![Resultado de imagem para REGIONALISMOS](https://cursoidiomabrasil.files.wordpress.com/2015/06/pipa.jpg)
31/08/2018
20/08/2018
19/08/2018
EXERCÍCIO 1 - TURMAS: 211, 212 E 213
ADJETIVOSTAREFA:ATRIBUA PARA CADA OBRA DE ARTE 3 (TRÊS) ADJETIVOS INCOMUNS.
As 10 obras de arte mais famosas da história
Mona Lisa (1503), Leonardo da Vinci
![](https://i0.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Mona-Lisa.jpg?resize=610%2C909)
“Mona Lisa”, também conhecida como “A Gioconda”, é a obra de maior destaque de Leonardo da Vinci. O quadro representa uma mulher introspectiva, com um véu sobre os cabelos e que parece esboçar um intrigante meio-sorriso. Ela é considerada a obra de arte mais famosa de todos os tempos, e, por isso, a que mais atrai visitantes ao Museu do Louvre, em Paris, onde está alocada.
A Criação de Adão (1511), Michelangelo
![](https://i1.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Michelangelo.jpg?resize=610%2C299)
O afresco de 280 x 570cm, localizado no teto da Capela Sistina, no Vaticano, representa o episódio bíblico do livro de Gênesis, em que Deus cria o homem a sua imagem e semelhança. Deus é representado como um velho barbudo, envolvido em um manto, que também cobre anjos que estão ao seu redor. Com o braço esticado, o seu dedo indicador toca o de Adão, representado como um jovem nu, deitado sobre o chão terrestre.
O Nascimento de Vênus (1484–1486), Sandro Botticelli
![](https://i1.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Sandro-Botticelli.jpg?resize=610%2C383)
A tela, exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália, mede 172,5 x 278,5cm. Ela representa o nascimento da deusa Vênus, da mitologia romana, que emerge do mar já adulta sobre uma concha. A deusa é empurrada para a margem por Zéfiro, o vento que sopra do Oeste, e a Hora, uma das deusas das estações, lhe cobre com um manto de flores. Enquanto isso, Vênus esconde o sexo com seus longos cabelos ruivos.
A Última Ceia (1495–1498), Leonardo da Vinci
![Resultado de imagem para SANTA CEIA](https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2017/07/giampetrino-ultima-ceia-d.jpg)
![Resultado de imagem para SANTA CEIA](https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2017/07/giampetrino-ultima-ceia-d.jpg)
O afresco representa a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, antes de ser capturado e crucificado, conforme descreve a bíblia. Criada por Leonardo da Vinci, a obra foi encomendado por seu protetor, o Duque Lodovico Sforza, que doou a pintura para a igreja católica. Atualmente, ela ainda permanece sob o domínio da instituição, alocada no convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália.
O Grito (1893), Edvard Munch
![](https://i0.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Edvard-Munch.jpg?resize=610%2C771)
Uma série de quatro pinturas de Edvard Munch, “O Grito” representa uma pessoa em um momento de angustia e desespero — que, como o próprio nome indica, parece gritar. A obra tem como pano de fundo a doca de Oslofjord, em Oslo, na Noruega, durante o pôr-do-sol. Ela é considerada uma das mais importantes do movimento expressionista, e está exposta na Galeria Nacional da capital norueguesa.
A Noite Estrelada (1889), Van Gogh
![](https://i2.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Van-Gogh.jpg?resize=610%2C483)
Especula-se que a obra de Van Gogh retrata a vista de uma das janelas do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, na França. O artista se internou voluntariamente no local depois de um surto em 1888, quando cortou a sua orelha esquerda. A tela está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2004, cientistas começaram a compará-la com uma imagem capturada por um telescópio espacial. De acordo com eles, a obra antecipou a matemática cósmica.
O Pensador (1904), Auguste Rodin
![](https://i0.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Auguste-Rodin.jpg?resize=610%2C915)
“O Pensador” é uma das obras mais representativas de Rodin. Originalmente chamada de “O Poeta”, a escultura representa Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia”, em frente aos Portões do Inferno. A escultura original está localizada no Museu Rodin, em Paris. No entanto, mais de vinte cópias estão distribuídas em diferentes museus mundo afora. No Brasil, uma versão ampliada pode ser conferida pelo público no Instituto Ricardo Brennand, no Recife.
Davi (1501-1504), Michelangelo
![](https://i0.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Michelangelo-.jpeg?resize=610%2C915)
A mais famosa das esculturas renascentistas, a obra retrata o herói bíblico Davi, responsável por matar o gigante Golias, que zombava do deus cristão. Ela foi encomendada como parte de uma série de estátuas de profetas bíblicos. No entanto, quando finalizada em 1504, foi posicionada de frente à sede da governadoria de Florença, na Itália. Hoje, a escultura está alocada na Academia de Belas Artes do município italiano.
Vênus de Milo (II a.c.), Alexandre de Antioquia
![](https://i1.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Venus-de-Milo.jpg?resize=610%2C915)
A estátua que data da Grécia Antiga, atribuída a Alexandre de Antioquia, é considerada a obra prima da geração clássica. Ela foi encontrada em 1820, na ilha grega de Milo. Logo depois, foi adquirida pela França, e exposta no Museu do Louvre, em Paris. A obra foi aclamada imediatamente após a sua divulgação, e reproduzida diversas vezes em gravuras e outros meios ao longo do século 19.
