Faça o seguinte: Clique sobre a imagem e descubra uma seleção de CRÔNICAS!
09/04/2015
08/04/2015
PENSE:
A paz interior
Conta a
lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de
derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem
conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar
o mestre da paciência.
O velho aceitou o desafio e o
homem começou a insultá-lo.
Chegou a jogar algumas pedras
em sua direção, cuspiu no sábio e gritou-lhe todos os tipos de insultos.
Durante horas, fez de tudo
para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, já exausto
e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos
quiseram saber como o mestre pudera suportar tanta indignidade. O mestre
perguntou:
- Se alguém vem até você com um presente e você
não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos
discípulos.
- Exatamente. O mesmo vale para a inveja, a
raiva e os insultos. Quando eles não são aceitos, continuam pertencendo a quem
os trazia consigo.
Sua paz interior depende
exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você
permitir...
DICAS:
Quando usar "em vez de" e "ao invés de"?
Eduardo Lima (novaescola@fvc.org.br). Com reportagem de Eduardo Szklarz
Com ideias opostas, as duas locuções estão corretas:
Ao invés de descer, o elevador subiu.
Em vez de descer, o elevador subiu.
Quando a ideia é de substituição, apenas "em vez de" pode ser usado:
Em vez de viajar de trem, fui de avião.
30/03/2015
AULA ESPECIAL PARA A TURMA 83
29/03/2015
22/03/2015
Aulas da Semana: 23 a 27/MAR(7.ª)
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2015
Escola: IACS
|
|
Professor: Elemar
Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( )ORIGEM
DA ESCRITA – P.23-25 – EXERCÍCIOS: 1 e 2;
Ø ( )LEITURA
E INTERPRETAÇÃO: “SOU ADOLESCENTE” – P.28 – 30. EXERCÍCIOS: 1- 4 – P.30 – 32;
Ø ( )SUBSTANTIVO
E ADJETIVO: 1 – 8 P. 32 – 33;
Ø ( )EXERCÍCIOS
EM XEROX;
Ø ( )PONTUAÇÃO:
1 – 6 – P. 34 – 35
Ø ( )DESEHO
DE PALAVRAS TRABALHADAS.
Ø (
)EXERCÍCIOS: 36, 37, 38, 39, 0, 41, 42 e 43.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história
ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
|
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
Turmas:
71,
72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø ( )leitura e correção do texto:” Joana D’Arc” – p.32 e
exercícios da p. 33;
Ø ( )Ponto de exclamação: definição e
exercícios – p.35 e 36;
Ø ( )Adjetivo. Conceitos e exercícios – p.37;
Ø ( )Brincadeira dos medos e as soluções;
Ø ( )Leitura e interpretação: “Medo imaginário”
– P. 38, 39, 40 e 41;
Ø ( ) exercícios extras – Livro de Atividades;
Ø ( )Estudo do vocabulário. P.41;
Ø ( ) Leitura expressiva. P.41 e 42;
Ø ( )Ficha de Redação: Eu sou cronista. P.42 e
43;
Ø ( ) Advérbios e Locução adverbial. P.43e 44;
Ø ( )Fábula: “O galo e a Raposa”.
Interpretação: 1-5. P. 46 e 47;
Ø ( )Produção textual: Eu sou fabulista. P.47 e
48.
|
6
PERÍODOS
|
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da
apresentação em classe.
|
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
Ø
( )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “ISSO
NÃO TEM SENTIDO – PÁG. 33 e 34;
Ø
( )EXERCÍCIOS: 35 e 36 – 1 A 7;
Ø
( )PRODUÇÃO TEXTUAL: DEPOIMENTO
– FICHA DE TEXTO;
Ø
( )VERBO: FORMA IMPERATIVA –
XEROX;
Ø
( )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “A
LINGUAGEM DOS CÓDIGOS” – PÁG. 43 – 46 – EXERCÍCIOS: 1-7 P. 47;
Ø
( )PRODUÇÃO TEXTUAL: CARTA
ENIGMÁTICA;
Ø
( )EXRCÍCIOS DO LIVRO DE
EXERCÍCIOS.
|
6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no
livro.
Realização dos
exercícios de fixação.
|
TURMA 83
Formação do imperativo
O imperativo é
formado de uma maneira diferente dos demais modos.
Notem-se duas coisas:
a) No imperativo, não
existe a primeira pessoa do singular (eu).
b) O imperativo é
indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se
dará no futuro.
Imperativo
Afirmativo:
- para tu
- pare você
- paremos nós
- parai vós
- parem vocês
OBSERVAÇÕES:
a) Na segunda pessoa
(Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural,
respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s.
A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.
b) Para os pronomes
você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do
subjuntivo.
c) Na primeira pessoa
do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo
subjuntivo.
Imperativo
Negativo:
- não
pares tu
- não
pare você
- não
paremos nós
- não pareis vós
- não
parem vocês
OBSERVAÇÃO:
No imperativo
negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do
subjuntivo.
