela fala. Esse é o futuro do presente!
Dá para pensarmos no futuro do pretérito como sendo algo que faríamos caso houvesse as condições adequadas para isso. Mais exemplos:
- Eu não me arrependo! Faria tudo de novo (faria... se pudesse!).
- Pois eu terminaria de ler aquele livro (terminaria... se pudesse!).
- Jamais pintaria meu cabelo novamente ((não) pintaria... se pudesse!).
R E C A P I T U L A N D O...
A classe gramatical dos verbos é a que nomeia as ações, mesmo as que não são tão ativas assim (como sonhar, dormir).
Os verbos são a única classe de palavras que varia conforme modo e tempo.
O primeiro modo verbal é o modo indicativo.
O modo indicativo abrange seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
O tempo presente é relacionado ao agora: Eu falo.
Os pretéritos são todos passados, e há algumas diferenças entre eles:
• O pretérito perfeito é um passado que aconteceu e se encerrou.
• O pretérito imperfeito é um passado que aconteceu durante um certo período de tempo.
• O pretérito mais-que-perfeito é um passado que aconteceu antes do pretérito perfeito.
Os futuros são dois:
• O futuro do presente é o que fala de algo que acontecerá num futuro em relação ao momento do agora.
• O futuro do pretérito é algo que aconteceria num futuro, caso houvesse as condições necessárias para isso (se...).
• LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES ACESSE: www.aulasdaminhavida.com.br
Os verbos são, como os substantivos, uma das classes gramaticais mais importantes da nossa língua. O interessante é que não é nem um pouco difícil reconhecê-los! Na verdade, é bem fácil.
Vamos ver:
Costumamos dizer que os verbos são as ações, mas isso é um pouco impreciso. Os verbos são as palavras que dão o nome das ações, e têm umas características muito particulares, como, por exemplo, são a única classe de palavras que permite conjugação! E o que quer dizer conjugação? Quer dizer que se altera o modo de dizer conforme esteja relacionado a um desses pronomes: eu, tu, ele, nós, vós, eles, e também quanto ao modo e ao tempo!
Como assim????
Assim:
Quando eu digo maçã, não muda nada se é uma maçã em relação a mim, a ti ou a ele. A palavra maçã continua sempre a mesma! Por exemplo: Eu tenho uma maçã. E se trocássemos por Tu? Tu tens uma... maçã. E ele? Ele tem uma... maçã!
Como vimos em uma aula anterior, os substantivos (e maçã é um substantivo) se alteram conforme número, gênero (nem todos) e grau. Mas eles não se alteram conforme a pessoa. Já os verbos...
Os verbos se modificam conforme a pessoa! Por quê? Porque sendo "ações", a gente sempre modifica o modo de falar dependendo de quem "exerceu a ação". Vamos ver um exemplo:
Eu estou com frio. Ela está com frio. Nós estamos com frio. => mudou alguma coisa, né? A mudança tem a ver com a pessoa "de quem se fala", seja eu, ela ou nós. Então, o verbo aí nessas frases é o estar!
Isso é o princípio básico para entendermos os verbos.
Depois disso, temos de observar que eles se alteram conforme o tempo e o modo.
O tempo, basicamente, é a divisão em passado, presente e futuro (com suas variantes). Então, eu posso dizer: Eu corro (e isso é agora, ou seja, o presente), Eu corria (isso foi antes, quer dizer, no passado), Eu correrei (isso é amanhã ou no ano que vem, isto é, no futuro).
Daí, temos de saber em que modo esse verbo está conjugado, se indicativo, subjuntivo ou imperativo.
Indicativo quer dizer o quê? Que indica, não parece? Vamos dizer que é o que indica com mais certeza o tempo em que ocorrem os acontecimentos.
No modo indicativo, temos os seguintes tempos: presente, pretéritos e futuros.
- O presente é só de um jeito: nos apresenta uma "ação" que ocorre agora, como, por exemplo: Eu digito, tu lês.
- Os pretéritos são os diferentes tipos de passado. Ué, mas não existe só um passado? Não, não! Existem alguns, que são:
1. Pretérito perfeito: indica uma ação que ocorreu e já acabou mesmo, definitivamente. Por exemplo, se eu digo que eu li um livro, isso quer dizer que eu li mesmo, e já terminei de ler. Acabou a leitura! Pronto, está lido. A mesma coisa se eu digo que "ele leu". Leu e pronto.
2. Pretérito imperfeito: indica uma ação que acontecia com certa regularidade no passado. Não é uma ação assim tão pronta, tão acabada num momento. Se eu digo, por exemplo, que eu lia um livro, isso é diferente de dizer que eu li o livro. Sabe por quê? Porque em vez de eu ter lido e ponto final, havia um livro que eu costumava ler, então eu digo que é um livro que eu lia. Ou então, com outro verbo: Ela dançavaem Las Vegas. Quer dizer que a criatura foi lá, dançou uma vez e foi embora? Não!Quer dizer que durante um período de sua vida, ela costumava dançar em Las Vegas, mas agora não dança mais. Acabou, mas só depois de um certo tempo.