A Persistência da Memória (1931), Salvador Dalí
![](https://i0.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2017/11/Salvador-Dali.jpg?resize=610%2C464)
Localizada no Museu de Arte Moderna de Nova York, a pintura é bastante referenciada na cultura popular, o que fez com que se tornasse o quadro mais conhecido de Dalí, e um dos mais famosos da história da arte. O autor declarou que pintou a maior parte da obra em duas horas, enquanto esperava a esposa voltar do teatro. Ela representa uma paisagem surrealista, rodeada de relógios derretidos.
EXERCÍCIOS SOBRE ADJETIVOS
![Adjetivo](https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/6c7c353408321a8fe26cc5e167b70774.jpg)
Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.
Os adjetivos podem ser classificados em:
Os adjetivos podem ser classificados em:
- primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.
Ex.: claro, triste, grande, vermelho.
- derivados: são formados a partir de outros radicais.
Ex.: infeliz, azulado.
- simples: apresentam um único radical em sua estrutura.
Ex.: apavorado, feliz.
- compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
Ex.: ítalo-brasileiro, socioeconômico.
Adjetivos pátrios
São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Ex.: brasileiro, goiano, carioca, acreano, capixaba.
Flexões dos adjetivos
Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau.
Flexão de gênero
Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.
Ex.: Uma mulher formosa – um homem formoso
Uma professora ativa – um professor ativo
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.
Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.
As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:
Ex.: o homem honesto – a mulher honesta, o produtor inglês – a produtora inglesa.
Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:
Ex.: pássaro frágil – ave frágil, escritor ruim – escritora ruim.
Flexão de número
Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.
Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.
Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:
- Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:
Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.
- Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:
Ex.: recipiente verde-mar - recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.
Flexão de grau
Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.
Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.
Grau comparativo
Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.
a) Grau comparativo de igualdade: Ela é tão exigente quanto justa.
Ela é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.
b) Grau comparativo de superioridade: Seu candidato é mais desonesto (do) que o meu.
c) Grau comparativo de inferioridade: Somo menos passivos (do) que eles.
Grau superlativo
A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.
a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam uma certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.
Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)
Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)
b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.
- analítico: é formado com a presença de um advérbio:
Você é muito crítico.
A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.
- sintético: é expresso com a participação de sufixos.
A prova de matemática estava dificílima.
Este piloto é velocíssimo.
Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.
Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.
05/08/2018
Planos de aula THEÓPHILO SAUER Escola: THEÓPHILO SAUER Semana: 17.ª/40 JULHO/18 Professor: Elemar Gomes
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
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Semana:
17.ª/40 JULHO/18
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Professor: Elemar Gomes
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Ø Vem aí: FIM DO IIº TRIMESTRE
SÉRIE: PRIMEIRA
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Turma: 211
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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ü Produção de narrativas – Fábrica de contos;
ü INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
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3
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- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
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SÉRIE: PRIMEIRA
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Turma: 212
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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ü Produção de narrativas – Fábrica de contos;
Ø INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
|
3
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- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
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SÉRIE: PRIMEIRA
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Turma: 213
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Disciplina:
PORTUGUÊS
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Conteúdos
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Período
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Objetivos
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ü Produção de narrativas – Fábrica de contos;
Ø INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
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3
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- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
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Planos de aula - 2018 Semana: (22ª/40) 06 a 10/08/2018 Professor:Elemar Gomes
IACS - Instituto
Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião
Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000
- Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2018
Semana: (22ª/40)
06 a 10/08/2018
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Professor:Elemar Gomes
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ANO:
SEXTO - CONTEÚDOS
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ESSA SEMANA TEM:
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AULAS DA SEMANA
1.
( )LEITURA –
2 PERÍODOS;
2. ( )CONCLUIR:
Leitura: “A princesa...”- P.119 a 124 – 1 a 15;
3. ( )VERBOS:
MÚSICA + CONCEITOS – P. 124 A 129 1 A 4;
4. ( )TEMA DE
CASA: P.134 a 138 – 1 a 13.
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ANO:
SÉTIMO - CONTEÚDOS
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ESSA SEMANA TEM:
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AULAS DA SEMANA
1.
( ) LEITURA – 2 PERÍODOS ;
2.
( ) CONCLUIR: Charge, Cartum e Carta – P.136
e 153;
3. ( )TEMA DE
CASA:P. 14 A 157 –
1 a 6;
1 a 8 e
1 a 6.
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ANO:
OITAVO - CONTEÚDOS
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ESSA SEMANA TEM:
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AULAS DA SEMANA
1.
( ) LEITURA –
2 PERÍODOS;
2.
( ) CONCLUIR: Infográfico e Redes sociais –
P. 124 e 125 – 1 a 7;
3. ( )”Uma
nova leitura: Ler e Ver. – P. 126 a 129 – 1 a 4.
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Livros do IIIº bim:
T6º - “O QUE ELE VIU NA GRÉCIA” – ATÉ:
13/09
T7º - “DESCOBERTA NA AMÉRICA” – ATÉ:
13/09
T8º - “MISSÃO ABAIXO DE ZERO”- ATÉ: 13/09astes 1:13
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