LEIA:
Bolo de Fubá
Ingredientes:
01 xícara (chá) de manteiga;
02 xícaras (chá) de açúcar;
04 gemas;
01 xícara (chá) de maisena;
02 xícaras (chá) de fubá;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
01 pitada de sal;
01 vidro de leite de coco (200ml);
1/2 xícara (chá) de leite ;
04 claras batidas em neve.
Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junte as gemas uma a uma e bata bem a cada adição. Adicione a maisena, juntamente com outros ingredientes secos, alternando com o leite de coco misturado ao leite.Por último, junte as claras em neve.Mexa a massa delicadamente e depeje em uma forma média com buraco no meio, untada com manteiga e enfarinhada.Leve para assar em forno quente.
AGORA, RESPONDA:
1) O texto acima é uma:
a) ordem
b) súplica
c) sugestão
d) pedido
1) O texto acima é uma:
a) ordem
b) súplica
c) sugestão
d) pedido
2) Identifique a sequência de palavras retiradas do texto que apresenta verbos no imperativo.
a) bata, forno, assar
b) açúcar, junte, adição
c) mexa, adicione, leve
d) forma, bata, untada
3) Identifique a sequencia de tipos de textos que podem ser injuntivos:
a) manual de instruções, receitas, jornalístico
b) oração, receita, anúncios.
c) oração, jornalístico, receita
d) oração, receita, argumentativo
4) Conjugue os verbos no tempo indicado:
a) bater (imperativo afirmativo)
b) juntar( imperativo negativo)
c) adicionar (presente do indicativo)
5) Transcreva as frases conforme o exemplo:
Ex: Junte as claras em neve.
Não juntes tu as claras em neve. (imp.neg.tu)
a) Bata a manteiga.
_____________a manteiga. (imp.afirm. tu)
b) Adicione a maisena.
______________a maisena. (imp.neg.vós)
c) Mexa a massa delicadamente.
_______________a massa delicadamente.
(imp.neg.tu)
6) Ao flexionarmos o Imperativo Afirmativo não conjugamos a 1ª pessoa do singular porque ________________________________________________________, a ___ pessoa
do singular ( tu ) e a 2ª pessoa do _______ ( Vós ) são retiradas do Presente do ____________retirando a letra _______ .
O Imperativo Negativo construímos a partir do tempo e modo verbal do __________________________________________________ utilizando, na frente de cada verbo flexionado, a
palavra :Não .
7) Os verbos são palavras imprescindíveis para uma oração, é através dele que sabemos o que está____________ com o sujeito. Eles podem indicar ________, __________ ou __________da natureza. Os verbos estão relacionados ao _________, ___________ e _____________.
8) Complete os espaços em branco:
a) O modo indicativo expressa _______________________
b) O modo subjuntivo expressa _______________________
c) O modo imperativo expressa _______________________
Modo Imperativo (exercício / caça-palavras)
Encontre no caça-palavras os verbos entre parênteses conjugados no Modo
Imperativo, na pessoa em que se pede, e complete as frases a seguir:
a) _________ tudo como o
professor pediu. (fazer – vocês)
b) Não __________ lixo no
chão. (jogar – você)
c) _______________ o meio
ambiente para que tenhamos um mundo melhor. (preservar – nós)
d) ________ agora e só
__________ a pagar em janeiro. (comprar / começar – você)
e) Não ____________ para não
serdes julgados. (julgar – vós)
f) ____________ tu o problema
deste trabalho. (encontrar – tu)
g) Não _________ as
esperanças, tudo vai melhorar. (perder – você)
h) É preciso que nós não
______________ a fé em um mundo melhor. (perder – nós)
i) ______________ você também
dessa campanha e ____ alimentos não perecíveis. (participar/ doar – você)
j) ______________-se
diariamente para ter uma boa saúde. (exercitar – vocês)
k) __________ seu filho para
ser vacinado contra a rubéola. (trazer – você)
l) _______________ nossas
ofertas e ________ de carro hoje mesmo. (aproveitar / trocar - você)
AGORA,
VAMOS CORRIGIR?
TURMA 83
![]()
Turma 83Meu Cartão de
visita
|
||
Em português
|
Em inglês
|
Em mandarim
tradicional
|
Meu nome completo.
|
My full name.
|
我的全名。 |
Sou brasileiro e estou
de férias aqui.
|
I am Brazilian and I'm on vacation here.
|
我是巴西人,我的度假就在這裡。 |
Sou estudante e estrou
em Intercâmbio.
|
I am a student and estrou in exchange .
|
我是一名學生, estrou的交流。 |
Quero chegar a
universidade.
|
I want to get to university.
|
我想上大學。 |
Qual é o nome da rua?
|
What is the street name ?
|
什麼是街道名稱? |
Quero ir para a capital
deste país.
|
I want to go to the capital of this country.
|
我想去這個國家的首都。 |
Onde fica o ponto turístico
mais famoso?
|
Where is the most famous landmark ?
|
其中,最有名的標誌性建築? |
Como chego até o metrô?
|
How do I get to the subway ?
|
我怎麼去地鐵? |
Onde fica o aeroporto?
|
Where is the airport?
|
其中,在機場? |
Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes – Iacs – 2015 – acesse: www.aulasdaminhavida.com.br
|
Assinar:
Postagens (Atom)