3. Pretérito mais-que-perfeito: é uma das coisas antigas da gramática que insistem em manter! Afff. Ninguém usa, mas vamos lá! É assim: é um passado que ocorreu antes de um passado mais próximo do tempo em que eu
falo. Affff de novo! Assim: "Quando ela chegou, eu já chegara". Essa frase significa a mesma coisa que dizer que "Quando ela
chegou, eu já havia chegado", mas em vez de usar dois verbos (um auxiliar e um principal), usamos só um. Então, quando vocês quiserem falar alguma coisa que aconteceu antes de outra, pensem assim, por exemplo: "Se quando ela levantou da cama eu já tinha almoçado, então, no pretérito mais-que-perfeito eu devo dizer que eu almoçara". Afff... Mas é isso.
Na postagem anterior, comentei que os verbos são conjugados conforme o modo e o tempo. Daí, apresentei o presente, o pretérito perfeito, o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito, todos do modo indicativo. Faltam, ainda, algumas coisas bem importantes relativas aos verbos mas, para começar, vamos terminar de ver os tempos do modo indicativo.
Assim como o passado, que se divide em três tipos diferentes, o tempo futuro também não é só de um jeito! Há, no modo indicativo, o futuro do presente e ofuturo do pretérito (lembrando que pretérito = passado). As diferenças entre um e outro não são muito complicadas.
Vamos ver:
1. Futuro do presente: Este tempo é relacionado a algo que, no momento em que falo, tenho a certeza de que farei. Por exemplo, hoje eu tenho certeza de que "escreverei sobre verbos". Isso será num futuro em relação ao momento em que falo.Em geral, a gente costuma dizer "eu vou sair", "ela vai chegar", "nós vamos dançar", não é? Pois bem, essas formas compostas (verbo auxiliar + verbo principal) poderiam ser mudadas para formas simples. Assim: "eu sairei", "ela chegará", "nós dançaremos". Um jeito fácil de lembrar é que em vez de dizer "vou", a gente pode dizer "irei": "eu irei sair". Daí, a gente tira o irei da frente do verbo principal e "gruda" ele no final do verbo: "eu sairei".
2. Futuro do pretérito: Pode parecer esquisito pensar em um "futuro do passado", mas até que é um tempo verbal que faz muito sentido! A ideia desse tempo é dizer que já passou o tempo em que eu poderia ter feito algo. Vamos comparar com o futuro do presente num exemplo:
Uma amiga encontra a outra na rua:
- Oi, Rúbia! Tudo bem? Pensei que você tinha viajado (= viajara)!
- Ah, eu ia viajar (= viajaria), mas acabei desistindo.
- Mas não quer mais?
- Quero, sim. E vou viajar (= viajarei), mas só daqui a uns meses.
Tá, então vejamos: Na fala da Rúbia, ela diz que "ia viajar". Quer dizer que, num passado, ela tinha tudo planejado para uma viagem, que acabou não acontecendo. Esse "ia viajar" é como dizer "viajaria se...". Falar assim é falar no futuro do pretérito! Depois, a Rúbia diz que "vai viajar", ou seja, ela viajará num futuro que ainda não chegou, um futuro em relação ao momento em que ela fala. Esse é o futuro do presente!
Dá para pensarmos no futuro do pretérito como sendo algo que faríamos caso houvesse as condições adequadas para isso. Mais exemplos:
- Eu não me arrependo! Faria tudo de novo (faria... se pudesse!).
- Pois eu terminaria de ler aquele livro (terminaria... se pudesse!).
- Jamais pintaria meu cabelo novamente ((não) pintaria... se pudesse!).
R E C A P I T U L A N D O...
A classe gramatical dos verbos é a que nomeia as ações, mesmo as que não são tão ativas assim (como sonhar, dormir).
Os verbos são a única classe de palavras que varia conforme modo e tempo.
O primeiro modo verbal é o modo indicativo.
O modo indicativo abrange seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
O tempo presente é relacionado ao agora: Eu falo.
Os pretéritos são todos passados, e há algumas diferenças entre eles:
• O pretérito perfeito é um passado que aconteceu e se encerrou.
• O pretérito imperfeito é um passado que aconteceu durante um certo período de tempo.
• O pretérito mais-que-perfeito é um passado que aconteceu antes do pretérito perfeito.
Os futuros são dois:
• O futuro do presente é o que fala de algo que acontecerá num futuro em relação ao momento do agora.
• O futuro do pretérito é algo que aconteceria num futuro, caso houvesse as condições necessárias para isso (se...).
• LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES ACESSE: www.aulasdaminhavida.com.br
AULAS DA SEMANA - IACS - Semana: 09 a 13/MAR(5.ª)
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2015
Escola: IACS
|
Semana:
09 a
13/MAR(5.ª)
|
Professor: Elemar
Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura
e expressão: Os alunos serão organizados em grupos. Eles
serão avaliados nas interpretações das falas recriadas no cartum: “Supermãe”.
Depois eles devem realizar as atividades do livro didático, páginas 14, 15 e
16.
-
Substantivo: “aumentativo e diminutivo”:
Conceito exposto na lousa, para copiar no caderno. A seguir os alunos irão ilustrar alguns
exemplos de substantivos, também no caderno.
-
Parônimos e Antônimos: Aula expositiva. Exercícios e
conteúdo exposto na lousa. Exemplificar palavras parônimas ao comparar com os
colegas de sala de aula, amigos, parentes, etc. Ex. Minhas primas são
parecidas, mas tem pais diferentes.
-
Exercícios de fixação: Irei entregar para os alunos
uma folha com atividades e exercícios de todos os assuntos estudados até o
momento. Os alunos individualmente devem ler e resolver os exercícios.
- Pronomes
possessivos: Conceito exposto na lousa, para copiar no
caderno. A seguir os alunos irão
realizar as atividades propostas no livro didático, na página 22.
- Aula de
Leitura: Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve
trazer de casa o um livro de sua escolha para poder realizar a leitura em
aula. Ao fim da aula, os alunos serão orientados a realizarem um resumo da
leitura.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história
ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,
72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura oral e silenciosa: Os
alunos deverão ler silenciosamente o texto “Joana D´Arc”, que se
encontra na página 32 do livro didático. Após a leitura inicial, irei
escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta. Por fim,
iremos debater o assunto proposto pelo livro.
-
Compreensão do texto:
Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro
didático, na página 33. Após os alunos responderem as questões, iremos fazer
juntos, a correção das atividades sugeridas pelo livro.
- Ponto
de Exclamação e produção de sentido: Será solicitado que os alunos leiam o resumo
apresentado pelo livro, sobre esse assunto, nas páginas 35 e 36. Após a
leitura inicial, irei realizar uma explicação oral, detalhada sobre cada um
dos itens, aproveitando para tirar as dúvidas. Realizar as atividades da
mesma página. Correção.
-
Adjetivos e a produção de sentido: Para chamar a atenção dos alunos para o assunto que estaremos
estudando, levarei para a sala de aula vários objetos diferentes – de cores,
tamanhos e texturas diversas – será solicitado que alguns alunos coloquem uma
venda nos olhos e toquem nos objetos, tentando dizer como é. Com essa
atividade, estaremos iniciando o assunto: “adjetivos”. Um resumo
do assunto será escrito no quadro, para que os alunos copiem no caderno.
Após, a professora explicará o assunto oralmente, e os alunos poderão tirar
as dúvidas. Realizar as atividades na página 37.
-
Exercícios de fixação - Adjetivos: Entregar para os alunos uma folha com atividades de fixação sobre “Adjetivos”.
Os exercícios devem ser realizados e colados no caderno.
- Leitura
oral e silenciosa: Os alunos
deverão ler silenciosamente o texto “Você
Tem Medo? Afugente-o”, que se encontra nas páginas 38 e 39 do livro didático.
Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura
oral em voz alta. Por fim, iremos debater o assunto proposto pelo livro.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos
respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 40 e 41.
Após os alunos responderem as questões, iremos fazer juntos, a correção das
atividades sugeridas pelo livro.
-
Trabalho: Realizar a
produção textual sugerida no livro, na página 34. Essa atividade terá o peso
de um trabalho, e deverá ser entregue por escrito e apresentado para a turma.
O trabalho consiste em pesquisar a biografia de uma pessoa famosa e
apresentar em sala de aula.
|
6
PERÍODOS
|
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas,
leituras e produção de textos
solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da
apresentação em classe.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente
o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 33 e 34; “Papeizinhos sem sentido”. Após a
leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta.
Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a
participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de finalizarmos a leitura silenciosa e
oral, a turma irá debater oralmente o assunto proposto pelo livro. Será
solicitado que os alunos realizem as atividades sugeridas pelo livro
didático, nas páginas 35 e 36.
- Produção Textual: Inicialmente irei
sugerir aos alunos que leiam a explicação que o livro apresenta sobre
“Depoimento”, que se encontra na página 37. Após a leitura, irei explicar
oralmente e então passarei uma atividade que deverá ser entregue na próxima
semana. Os alunos devem realizar uma produção textual, do gênero: depoimento.
Eles serão orientados a escrever um depoimento sobre algo significativo que
tenha ocorrido no ano anterior.
- Termos Essenciais da oração: Aula expositiva
sobre o assunto. Resumo escrito no quadro, para que os alunos copiem no
caderno. Explicações orais sobre o tema abordado. Momento de tirar dúvidas.
- Formação do Imperativo: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, nas
páginas 38 e 39. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as
atividades propostas nas páginas 40, 41 e 42. Correção das atividades.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente
o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 43, 44, 45 e 46; “A Linguagem dos Códigos”. Após a
leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta.
Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a
participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de
finalizarmos a leitura silenciosa e oral, a turma irá debater oralmente o
assunto proposto pelo livro. Será solicitado que os alunos realizem as
atividades sugeridas pelo livro didático, nas páginas 47 e 48.
- Produção Textual: Os alunos deverão a
atividades proposta no livro didático, na página 49, “Carta Enigmática”.
|
6
PERÍODOS
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OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no
livro.
Realização dos
exercícios de fixação.
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